458719389350078

"Orçamento já era mau e tornou-se pior com o surto inflacionista"

26 de Maio 2022

No último dia das votações na especialidade, Mariana Mortágua afirmou que este Orçamento "segue as políticas da direita", ao ponto de deixar o PSD "desorientado" no final da discussão.

Os números que ninguém sabe

Se há momento evidente em que os números de infecções com covid não só não são exactos, como estão muitíssimo abaixo da realidade, é este.

Internacional

Hungria vai aplicar imposto sobre lucros extraordinários

26 de Maio 2022

Medida anunciada por Viktor Orban surge na sequência da declaração do estado de emergência. Receita do imposto vai financiar o teto no valor dos preços da energia e o reforço das despesas militares.

Política

Açores: Bloco quer esclarecimentos sobre rendas garantidas ao grupo Bensaúde

26 de Maio 2022

Nos contratos de fornecimento de fuelóleo à Eletricidade dos Açores “há uma entidade que está como fornecedor e como cliente, sendo a Região a entidade que compensa sempre o risco existente no negócio”. Para o deputado António Lima, “isso é profundamente inaceitável”.

Internacional

ONU "chocada" com chacina policial no Rio de Janeiro

26 de Maio 2022

A intervenção da policia brasileira na favela da Vila Cruzeiro matou pelo menos 26 pessoas e foi a segunda mais letal da história da cidade. Bolsonaro elogiou a matança.

Sociedade

Dono do Pingo Doce ganhou 263 vezes mais que a média de trabalhadores da sua empresa

26 de Maio 2022

A DECO divulgou o seu ranking da disparidade salarial nas empresas cotadas na bolsa portuguesa. Em média, os CEO recebem 32 vezes mais do que quem trabalha nas suas empresas.

Opiniões

Um ex-ministro confessa-se

Adalberto Campos Fernandes criticou a falta de investimento para a generalização das USF e a inexistência de autonomia nas instituições do SNS. Diz o ex-ministro que só não fez o que agora diz que tem de ser feito porque não tinha condições para isso.

Pôr a saúde a render e depois queixamo-nos

Embora não pague nem queira pagar salários que atraiam médicos de família, a ministra permitiu deste modo a ideia de que a confiança entre o médico e a utente pode ser substituída por prémios avulsos aos profissionais pelas decisões que cabem às mulheres.

O bom-senso não paga a renda

O cenário da conversa é, digamos, uma loja de uma grande cadeia de vestuário. Três trabalhadores discutem sobre qual a hora a que devem entrar ao trabalho: aquela que está assente nos seus horários e contratos ― a de abertura da loja ― ou aquela a que todos, realmente, entram.

Alta Voz

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

24 Maio

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Internacional

EUA: quais as grandes empresas que financiam os políticos anti-aborto

21 de Maio 2022

A possibilidade de revogação do Supremo Tribunal dos EUA da decisão que protege as mulheres que abortem necessita de respaldo ao nível estadual. Desde 2016, a acumulação de poder por parte de políticos “anti-aborto” tem sido apoiada financeiramente por algumas das maiores empresas do país. Por Judd Legum e Rebecca Crosby.

Quatro e Vinte

Lisboa acolhe primeira exposição internacional da canábis e cânhamo

20 Maio

Depois do sucesso dos últimos anos da Cannadouro no Porto, Lisboa acolhe a CannaPortugal 2022 a 18 e 19 de junho. Para ouvir esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Cabeças de lista da NUPES na apresentação da candidatura.
Internacional

NUPES: Que unidade é esta da esquerda francesa?

15 de Maio 2022

Após ter ficado a 1,2% da segunda volta das presidenciais, Mélenchon transformou a derrota numa dinâmica de unidade à esquerda. E agora é mesmo ele quem desafia o presidente eleito nas legislativas que se avizinham. Mas a unidade não é um slogan e os seus caminhos são complexos. Artigo de Carlos Carujo.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de Maio 2022

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

27 Maio

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

No âmbito do 10º Aniversário do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. Inscrição aqui. Sessão online e presencial. Mais informações
Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, 09h30

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

Uma iniciativa do Roteiro para uma Educação Antirracista, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúba, com organização de Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela, em parceria com a Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Beatriz Gomes Dias. Mais informações
Lisboa, Biblioteca do Palácio Galveias, 10h00-19h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Para crianças a partir dos três anos. Mais informações
Braga, GNRAtion, 15h00

Encenação de Jorge Silva Melo. Mais informações
Lisboa, Teatro Nacional D. Maria II, 19h00

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.