Orçamento para 2021 tem de ser "transformador da vida das pessoas"

2 horas 20 minutos atrás

Em entrevista à TSF, Pedro Filipe Soares considera que “o Governo resvalou de uma posição dialogante para um anúncio de crise política", a propósito das negociações para o Orçamento do Estado para o próximo ano.

366492851168237

virais

A deputada do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda denunciou no parlamento as ligações de dirigentes e financiadores do partido de André Ventura a escândalos financeiros e casos de corrupção que envolvem o antigo BES, Banif, Vale do Lobo, Panama Papers e a elite angolana.

Sociedade

Com ajudas do Estado de 500 milhões, TAP dispensou 560 trabalhadores

3 minutos atrás

Os efeitos de quatro meses de pandemia confirmam-se agora num prejuízo de 582 milhões de euros na transportadora aérea, com o grupo a totalizar 606 milhões de perdas. Nestes quatro meses, saíram já 560 trabalhadores da empresa apesar das ajudas do Estado.

Catarina Martins fala aos jornalistas após a reunião com a Comissão de Trabalhadores da PSA Peugeot Citroen, em Mangualde, 28 de setembro de 2020 – Foto Nuno André Ferreira Lusa
Política

“É o momento de o Governo começar a concretizar para se construírem soluções sólidas”

28 de Setembro 2020

Catarina Martins reuniu com a Comissão de Trabalhadores da PSA de Mangualde e apresentou propostas para proteger os trabalhadores por turnos. Sobre o próximo Orçamento, diz que é importante que o Governo passe "da proclamação de ideias para a concretização de respostas”.

Ambiente

Extração de lítio em Boticas poderá começar em 2022

3 horas atrás

O presidente da Savannah afirma que o estudo de impacto ambiental deverá ser aprovado no próximo ano e a construção da lavaria terá início ainda em 2021.

Política

As propostas do Bloco para reforçar a Lei do Cinema, o jornalismo e a acessibilidade de conteúdos

6 horas atrás

Bloco apresentou alterações à proposta do Governo que promete uma borla fiscal à Netflix. Os deputados Jorge Costa e Beatriz Gomes Dias explicam neste artigo o alcance das suas propostas.

Opiniões

Fascismos e autopunição

A recusa em aceitar a realidade é um ponto de partida para a mentira, uma espécie de "pole position" forçada para impedir, por todos os meios, que quem vem atrás passe para a frente, ultrapasse. Chama-se, vulgarmente, batota.

Novo ano, velhos hábitos

O período de confinamento a que estivemos todos sujeitos (incluindo a comunidade académica) podia e devia ter servido de alarme para o ano letivo que agora inicia ter sido preparado com outra prudência e antecipação. Da parte do Governo, foi uma oportunidade perdida.

O enfado do bloco central

António Costa chamou-lhe gambozino. Eu chamo-lhe gato. O gambozino é uma ficção, este não é. E tanto não é que tem até várias vidas. O felino é o bloco central. E teve esta semana mais uma das suas tantas vidas.

Catarina Martins na sessão realizada em Aveiro - Foto de Paulo Novais/Lusa
Política

“Queremos discutir o apoio a quem perdeu tudo e as condições para proteger o emprego”

27 de Setembro 2020

Catarina Martins esclareceu em Aveiro que o Governo ainda não se comprometeu com novo apoio social proposto pelo Bloco de Esquerda e apresentou propostas para combater os despedimentos e para manter o emprego. Na sessão foi também apresentado um retrato dos abusos laborais durante a pandemia

Os Cantos da Casa

Marenostrum n' Os Cantos da Casa

25 Setembro

Marenostrum ― Rua do Peixe Frito, 2019.
Carolina Vieira ― Desafios, 2018.
Banda do Casaco ― Ti Chitas, 1984.
Carlos Seixas ― Sonatas para cravo [Jose Luis Uriol], 1988.
Isabel Rato ― Histórias do Céu e da Terra, 2019.

Edição nº 330, de 25 de setembro de 2020

Alta Voz

Franco Turigliatto: “Não há nada de misterioso no desastre da esquerda italiana”

24 Setembro

A necessidade de unidade para reconstruir a esquerda italiana neste momento de crise e a história do seu “desastre” nas últimas décadas são os temas desta entrevista a Franco Turigliatto, lida por Marana Carneiro.

 

Convocar a História

Bicentenário da Revolução Liberal

23 Setembro

Para o episódio desta semana convidámos Fátima Sá para nos falar do bicentenário da revolução liberal. Como ponto de partida, perguntamos o que trouxe de novo a revolução liberal de 1820 de tão ameaçador para a velha ordem do antigo regime, originando a contra-revolução? 

Mais Esquerda

Em greve pelo nosso planeta

29 Setembro

Ouve aqui a conversa sobre a greve climática com Sofia Oliveira e Carlos Machado. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

600 mulheres declaram apoio a Marisa Matias
Política

600 mulheres declaram apoio a Marisa Matias

22 de Setembro 2020

Foi divulgada uma nova lista de apoiantes da candidatura de Marisa Matias às presidenciais, desta vez composta integralmente por mulheres. Entre os nomes constam Ana Campos, Ana Luísa Amaral, Catarina Valadas, Pilar del Rio e Romana Sousa, entre outras.

Quatro e Vinte

Suíça vai distribuir canábis a cinco mil voluntários

20 Setembro

Outros temas em destaque nesta edição do podcast: Testes a THC no sangue a consumidores habituais não são fiáveis; Parlamento da Colômbia discute regulação; Repetem-se os recordes de vendas de canábis legal nos EUA.

Vídeo

321655305770726

Proteção Social para quem precisa

José Soeiro apresenta aqui a proposta do Bloco de uma nova proteção social, o Rendimento Social de Cidadania, uma medida de proteção social para não deixar ninguém para trás.

Cultura

Uma nova gleba digital

22 de Setembro 2020

O poder e a influência dos "Big Data" nas nossas vidas e os novos feudos das plataformas digitais são alguns dos temas abordados no livro de Cédric Durand, recém-lançado em França, intitulado "Tecnofeudalismo: Crítica da Economia Digital", do qual publicamos um extrato.

Agenda

29 Setembro

Por Alexandre Oliveira Tavares (CES/FCTUC) com comentários de José Manuel Mendes e Neide Areia (CES). Esta atividade realiza-se a partir das 16h através da plataforma Zoom e está limitada ao número de vagas disponíveis: https://us02web.zoom.us/j/83093027359. Mais informações.

Peça do Coração: Excalibur, performance de Mariana Tengner Barros.
Teatro São Luiz, Sala Mário Viegas, 18h e 20h.

Subscrever Newsletter

Dossier

À boleia da pandemia e do medo de contágio, multiplicam-se pretensas soluções tecnológicas que prometem segurança em troca dos nossos dados. Enquanto isso, as gigantes tecnológicas prometem transformar a Educação e a Saúde tal como as conhecemos, garantindo para si rendas bilionárias. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais