Lisboa terá salas de consumo assistido até ao final do ano

18 de Abril 2018

Estes equipamentos irão permitir um consumo de drogas mais seguro, a redução de mortes por overdose e transmissão de infeções, mas também irão oferecer respostas ao nível da alimentação, higiene, habitação e empregabilidade.

Ninguém quer saber da Síria

O único lado que há para defender é mesmo o do povo sírio. O mundo está a ser comandado por loucos. Se aceitarmos fazer-lhes companhia, somos cúmplices.

Há falta de controlo do tráfico de seres humanos, alerta SEF
Sociedade

Há falta de controlo do tráfico de seres humanos, alertam inspetores do SEF

1 hora atrás

Sindicato alerta para o facto de o reduzido número de meios de prevenção e combate não ajudar a prevenir e combater o tráfico de seres humanos em Portugal.

Macron sonhava celebrar o maio de 68 - e depois chamou a polícia
Internacional

Macron desejava celebrar o maio de 68 - e depois chamou a polícia

2 horas atrás

De que é que o Emmanuel Macron tem tanto medo a ponto de o levar a agir com tanta violência? Atualmente, viver um pouco fora do sistema constitui uma ameaça ao neoliberalismo. Artigo de Kristin Ross e Eric Aeschimann.

Mario Draghi recusa abandonar grupo de lobbying bancário
Internacional

Mario Draghi recusa abandonar grupo de lobbying bancário

3 horas atrás

O atual presidente do Banco Central Europeu pertence a um clube privado composto por representantes de grandes bancos, alguns deles supervisionados pelo próprio BCE. Draghi ignorou os apelos da Provedora de Justiça Europeia e manterá a sua presença no grupo.

Breves

Ernesto Ferraz é o novo deputado do Bloco de Esquerda

18 de Abril 2018
Ernesto Ferraz é o novo deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo da Madeira.
"Iremos até ao fim" Cartaz de Maio 68
Cultura

Maio 68: À bientôt, J’espere

17 de Abril 2018

Em artigo publicado em 2008 na revista “A Comuna”, Mário Tomé salienta que em 1968 o “ambiente internacional era de crise do sistema” e afirma que “a revolução de Maio de 68 foi a primeira de âmbito global”.

Opiniões

A grande reforma (III)

Não tenho dúvidas de que o SPER tem sido utilizado para emprego de ‘boys and girls’ e para muita coisa que envergonha a democracia, fere a transparência e cria uma profunda desconfiança, em tudo o que é apelidado de “público”.

As pensões e as vidas a descambar

Os factos e argumentos dos aposentados e reformados são de ordem social. Por isso, entre os números e a vida, o fosso é cada vez maior, incompreensível e inaceitável.

Os bons exemplos deviam ser seguidos

A recente assembleia geral da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo anunciou uma decisão muito importante para os Municípios que a integram, mas não só, com impacto nacional.

António Louçã: Nas vésperas do 9 de abril e nos meses seguintes houve 18 rebeliões e motins dos soldados portugueses. Foto de Luis Leiria
Cultura

La Lys, a batalha que não existiu

15 de Abril 2018

Na contracorrente da exaltação patriótica e chauvinista das declarações oficiais em torno do centenário do 9 de abril de 1918, o historiador e jornalista António Louçã realizou um documentário onde mostra que a tão evocada batalha, na verdade, não existiu: o ataque alemão deixou a tropa portuguesa sem comando, rendendo-se em massa. Por Luis Leiria.

Internacional

Snipers a disparar sobre pessoas desarmadas a 100 metros não é um “confronto”

15 de Abril 2018

A assimetria de poder é uma das maiores de qualquer conflito no mundo, mas os média ocidentais ainda usam um quadro de “ciclo de violência”, com “ambos os lados“ descritos como dois partidos iguais. O termo “confrontos” permite que o façam perpetuamente, independentemente do quão unilateral a violência é. Por Adam Johnson.

Mais Esquerda

Marx e as crises do Capitalismo

18 Abril

Intervenções de Mariana Mortágua e Deepankar Basu no encontro Karl Marx: 200 anos.

Alta Voz

Quem são os curdos?

16 Abril

Ouve aqui o artigo de Luís Leiria "Perguntas e respostas sobre os curdos".

Quatro e Vinte

Canábis medicinal regressa ao parlamento daqui a um mês

4 Abril

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o deputado Moisés Ferreira faz o ponto da situação das audições do grupo de trabalho da comissão parlamentar da Saúde. Há mais entidades para ouvir a 10 de abril e a proposta final poderá ser votada no fim do mês ou no início de maio.

esquerda.radio

Cristina Branco n' Os Cantos da Casa

5 Abril

Cristina Branco ― Branco, 2018.
Três Bairros ― O turno da noite, 2017.
Michel Giacometti ― Cancioneiro popular português, 1981.
Joly Braga Santos ― Divertimento No. 1, 2004.
Mal Morto ― Sonhos desfeitos, 2015.
Edição nº 276, de 5 de abril de 2018

 

A economia circular é um conceito que está na moda, mas das palavras à prática vai um furo, um salto e acrobacias várias de distância.

Crónica de Maria Manuel Rola

Dossier

Ghost in the Shell, de Mamoru Oshii.

O período de consentimento e participação na maior operação de invasão da privacidade alguma vez operada na história da humanidade parece ter sofrido o seu primeiro momento de crise. Dossier organizado por Tiago Ivo Cruz. 

Agenda

19 Abril

Ver evento de facebook.
Setúbal, Junto ao Mercado do Livramento no passeio central da Avenida Luísa Todi, 11h.

Debate: “A crise vista pela… Antropologia”. Com António Lima. Organização: Cultra, Colectivo Economia Plural e ISEG - Lisbon School of Economics & Management. Ver cartaz.
Lisboa, ISEG, entre as 17h e as 18h30.

Pedro Soares, deputado, Fernando Matos Rodrigues, LAHB – Laboratório de Habitação Básica Participada, e Rita Silva, Habita - Colectivo pelo Direito à Habitação e à Cidade. Ver cartaz.
Lisboa, Assembleia da República – Auditório António Almeida Santos, 17h30.

17h30 - Debate: A Justiça é Racista? - sala 2; 18h30 - Arte X política X canal 180 - 3 filmes - sala 3; 19h30 - Compositores exilados | Lopes-Graça, Hindemith - Solistas da Metropolitana - sala Manoel de Oliveira; 21h30 – Sessão oficial de abertura do festival: Filme -A morte de Estaline, de Armando Iannuci - sala Manoel de Oliveira. Todos os dias do Festival: Exposição - Libertador dispensado, Nuno Bettencourt e Ruy Otero; e Vídeo instalação Grândola RMX, João Meirinhos. Todas as atividades são de entrada gratuita. Toda a programação aqui.
Lisboa, Cinema São Jorge - Av. da Liberdade nº175.

Com Vanessa Martins e Elsa Ligeiro. Org: Alma Azul, no âmbito do Festival de Língua Portuguesa - A Língua Toda 2018. Mais informações.
Coimbra, Bar/Livraria do Teatro da Cerca de São Bernardo, 18h30.

Com Bela Feldman-Bianco, Antrópologa, Professora emérita do IFCH/UNICAMP e pioneira nos estudos sobre a emigração brasileira, Fabrício Fernandes, Bacharel em Relações Internacionais pela UFRJ e mestrado em Ciência Política pela ULisboa, tem como tema de pesquisa a despolitização do espaço público e seus impactos para a estabilidade democrática no Brasil. Moderará a sessão a Cristiana Bastos, Antropólogia, PI do projecto The Colour of Labour, e professora do ICS-Ulisboa. Organização: Casa do Brasil de Lisboa, o Coletivo Andorinha e o ERC - The Colour of Labour (ICS-Ulisboa). Ver evento de facebook.
Lisboa, Casa do Brasil de Lisboa - Rua Luz Soriano, 42, 18h30.

Com Rita Paulos, Diretora Executiva. Ver evento de facebook.
Lisboa, Centro LGBT - Rua dos Fanqueiros, 40, 19h.

Entrada livre, mediante lotação limitada do espaço (20 espectadores). Levantamento de ingresso no próprio dia do espectáculo na bilheteira do Cinema São Jorge (a partir das 13h). Cada espectador pode levantar até um máximo de dois bilhetes. Mais informações.
Lisboa, Cinema São Jorge, 19h (fins de semana) 21h (sábados e domingos).

As Noites da Folha são um ciclo de encontros que a Marcha Global da Marijuana de Lisboa organiza com a Crew Hassan, em torno de filmes/documentários sobre drogas. Ver evento de facebook.
Lisboa, Crew Hassan - Rua Andrade, nº 8 A, 21h.

Subscrever Newsletter