Bloco quer rendimento a 100% para pais que têm de ficar em casa

2 horas 29 minutos atrás

Após a reunião, por videoconferência, com o Presidente da República no âmbito da renovação do Estado de Emergência, Catarina Martins disse que precisamos “da responsabilização de todos, mas também de políticas públicas”.

Defender a democracia contra a exceção

O grande desafio é impedir que a democracia se esvazie nesta exceção-como-regra. E isso passa por não permitir que o primado dos direitos de todos seja isso mesmo, primado e não luxo.

Tunísia volta à rua 10 anos depois das "Primaveras Árabes"
Internacional

Tunísia: 10 anos depois, regressam em força os protestos contra o Governo

1 hora atrás

Apesar da pandemia, centenas de marchas pela capital tunisina relembram a “Primavera Árabe” de há uma década. Manifestantes criticam a desigualdade social e a brutalidade das autoridades policiais.

Bloco não quer politização do processo de vacinação
Política

Bloco recusa politização do processo de vacinação

26 de Janeiro 2021

Numa nota do Grupo Parlamentar acerca da vacinação dos mais altos titulares de cargos públicos, o Bloco defende que ela se deve limitar “a quem tem responsabilidade direta na gestão da pandemia".

Imagem dos seis condenados à morte no Processo de Burgos.
Internacional

Seis pontos-chave para compreender o Processo de Burgos

3 horas atrás

Há cinquenta anos, a mobilização basca, espanhola e internacional levou Franco a não aplicar a pena de morte aos condenados do Processo de Burgos. A dinâmica aí criada foi o “prego no caixão do franquismo”. Por Josu Chueca Intxusta.

1/3 dos casos de violência doméstica durante a pandemia foram cometidos pela primeira vez, diz estudo
Sociedade

Violência doméstica: Pandemia pode ter aumentado novos casos

4 horas atrás

Um inquérito online da Escola Nacional de Saúde Pública revelou também que 15% das pessoas inquiridas comunicaram a existência de violência doméstica entre abril e outubro de 2020, mas 72% acabaram por não denunciar.

Opiniões

Um janeiro para não esquecer

Ventura não passou a ser o centro da luta política. O grande confronto é sobre saúde, investimento público, trabalho. Esse confronto pode gerar ou frustrar entendimentos e mudanças. E quem se confronta é o governo do PS e a esquerda que não desiste.

Oito lições dos resultados presidenciais

Em política não há vazios e os primeiros a compreender esse movimento foram Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, que ocupam agora o Centro político, sem disputa.

Seis notas sobre os resultados presidenciais

A vitória de Marcelo Rebelo de Sousa beneficiou de uma conformação ao centro, com o apoio de Rui Rio e António Costa, que mobilizaram o grosso do eleitorado, mas também com o apelo para uma vitória à primeira volta, lançado pelo próprio Marcelo perante o crescimento da ameaça à sua direita.

Kiluanji Kia Henda
Cultura

Kiluanji Kia Henda: "Eu crio arte para provocar emoções"

25 de Janeiro 2021

O artista angolano criador do futuro Memorial às Pessoas Escravizadas, a instalar em Lisboa, fala do processo de criação desse lugar de reflexão e da democratização da representação no espaço público. Entrevista de André  Soares.

Alta Voz

Militão Bessa Ribeiro morre na prisão a 2 de janeiro de 1950

25 Janeiro

As suas cartas da prisão, algumas escritas com o próprio sangue, e a imagem cadavérica do seu corpo são, porventura, o mais forte libelo de acusação contra o regime fascista português. Luís Farinha conta-nos a sua história num artigo lido por Mariana Carneiro.

Patrícia Portela, diretora artística do Teatro Viriato, em Viseu
Cultura

“O Teatro Viriato ainda é um oásis no país”

23 de Janeiro 2021

Patrícia Portela assumiu a direção artística do Teatro Viriato, em Viseu, em março de 2020, no despoletar da crise pandémica. Em dezembro, falou com o Esquerda.net sobre “o que é criar, ter liberdade nesta época de restrições”. Por Mariana Carneiro.

Mais Esquerda

Como virar o interior ao contrário?

19 Janeiro

Ouve aqui a conversa sobre serviços públicos no interior do país com Rui Lino e Bárbara Xavier. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Os Cantos da Casa

Na morte de Carlos do Carmo

16 Janeiro

Carlos do Carmo ― Um homem na cidade, 1977.

Carlos do Carmo ― Um homem no país, 1983.

Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti, 2010.

Maria João Pires e Carlos do Carmo, 2012.

Emissão nº 338, de 16 de janeiro de 2021

20ª edição do Fórum Social Mundial arranca online
Internacional

20ª edição do Fórum Social Mundial arranca online

23 de Janeiro 2021

Vinte anos após a primeira edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, no Brasil, a pandemia obriga o evento a decorrer online de 23 a 30 de janeiro, na mais longa edição da sua história.

Dossier

O mundo em 2020 além da pandemia

Reunimos aqui alguns dos principais acontecimentos do ano a nível internacional, à margem do tema omnipresente na atualidade informativa em 2020. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais

As oposições ao regime – comunistas, socialistas, republicanos – acreditam na queda do regime fascista com o fim da Guerra, como acontece um pouco por todo o mundo. No entanto, blindado pelo apoio dos Aliados, Salazar não só venceu todos os embates como saiu reforçado do período da Guerra. Mas esta não deixou de ser, para as oposições, uma das mais ricas experiências culturais e políticas de todo o período fascista.

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Subscrever Newsletter