"Governo não aproveitou confinamento para recuperar terreno"

12 minutos 45 segundos atrás

No debate da renovação do Estado de Emergência, Pedro Filipe Soares afirmou que “o país cumpriu, mas o Governo está a falhar” no combate à pandemia.

Vídeo

234214225069987

Mariana Mortágua sobre negócio das barragens da EDP

Conferência de imprensa com Mariana Mortágua sobre o truque fiscal da EDP para não pagar impostos pela venda das barragens.

Política

“Assumam a responsabilidade e mudem de rumo” na resposta à pandemia

5 horas atrás

Moisés Ferreira considera que o Governo “falha na atuação que lhe é exigida para controlar a pandemia”, como por exemplo “quando o número de testes continua a cair, apesar de se saber que a testagem deve ser aumentada”.

Política

Cinco governos europeus críticam produção de vacinas

2 horas atrás

Espanha, Dinamarca, Polónia, Bélgica e Lituânia dirigiram uma carta a Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, a apelar para uma alteração da estratégia europeia para a produção.

Página do CorreoCompras.
Internacional

Nacionalizar a Amazon? Uma experiência na Argentina

3 horas atrás

Na Argentina, a plataforma pública Correo Compras faz face aos gigantes da distribuição. A experiência argentina abre uma janela de oportunidade para ir além da regulamentação das iniciativas privadas. Por Cecilia Rikap.

Sociedade

Professor da Universidade do Porto volta a ser suspenso por comentários sexistas e racistas

6 horas atrás

Desta vez, o docente foi suspenso por 90 dias após a participação de mais de uma centena de alunos. Bloco quer saber o que o Governo vai fazer para apurar os factos e tomar medidas.

Opiniões

Os arranjos florais numa praça sem império

No momento da maior crise sanitária e social que a cidade já enfrentou a direita concentra-se em criar um caso sobre arranjos florais. É sinal de desnorte e quem vive em Lisboa percebe quem está preocupado com as suas vidas e quem quer criar casos. porque não tem nada para propor.

Despoluir um rio não é impossível

Despoluir o Nabão é possível. Haja vontade política de quem governa, trabalho técnico competente e capacidade de candidatura a financiamentos europeus.

A pandemia e a crítica do mercado

O melhor e o pior de nós vêm à superfície no combate à pandemia. A dedicação sem limites dos profissionais de saúde contrasta com a mesquinhez de uns quantos chico-espertos que passam à frente na fila da vacinação.

Alta Voz

A primeira década do processo revolucionário árabe

22 Fevereiro

A 17 de dezembro de 2010, um jovem vendedor ambulante imolou-se no centro da Tunísia causando uma tempestade política a que chamaria “a primavera árabe”. Dez anos depois, Gilbert Achcar analisa os avanços e recuos do processo num artigo lido por Carlos Carujo.

Sociedade

Arquitetura: "Não haverá solução que não passe pela organização dos trabalhadores"

22 de Fevereiro 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, o Movimento dos Trabalhadores em Arquitetura contradiz com dados do seu inquérito a ideia de que estes trabalhadores são profissionais liberais: "87% exerce a sua atividade enquanto trabalhador por conta de outrem". Um dos próximos passos será a criação de um sindicato. 

Quatro e Vinte

Indústria canábica foi a exceção ao disparar do desemprego nos EUA

20 Fevereiro

Enquanto a pandemia destruía 10 milhões de postos de trabalho, o setor canábico nos estados norte-americanos que legalizaram superou no ano passado os 320 mil empregos a tempo inteiro. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Sociedade

“Animadores Socioculturais esperam há já demasiado tempo por reconhecimento”

20 de Fevereiro 2021

Em entrevista ao Esquerda.net, Isabel Filipe, presidente da APDASC, explica qual a importância da aprovação do Estatuto Profissional da Carreira do Animador Sociocultural e da regulamentação desta profissão.

Convocar a História

A Tricontinental

17 Fevereiro

Em 1966, representantes de movimentos de libertação nacional de três continentes - África, Ásia e América Latina - reuniram-se em Havana para discutir os desafios comuns que o (neo)colonialismo e o imperialismo colocavam às suas lutas. Neste episódio, convidámos a investigadora Raquel Ribeiro para nos falar da Conferência Tricontinental e do seu legado.

Sociedade

Coletivos feministas convocam conversas “A caminho do 8 de Março”

19 de Fevereiro 2021

As cinco conversas terão lugar online nos dias 20, 24, 27 de fevereiro e 3 e 6 de março. O objetivo é juntar mais pessoas a esta mobilização coletiva rumo ao dia da Greve Feminista Internacional.

Os Cantos da Casa

Miguel Araújo n' Os Cantos da Casa

13 Fevereiro

Miguel Araújo ― Peixe azul, 2021.

Cardo-Roxo ― Volto já, 2017.

Fernando Lopes-Graça ― Canções regionais portuguesas, 1984.

Daniel Reis ― Pensamento, 2016.

Sara Correia ― Do coração, 2020.

Edição nº 340, de 13 de fevereiro de 2021

Mais Esquerda

Gentrificação das cidades

16 Fevereiro

Ouve aqui a conversa sobre gentrificação das cidades com Susana Constante Pereira e Maria Manuel Rola. Esta conversa teve lugar no âmbito da edição de 2019 do Fórum Socialismo.

Dossier

Ameaçado pela justiça com a perda de mandato por causa do “caso Selminho”, Rui Moreira promete recandidatar-se após dois mandatos também marcados pela atitude prepotente face à oposição e o desprezo pela participação cidadã. Dossier organizado por Luís Branco.

Ler mais
Imagem de Pabo Hásel num cartaz de uma manifestação pela amnistia.
Internacional

Liberdade de expressão: Espanha soma 128 condenações desde 2004

19 de Fevereiro 2021

Numa reportagem do portal El Salto, são contabilizadas 122 condenações a pena de prisão pelo crime de enaltecimento do terrorismo desde 2004, a que se somam outras seis por injúrias à Coroa, instituições do Estado ou ofensa aos sentimentos religiosos.

 

"A operação Illa funcionou e diz muito sobre a audácia da equipa eleitoral que governa o partido socialista a partir da Moncloa" - Foto PSC/Epa/Lusa
Internacional

Espanha: o projeto de Pedro Sánchez, depois das eleições catalãs

20 de Fevereiro 2021

Manuel Monereo analisa o projeto de Sánchez, após as eleições catalãs, afirmando que o primeiro-ministro de Espanha assume o “consenso de Bruxelas”, como “única política possível”, e que para ele tudo o mais é “secundário”. No texto, aborda ainda a “operação Draghi” em Itália.

“Na Europa atual (em 2021) existem atualmente poucos governos de tipo neofascista: a Hungria de Orban é o principal exemplo. Mas existe um grande número de partidos com apoio de massas, que em alguns países são candidatos sérios ao poder” – Na foto uma ação na Hungria do Jobbik, retirada do site Outras Palavras
Internacional

O avanço do fascismo no mundo e no Brasil

20 de Fevereiro 2021

Neste artigo, Michael Löwy debruça-se sobre o fascismo do nosso tempo. “O neofascismo não é a repetição do fascismo dos anos 1930: é um fenómeno novo, com caraterísticas do século XXI”, afirma, apontando que “a diferença mais importante” situa-se no “terreno económico”.

Sociedade

“Luta pelo direito à habitação deve estar no centro das dinâmicas políticas”

18 de Fevereiro 2021

Ana Drago, António Brito Guterres, Federico Tomasone, José Gusmão, Maria Manuel Rola, Marisa Matias e Simone Tulumello falaram sobre a Financeirização da Habitação no Sul da Europa e apontaram caminhos para contrariar este processo.

Subscrever Newsletter