Portugal é um dos países europeus com maior prevalência de doenças psiquiátricas, mas a resposta pública nesta área é fraca. Com a covid-19 e o agudizar da crise socioeconómica, urge garantir os recursos necessários para dar resposta à população. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Neste dossier reunimos contributos de Ana Matos Pires, Moisés Ferreira e Ana Freitas sobre como minimizar o impacto da pandemia na Saúde Mental. Gustavo Sugahara fala-nos sobre a saúde mental na velhice. Damos ainda a conhecer o projeto Manicómio: a Arte no combate à estigmatização e o estudos da Universidade de Oxford sobre as implicações da covid-19 na saúde mental; da Ordem dos Psicólogos sobre o impacto socioeconómico e Saúde Mental e os custos económicos dos problemas de saúde mental; e da OMS, que revela que a pandemia suspendeu acesso a serviços de saúde mental em quase todos os países.

Ler Mais

Brasil: derrota de Boulos tem gosto de vitória

12 horas 2 segundos atrás

Candidato do PSOL chega aos 40%, insuficientes para vencer a prefeitura mas que confirmam novas relações de força na esquerda. Bolsonaristas tiveram mais derrotas, e a grande vencedora é a direita mais tradicional. Por Luis Leiria.

412815183248797

visto na net

Um orçamento de continuidade não responde a uma situação excecional. Por isso mesmo, o Bloco de Esquerda votou contra a proposta de OE 2021 na generalidade.

Manifestação da Maré Branca em Madrid. Foto de CGT SOV del Sur de Madrid CGT/Flickr.
Internacional

Maré Branca: milhares nas ruas de Madrid em defesa da saúde pública

1 hora atrás

Cerca de dez mil pessoas protestaram contra a gestão da pandemia da Comunidade de Madrid, governada pela direita. Contestam a operação de propaganda em torno da construção de um “hospital de emergência”, enquanto fecham camas e falta pessoal nos cuidados de saúde primária.

Concentração no Amadora-Sintra em defesa do direito ao trabalho dos 50 vigilantes.
Sociedade

Vigilantes do Amadora-Sintra protestaram pelo direito ao trabalho

1 hora atrás

Esta segunda-feira houve concentração marcada pelo STAD. Isabel Pires marcou presença, manifestando a solidariedade do Bloco e realçando que “o setor da vigilância tem sido fustigado nos últimos meses com despedimentos e práticas de dumping social”.

Agente do SEF
Sociedade

Terror no SEF: “Algumas pessoas saíam de cadeira de rodas”

3 horas atrás

Uma testemunha detida no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa no dia do assassinato de Ihor Homeniuk contou ao Diário de Notícias o quotidiano de violência praticado pelos agentes do SEF.

Imagem dos jovens que colocaram os 33 países em julgamento devido às alterações climáticas. Página da GLAN.
Ambiente

Queixa de jovens ambientalistas aceite no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

4 horas atrás

33 países podem vir a ser julgados neste tribunal devido às alterações climáticas. Portugal é um deles.

Opiniões

Uma auditoria para o Novo Voto

A dignificação da classe política é, mais do que nunca nos dias de hoje, um propósito fundamental para que a mesma se possa colocar a milhas de distância e, consequentemente, a salvo e protegida dos piores populismos que crescem à custa da demagogia e autoritarismos vários.

Menos dramatização e mais soluções

É uma questão de bom senso e responsabilidade impedir que mais 478 milhões caiam no Novo Banco sem se apurar os eventuais abusos da Lone Star.

A resposta à emergência social e económica no Algarve

De todas as regiões do país, o Algarve surge como a mais vulnerável e se não forem tomadas medidas extraordinárias a curto e médio prazo os impactos da crise irão revelar-se avassaladores.

Restam ainda cerca de 1000 milhões por utilizar pela Lone Star. Poucas pessoas acreditam que a Lone Star não esgotará a garantia.
Política

Novo Banco: perguntas e respostas

27 de Novembro 2020

Com a decisão do parlamento, o governo é obrigado a esperar os resultados da auditoria à gestão do Novo Banco para poder autorizar uma nova injeção de capital. António Costa procura dramatizar a situação. Leia aqui algumas perguntas e respostas sobre as razões e as consequências da aprovação da proposta do Bloco de Esquerda.

Convocar a História

Engels e as origens da família, da propriedade privada e do Estado

25 Novembro

A 28 de novembro assinalam-se os 200 anos do nascimento de Friedrich Engels, autor e coautor, com Karl Marx, de diversas obras fundadoras do pensamento socialista. Neste Convocar a História abordaremos A origem da família, da propriedade privada e do Estado, por ela representar um empreendimento intelectual notável, nomeadamente para os estudos feministas contemporâneos.

Sociedade

Teletrabalho: a galinha dos ovos de ouro dos patrões

23 de Novembro 2020

O teletrabalho veio para ficar? Em que condições e com que garantias para os trabalhadores? Em busca de respostas, ouvimos especialistas em Direito do Trabalho, representantes dos trabalhadores e um inspetor do trabalho aposentado. Por Mariana Carneiro.

Alta Voz

Ecossocialismo e/ou decrescimento

30 Novembro

Serão incompatíveis estas duas correntes da ecologia? Que pontos e caminhos em comum poderão existir? Michael Löwy responde neste artigo lido por Carlos Carujo.

Mais Esquerda

Lares e Apoio Domiciliário

24 Novembro

Ouve aqui o debate sobre lares e apoio domiciliário orientado por Maria Deolinda Martin, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, e com a presença do deputado José Soeiro e da assistente social Teresa Salselas.

Quatro e Vinte

Albert Tió é o primeiro preso político canábico em Espanha

20 Novembro

Esgotados os vários recursos e sem resposta ao pedido de indulto, o ativista pró-legalização e um dos impulsionadores da lei de regulação dos clubes sociais na Catalunha entrou esta semana na cadeia para cumprir uma pena de cinco anos de prisão. Ouça esta e outras notícias no podcast Quatro e Vinte.

Os Cantos da Casa

Pedro Barroso n'Os Cantos da Casa

28 Novembro

Anfiguri ― Anfiguri, 2020.

Pedro Barroso ― Novembro... Que rumos, 2020.

Carlos Mendes ― Chão do vento, 1984.

Manuel Guimarães & Carlos Zíngaro ― Sendin, 2020.

Gambuzinos ― Discussões com jograis, 2020

Edição nº 335, de 3 de dezembro de 2020

Internacional

O “modelo BlackRock”: como os bancos estão a ajudar a destruir o planeta

25 de Novembro 2020

Um relatório do Corporate Europe Observatory e Change Finance destaca o papel do fundo financeiro que se tem batido contra a agenda sustentável e ao mesmo tempo foi contratado pela UE para dar conselhos sobre o assunto.

Ilustração publicada na página do A L`Encontre.
Internacional

A originalidade absoluta da crise sanitária e económica mundial

21 de Novembro 2020

A crise atual não é comparável com a dos anos trinta porque um choque exógeno ao processo de acumulação de capital e às suas contradições causou o Grande Confinamento, que se aplicou a todo o mundo com efeitos imediatos e simultâneos. Por François Chesnais.

Agenda

30 Novembro

Com os seguintes convidados: Moisés Ferreira, deputado na Assembleia da República, pertencente à Comissão de Saúde, Carlos Céu e Silva, Psicólogo clínico, presidente da Olhar - Associação Pela Prevenção e Apoio à Saúde Mental, e Filipa Filipe - Psicóloga, membro da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Santarém. O debate irá ser transmitido em direto a partir das 21h na página de Facebook. Organização: Bloco de Esquerda de Santarém. Ver evento de facebook.

Subscrever Newsletter