“Défice zero não é sustentável nem responsável”

5 horas 18 minutos atrás

Catarina Martins exorta António Costa a “resolver problemas, em vez de os adiar” e alerta para os “défices do país”, que são mais importantes do que a “corrida do défice com Bruxelas”.

A primeira salva da campanha eleitoral: vacinas

Há dias em que o respeito pelos doentes vale mais do que o parecer do Ministério das Finanças, a única razão técnica que manda em Portugal.

Mary Lou McDonald, líder do Sinn Fein e deputada no parlamento da República da Irlanda
Internacional

Sinn Fein propõe referendo à unificação da Irlanda, se falhar acordo sobre o Brexit

1 hora atrás

Mary Lou McDonald disse ao primeiro-ministro irlandês que o Governo deve preparar-se para um referendo sobre a unificação da Irlanda, para garantir que as pessoas do Norte tenham os seus direitos protegidos.

Sociedade

Administração da Plural recua e aceita regressar à mesa negocial

10 horas atrás

Trabalhadores da Plural tinham anunciado nova greve após administração da produtora da TVI ter abandonado a mesa negocial.

Acusado no massacre de Carandiru será responsável pelas prisões de São Paulo

6 horas atrás

João Doria, governador de São Paulo, escolheu para secretário da Administração Penitenciária o ex-coronel da polícia militar Nivaldo Restivo. Este foi acusado de permitir o espancamento de sobreviventes do massacre perpetrado pelas forças policiais na cadeia do Carandiru.

Sociedade

Utentes da Transtejo ocupam barco na estação fluvial do Seixal

10 horas atrás

Dezenas de pessoas invadiram esta terça-feira de manhã um barco da Transtejo, que devia fazer a ligação Seixal-Lisboa. Passageiro conta que chegou à estação fluvial do Seixal antes da 7h45, que o barco das 8h10 foi suprimido e quando chegou a embarcação das 8h30 já estavam pessoas de dois barcos no seu interior.

Alta Voz

A China dissidente

10 Dezembro

Ouve aqui o artigo "A China dissidente" de Carlos Carujo.

COP24: o nosso planeta não é uma mercadoria

6 de Dezembro 2018

A conferência das Nações Unidas sobre o clima está a decorrer na Polónia. Neste artigo, Marisa Matias, Jens Holm, Søren Søndergaard, Xabier Benito e Younous Omarjee alertam que a arquitetura europeia permite que lobistas imponham as suas preferências antiambientais.

Opiniões

Ryanair - o fascínio pelo abismo

Há um fascínio entre políticos regionais pela Ryanair, como se esta fosse a solução para os nossos problemas de mobilidade aérea, nota-se uma disputa entre PS, PSD e CDS para ver quem é o maior fã.

Imperialismo chinês

Agora que a vasta corte do presidente vitalício Xi Jinping abandonou Portugal, será porventura útil aclarar algumas referências chave sobre a potência oriental.

O Christian, a Rosa e a rua

Numa sociedade democrática, garantir casa para toda a gente tem de ser prioridade política, porque é condição essencial no combate a todas as formas de exclusão e de desigualdade.

Quatro e Vinte

Bloco vai insistir com proposta de legalização da canábis

4 Dezembro

O Luxemburgo será o primeiro país da UE a legalizar a canábis para uso recreativo. Em Portugal, o Bloco organiza uma audição pública no próximo dia 18 para discutir um modelo de legalização para Portugal. Ouça isto e muito mais nesta edição do podcast Quatro e Vinte.

Entrevista

A China dissidente - parte 1

4 de Dezembro 2018

Jovens comunistas, a minoria muçulmana, novos pobres urbanos, LGBTQ+, feministas, grevistas e sindicalistas. São uma China diferente, tão longe das imagens orientalistas ocidentais quanto dos discursos oficiais.

Viragem à direita nas eleições andaluzas - Foto Salas/Epa/Lusa

Espanha: Viragem à direita nas eleições da Andaluzia

2 de Dezembro 2018

Partidos de direita em conjunto alcançam maioria absoluta, partido de extrema-direita Vox entra no parlamento regional com mais de 10%, abstenção sobe 5%. PSOE perde 14 deputados e esquerda andaluza perde 3 deputados. Podemos e Izquierda Unida apelam à criação de um bloco anti-fascista.

Dead Combo nos Cantos da Casa
esquerda.radio

Dead Combo n' Os Cantos da Casa

29 Novembro

Vozes da Rádio ― Canções do homem comum ― Vol. II, 2018.

Dead Combo ― Odeon Hotel, 2018.

Luís Cília ― Cancioneiro, 1982.

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras ― Sérgio Azevedo, 2015.

Señoritas ― As saudades que eu não tenho, 2018.

Edição nº 292, de 29 de novembro de 2018

Jair Bolsonaro. Foto de Marcelo Camargo - Agência Brasil

A menos de um mês da posse do ultradireitista Jair Bolsonaro na Presidência da República do Brasil, oferecemos neste dossier do Esquerda.net um painel que procura refletir o que se diz na esquerda brasileira sobre o resultado até certo ponto inesperado das eleições presidenciais. Dossier organizado por Luis Leiria.

Podcast da sessão no 4º Encontro Feminista "Insubmissas", com intervenções de Tânia Russo, Adriana Lopera, Raquel Azevedo e a moderação de Isabel Pires.

11 Dezembro

Organização: CROME - Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio. Oradores convidados: Professores Emily Keightley (Loughborough University) e Francisco Ferrándiz (Center of Humanities and Social Sciences - Spanish National Research Council.
Coimbra, CES – Sala de Seminários 1, 15h.

Ver evento de facebook.
Lisboa, Espaço Nimas, 18h, 20h, 22h.

Com Matilde J. Ciria. Preços: 8€/sessão. Mais informações.
Coimbra, Sala Polivalente da Cena Lusófona, 18h30 – 20h00.

“Itinerários de Amílcar Cabral”, organização de Ana Maria Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto e “Cartas de Amílcar Cabral a Maria Helena: a Outra Face do Homem”, organização de Iva Cabral, Filinto Elísio e Márcia Souto. Apresentação de José Neves, com intervenções de Filinto Elísio e Márcia Souto. Atuação do Grupo Umcoletivo – Associação Cultural, Elvas. Leituras perfomativas e música Cátia Terrinca e Mariana Bragada. Vídeo “Canhão de Boca”, de António Machín.
Lisboa, Auditório do Museu do Aljube, 18h30.

Com Matilde J. Ciria. Preços: 15€/sessão. Mais informações.
Coimbra, Cena Lusófona, 20h00 – 22h00.

Ver evento de facebook.
Covilhã, CooLabora CRL - Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 62, 21h.

Subscrever Newsletter