NUPES: Que unidade é esta da esquerda francesa?

15 de Maio 2022

Após ter ficado a 1,2% da segunda volta das presidenciais, Mélenchon transformou a derrota numa dinâmica de unidade à esquerda. E agora é mesmo ele quem desafia o presidente eleito nas legislativas que se avizinham. Mas a unidade não é um slogan e os seus caminhos são complexos. Artigo de Carlos Carujo.

O labirinto de Marta

Para a história não ficarão as tristes declarações de Marta Temido, mas, no mundo em que vivemos, isso não retira gravidade ao sucedido. No mínimo, deram ideias ao próximo governo da direita.

Vacina covid-19 – Foto Carlos Barroso/Lusa
Saúde

Covid-19: Segunda dose de reforço da vacina a partir de 16 de maio

15 de Maio 2022

A partir de segunda-feira as pessoas com mais de 80 anos e as que que residem em lares começarão a receber uma segunda dose de reforço da vacina. Desde o fim da obrigatoriedade da máscara as infeções de covid-19 aumentaram para quase 250 mil.

Sociedade

Defensores dos direitos digitais condenam "apelo desonesto aos medos das pessoas"

15 de Maio 2022

A associação D3 esteve na origem da queixa ao Tribunal Constitucional sobre o armazenamento de metadados. Com os juizes a darem-lhe razão, aponta agora o dedo à "desinformação do comentariado alarmista" que agita cenários de caos nos tribunais e libertação de criminosos.

Exército norte-americano. Foto de  Morning Calm Weekly Newspaper Installation Management Command, U.S. Army/Flickr.
Internacional

Estados Unidos: uma economia de guerra contra a sociedade

15 de Maio 2022

Com quase 40% do orçamento militar mundial, os EUA ultrapassam o que os próximos onze países juntos gastam nessa rubrica. Por outro lado, de 1975 a 2018, a fatia dos rendimentos de 90% dos americanos caiu de 67% para 50%, enquanto a do 1% mais rico subiu de 9% para 22%. Por André Langer.

Sociedade

Fundos abutre aumentam compra de crédito malparado português

15 de Maio 2022

Durante 2020 e 2021, devido à pandemia, a compra de carteiras de crédito malparado desacelerou face aos anos anteriores. Mas a tendência de crescimento que se verificava até 2019 está de volta. 

Opiniões

A equidade nas vacinas beneficia todos

A pior pandemia e ameaça de saúde pública da nossa geração, o maior investimento público mundial em saúde e o resultado, foi uma profunda desigualdade mundial no acesso às vacinas. Como explicar este falhanço moral às gerações futuras?

Notas dinâmicas

O plenário [da Assembleia Legislativa dos Açores] de abril ficou marcado pela aprovação conseguida para benefício de pessoas doentes que, infelizmente, têm de se deslocar das suas ilhas para consultas, tratamentos e exames.

O mercado passou-nos a perna

A indisfarçada impotência do Estado em relação às empresas da energia tem vindo a acentuar-se, ao ponto de estas desmentirem o primeiro-ministro até quando ele anuncia uma medida com impacto público.

Internacional

Policia israelita ataca funeral de Shireen, concentração em Lisboa exige justiça

14 de Maio 2022

O corpo da jornalista assassinada pelas tropas da Israel passou por várias cidades antes de chegar a Jerusalém, num dos maiores funerais palestinianos das últimas décadas e que juntou cristãos e muçulmanos. Segunda-feira às 18h há concentração no Rossio, em Lisboa.

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.
Internacional

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Alta Voz

Por um Decrescimento Ecosocialista

10 Maio

Michael Löwy, Bengi Akbulut, Sabrina Fernandes e Giorgos Kallis defendem que o "socialismo" produtivista da antiga URSS e o capitalismo "verde", defendido por empresas e principais "partidos verdes", são becos sem saída. Em alternativa, apresentam outra proposta, o decrescimento ecossocialista, neste artigo lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte

Canábis medicinal: Farmácias só venderam duas embalagens por dia

4 Maio

Ùnico produto à venda nas farmácias portuguesas vendeu apenas 548 embalagens no primeiro ano. Ouça esta e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

16 Maio

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Mais informações
Faro, Biblioteca Municipal, 17h45.

Entrevista com o realizador. Mais informações
Lisboa, Cinema City Alvalade, 19h20
 

Incluído no ciclo "Sem casas não há ruas". Mais informações
Lisboa, Centro Mário Dionísio - Casa da Achada, 20h30

Inserido no ciclo de cinema "Sem casas não há ruas". Mais informações.
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 21h30.

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.