Transição energética: Marisa e Ocasio-Cortez assinam carta a Biden e von der Leyen

19 de Maio 2022

Um grupo de eurodeputados, entre os quais Marisa Matias e José Gusmão, e congressistas norte-americanos apelam aos líderes dos EUA e UE para acelerarem o abandono dos combustíveis fósseis e a transição energética para fontes renováveis.

Sociedade

#EmBomRigor: Portugal cada vez mais desigual

19 de Maio 2022

No primeiro de uma série de gráficos na rubrica #EmBomRigor, destacamos a evolução da desigualdade na distribuição dos rendimentos em Portugal.

Internacional

Aumenta a pressão contra a extradição de Assange

19 de Maio 2022

Especialistas europeus em direitos humanos, entre os quais a comissária do Conselho da Europa Dunja Mijatović, pediram ao governo britânico que se oponha à extradição de Julian Assange para os Estados Unidos. Grupo de deputados do Parlamento Europeu promoveram protesto em Bruxelas.

Sociedade

Greve na Administração Pública com manifestação esta sexta-feira

19 de Maio 2022

Em dia de greve dos funcionários públicos, a Frente Comum de sindicatos vai levar a exigência de aumentos de salários até São Bento, com partida às 14h30 do Marquês de Pombal, em Lisboa.

Sociedade

Protestos contra escolha de jurista antiaborto para Tribunal Constitucional

19 de Maio 2022

Várias associações feministas pretendem “homenagear as gerações de mulheres que lutaram pelo direito ao aborto em Portugal e dizer não à escolha de António Almeida Costa para juiz do Tribunal Constitucional”. Os protestos realizam-se esta sexta-feira, às 18h30, em Lisboa, Porto e Aveiro.

Macaco-cinomolgo. Foi nesta espécie que os investigadores primeiro encontraram este vírus. Isso não significa que a "varíola dos macacos" tenha como hóspede principais este animal. Foto de Sakurai Midori/wikimedia commons.
Saúde

Surto europeu de varíola dos macacos: o que precisa de saber

19 de Maio 2022

Num ambiente pós-pandemia, devíamos dedicar mais atenção à compreensão das implicações locais e globais da febre de Lassa, varíola dos macacos, Ébola e outros agentes patogénicos raros mas graves. O surto indica um fardo mais pesado da doença em países de baixo rendimento com acesso limitado a cuidados de saúde. Por Michael Head.

Opiniões

Este orçamento não é amigo do SNS

Não cria as condições para o seu crescimento e fortalecimento. Pelo contrário, a diminuição do investimento e a ausência de uma estratégia para os profissionais, coloca o serviço público num real risco de sofrer uma diminuição da oferta de cuidados de saúde.

A falta de política ambiental nos Açores

Um grupo de cidadãs e cidadãos trouxe à praça pública mais uma das más práticas ambientais que, infelizmente, se assiste na nossa região. Desta vez, serviu uma das melhores praias da ilha Terceira para demonstrar aquilo que não deve ser feito.

Ocupação não é “violento confronto”, agressão não é “um conflito”

Na Palestina, como noutras partes do mundo, não há nenhum “conflito”, há uma ocupação. Não há “confrontos” entre israelitas e palestinianos, mas uma invasão bárbara à margem do direito internacional e um povo que resiste a ela.

Sociedade

Mulheres juristas repudiam escolha de jurista antiaborto para o TC

17 de Maio 2022

Face às notícias que dão conta da possível escolha de um catedrático que justificou a sua posição antiaborto com experiências feitas em campos de concentração nazis, a associação alerta que o seu perfil não é "compatível com a defesa dos valores em que assenta a República".

Os Cantos da Casa

Dulce Pontes n' Os Cantos da Casa

14 Maio

Dulce Pontes ― Perfil, 2022.

Azeitonas ― Acústico, 2021.

Fernando Tordo ― A ilha do canto, 1986.

Tiago Matias ― Cifras de viola, 2021.

Elisa ― No meu canto, 2021.

Edição nº 370, de 14 de maio de 2022

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.
Internacional

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

14 de Maio 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Alta Voz

Transnístria, a história da república separatista apoiada pela Rússia

17 Maio

A Rússia usou a república separatista para forçar a Moldávia a ficar na sua órbita, através do controlo sobre centrais elétricas, gasodutos, da fraude eleitoral recorrente a favor dos candidatos pró-russos, da constante pressão militar e do crime organizado explica Vlad Iaviță num artigo lido por Carlos Carujo.

Quatro e Vinte

Canábis medicinal: Farmácias só venderam duas embalagens por dia

4 Maio

Ùnico produto à venda nas farmácias portuguesas vendeu apenas 548 embalagens no primeiro ano. Ouça esta e outras notícias canábicas no podcast Quatro e Vinte.

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

13 Abril

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Dossier

No momento em que a inflação bate recordes das últimas décadas e o Governo se recusa a atualizar salários para evitar a perda do poder de compra, divulgamos aqui os conteúdos do relatório "Inflação: uma crítica de esquerda aos argumentos e medidas do Governo", apresentado pelo Bloco de Esquerda a 6 de maio de 2022.

Ler mais

Fotogaleria

Fotos de Ana Mendes.

Agenda

20 Maio

Mais informações
Trofa, Auditório Tomé Carvalho, 09h00 às 18h00

Mais informações
Loulé, Convento de Santo António, terça a sexta 09h30-17h30 e sábado 09h30-16h00

Organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Mais informações
Porto, Reitoria da Universidade, segunda a sexta 10h00-13h00 e 14h30-17h30; sábado 15h00-18h00

Mais informações
Porto, Centro Português de Fotografia, terça a sexta 10h00-18h00, fins de semana e feriados 15h00-19h00. 

Braga, Casa dos Crivos, 10h00-13h00 e 15h00-18h00.

Curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils) e Carla Cardoso. Mais informações
Lisboa, MAAT, 10h00-19h00

Com Fernando Oliveira Baptista, Maria Inácia Rezola e Fernando Rosas. Mais informações
Lisboa, Pátio da Tinta da China, 18h00

Mais informações
Lisboa, Chafariz da Rua de O Século, 18h30.
Porto, Cordoaria, em frente ao Tribunal, 18h30

De Hugo Calhim Cristóvão e Joana von Mayer Trindade. Mais informações
Porto, Mosteiro de São Bento da Vitória, 19h00

Subscrever Newsletter

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.