Internacional

Face ao assédio do bloco reacionário de direita, o primeiro-ministro espanhol anunciou um “novo momento”. Mas há razões de sobra para se expressar um profundo ceticismo em relação a esta declaração.

Jaime Pastor

A coordenadora europeia da campanha BDS - Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel está em Portugal para contactos com ativistas e organizações solidárias com o povo palestiniano e falou ao Esquerda.net. Fiona Ben Chekroun sublinha a importância da pressão internacional para impedir a escalada genocida na Palestina. 

Jorge Costa

Milhares de israelitas manifestaram-se a favor do cessar-fogo. O exército sionista tomou entretanto a passagem de Rafah fazendo temer pela chegada de abastecimentos. Guterres reitera que uma invasão terrestre seria um “desastre humanitário”.

A 5 de abril, o Movimento Socialista Russo foi declarado “agente estrangeiro”. Qual foi o seu papel na política de esquerda russa? Qual é a razão por detrás do seu estatuto de “agente estrangeiro”? Aqui se recorda a história do movimento na última década.

A caminho das eleições europeias de junho, os políticos centristas apelam a um voto para travar a extrema-direita. Mas a extrema-direita já conquistou a credibilidade do mainstream – e isso deve-se ao facto de aceitar a crescente dedicação dos fundos públicos da UE à indústria da defesa.

Francesca De Benedetti

Durante seis dias, estudantes da Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY) organizaram um acampamento de solidariedade por Gaza. Apesar da repressão policial para o desmantelar, o movimento em solidariedade com a Palestina ganha forças, forjando laços de camaradagem entre várias identidades e sectores da classe trabalhadora. Este é o nosso relato desses dias.

Gonçalo Pessa e Ricardo Martín Coloma
 

Em Aragão, Valência e Castela e Leão, PP e Vox aprovaram leis que apagam a memória histórica sobre as graves violações dos direitos humanos causadas pelo regime franquista.

No único lugar em disputa no parlamento britânico esta quinta-feira, a derrota conservadora foi de mais de 26 pontos percentuais. Nas eleições locais, estima-se que perderão cerca de 500 lugares. Sunak tem o lugar em risco e a extrema-direita cresce no seu eleitorado. Enquanto o Labour perde votos por causa de Gaza.

Tem havido muitos debates sobre a definição do termo “guerra fria”. Mas uma coisa é certa: estamos a viver uma agora.

Gilbert Achcar

Relatório da ONG Civil Liberties Union for Europe sobre a liberdade de imprensa europeia diz que se mantêm muitas das tendências identificadas no ano passado e que põem em risco a liberdade de informar.

Apenas uma mão cheia de neofascistas celebraram este domingo Mussolini no aniversário da sua morte. Mas quando foi eleito primeiro-ministro, choveram elogios liberais por causa do seu plano de austeridade e da repressão do movimento dos trabalhadores.

Clara E. Mattei | Jacobina

Em nenhum passo das declarações dos BRICS encontramos uma crítica ao sistema capitalista, às suas relações de propriedade, à exploração dos povos e da Natureza porque estes países adotaram o sistema capitalista. Estamos muito longe da construção da nova arquitetura internacional de que os povos necessitam.

Eric Toussaint | CADTM

Desde que tomou o poder, o primeiro-ministro indiano atacou a democracia ao ponto de o país ser hoje considerado uma “autocracia eleitoral” devido ao financiamento eleitoral desequilibrado, à perseguição pública de opositores, a meios de comunicação social enviesados e à erosão do controlo eleitoral independente.

Priya Chacko | The Conversation

Há sinais de que várias das vítimas foram sujeitas a torturas, enterradas vivas ou executadas com as mãos atadas, segundo a Defesa Civil Palestiniana. Entretanto, continuam os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza. Rafah está a ser especialmente visada e a ofensiva terrestre contra esta cidade pode estar iminente.

O primeiro-ministro espanhol anunciou uma “reflexão” sobre a continuidade à frente do Governo após um juiz ter avançado com a investigação à sua mulher por denúncias de supostas ilegalidades apresentadas pela extrema-direita. Neste artigo, o politólogo e fundador do Podemos defende que a alternativa à saída de Sánchez seria a viragem à esquerda.

Juan Carlos Monedero | Público.es

Uma nova lei permite o acesso de grupos “pró-vida” a mulheres que pretendem abortar. Um autor antifascista foi “desconvidado” de fazer um monólogo sobre o 25 de Abril na RAI, adensando as críticas à instrumentalização da televisão pública.

A líder parlamentar da França Insubmissa foi convocada pela polícia a prestar declarações por "apologia do terrorismo" por causa da declaração do partido sobre os ataques do Hamas no próprio dia 7 de outubro. E está longe de ser caso único.
 

José Gusmão criticou no plenário do Parlamento Europeu as novas regras de governação económica, aprovadas com os votos da direita e dos socialistas, que na prática impossibilitarão os investimentos públicos futuros.

150 mil pessoas manifestaram-se este fim de semana nas Canárias contra um modelo económico de destruição ambiental, pobreza e precariedade.

As principais instituições universitárias dos EUA assistem a uma vaga de protestos por causa das suas ligações a empresas que têm interesses em Israel ou até que fabricam armas para o massacre em Gaza. Em várias universidades, os acampamentos estudantis estão a ser fortemente reprimidos.