Chega

Num jantar-comício na Madeira, Mariana Mortágua vincou que o líder do Chega “não condena os crimes racistas e violentos” porque “os promove explicitamente com o seu esforço”. Para a coordenadora do Bloco, “a extrema direita é violência, é ódio, é crime”.

A carreira diplomática de António Tânger Corrêa ficou marcada por casos em Toronto, Goa e Vilnius. O agora cabeça de lista às eleições europeias chegou a ser suspenso pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

PSD aprova nome do Chega para vice-presidente. Pacheco Amorim integrou rede bombista MDLP contra 25 de Abril.

Questionado pela SIC, o líder do Chega disse que o novo deputado do partido pelo circulo da Europa foi para França para fugir à guerra e à ditadura. Mas o próprio confessou que emigrou em 1976.

Eleito pelo círculo da Europa, José Dias Fernandes sofreu na pele na década de 1970 as medidas que o seu partido quer aplicar hoje em Portugal.

Divergências na distrital de Braga levaram um juiz a requerer uma ata de uma reunião. Filipe Melo disse desconhecer a sua existência, mas o documento apareceu com a sua assinatura.

A associação Frente Cívica defende que a não identificação de doadores por parte do partido de Ventura é "sinal de alarme para a democracia". Lei já permite que o Estado confisque os donativos ilegais.

Confrontado com as suspeitas de financiamento ilegal, André Ventura entregou aos jornalistas o que dizia ser a lista completa de doadores do Chega. Mas apagou o dono dos CTT. E este não foi o único.

Listas de doadores do partido de extrema-direita entregues na Entidade das Contas dos partidos não permitem identificar quem deu dinheiro em centenas de casos. Nos últimos anos, deixou de entregá-las. A IL também tem listas incompletas e na maior doação de 2021, no máximo previsto na lei, no lugar do nome tem uma corretora.

Considerado próximo do Kremlin, o partido romeno da família política de André Ventura defende o fim do apoio a Kiev. E tal como a Rússia também quer anexar partes do atual território da Ucrânia.

Em entrevista ao DN, Mário Monteiro diz que recebeu envelopes com notas de um empreiteiro e os entregou ao presidente da Câmara quando eram ambos do PSD. Salvador Malheiro nega as acusações e promete avançar com queixa-crime.

O líder do Chega exigia uma indemnização de 50 mil euros ao Diário de Notícias pela manchete sobre a confirmação no Supremo da sua condenação por ofensas à família Coxi em 2021. O tribunal não lhe deu razão e obriga-o a pagar as custas judiciais. Por agora, Ventura não diz se vai recorrer.

Eduardo Bolsonaro disse que vai trabalhar nas eleições portuguesas, angariando votos para a extrema-direita entre os 400 mil recenseados no Brasil. Na madrugada seguinte, ao ver a polícia aproximar-se da mansão de praia, fugiu numa lancha com o pai e o irmão.

Maló de Abreu vivia em Coimbra e disse que morava em Angola, arrecadando assim mais de 75 mil euros em subsídios e ajudas de custos.

Num almoço em Viana do Castelo, Mariana Mortágua lembrou o passado de André Ventura e acusou-o de proteger os milionários "que lhes pagam as campanhas sujas em que se entretém a dividir o país".

A PSP de Braga deteve esta terça-feira Sérgio Júnior, deputado municipal e tesoureiro do Chega em Braga. Na operação policial foram apreendidas armas e mais de 38 mil euros em notas.

Empresário não gostou de ver exposta a sua ligação com o Chega e acusações criminais anteriores e avançou com processo judicial contra a Wikimedia. Fundação afirma que o processo visa censurar informação pública importante.

A organização norte-americana publicou um relatório com o perfil de 13 grupos da extrema-direita portuguesa, incluindo o Chega.

O salário de deputado de Filipe Melo foi penhorado em dezembro por causa de uma dívida ao colégio João Paulo II, ligado à arquidiocese de Braga. Debandada de vereadores do Chega prosseguiu esta semana a saída da sua última vereadora no Alentejo.

A Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária fez buscas em casa de Luc Mombito e deteve o ex-vice da distrital do Porto do Chega por posse ilegal de arma e dezenas de munições. Em causa estão ameaças a um jornalista da SIC.