Ambiente

Notícias ambiente

Mariana Mortágua e Catarina Martins juntaram-se numa conferência de imprensa sobre a importância das questões ambientais. Foi anunciado um projeto para parar as minas de lítio e um pacote de medidas a implementar à escala europeia.

Os alertas climáticos não foram levados a sério, as ações de mitigação não foram implementadas e a região está presa a um modelo de concentração da riqueza e destruição ecológica que prometia desenvolvimento mas trouxe catástrofe, explica Heverton Lacerda em entrevista ao IHU.

O proTejo e outras organizações, como autarquias, organizações ambientalistas, sociais, culturais, afirmam que o país não cumpre a Diretiva Quadro da Água assim causando “danos ecológicos, económicos, sociais e culturais”.

 

Nos 50 anos da Revolução de Abril, sete coletivos alertam que a justiça climática "exige transportes movidos de forma sustentável, acessíveis e cujo custo não exclua ninguém, que sirva toda a gente, que crie emprego qualificado e com direitos".

São 196 os representantes de empresas como a Exxon Mobil e Dow registados para participar das negociações sobre o primeiro tratado global para conter a poluição por plásticos, a decorrer em Ottawa, no Canadá, sob a égide das Nações Unidas. Já a delegação enviada pela União Europeia não ultrapassa os 180 membros.

Perto de metade dos estuários mundiais sofreram alterações provocadas pelos seres humanos. Nos últimos 35 anos estas perdas acentuaram-se. A maior parte na Ásia em países de elevado crescimento económico.

Um relatório elaborado por três ONG revela que, entre 2015 e 2023, as áreas marinhas protegidas portuguesas da rede Natura 2000 registaram mais de 150 mil horas de pesca de arrasto de fundo, uma técnica danosa para a biodiversidade. Petição apela à Comissão Europeia para proibir esta prática. 

Até 2050 poderão ocorrer até dez milhões de mortes anuais devido à resistência anti-microbiana. A poluição em setores-chave da economia contribui para o seu desenvolvimento, transmissão e disseminação. O custo disto vai empurrar mais 24 milhões de pessoas para a pobreza extrema.

A análise feita por cinco das maiores organizações ambientalistas europeias conclui que só uma minoria dos deputados no Parlamento Europeu agiu para defender o clima e a natureza e para reduzir a poluição na União Europeia.

O Bloco de Esquerda quer impedir a destruição deste espaço verde ameaçado pela construção de um empreendimento imobiliário. “Esta construção é completamente contrária à vontade da população” refere o deputado Municipal do Bloco, Alexandre Abreu.

As 2.000 mulheres que compõem a Klimaseniorinnen venceram em tribunal. Uma decisão que abre a porta a novos litígios sobre a inação climática em 46 países. Por Pablo Rivas.

Pablo Rivas

Um relatório mostra como a expansão da aposta na poluição tem continuado apesar dos supostos compromissos. Canadá, Coreia do Sul e Japão são dos que mais dinheiro lançam para a indústria fóssil. “É preciso responsabilizar os países ricos pelo seu papel no financiamento da crise climática”, dizem ambientalistas.

Este oásis tem empreendimentos turísticos rodeados de campo de golfe regados com água potável, e em alguns casos com consumos per capita oito vezes superior à média nacional.

Marco Marques

De 5 a 7 de abril, dezenas de organizações promovem debates, workshops e concertos numa iniciativa para discutir a transição climática justa em Portugal.

A Global Energy Monitor diz que o aumento “mostra uma falta de compromisso com as metas climáticas” e que “a ciência é clara: não pode haver novos campos de petróleo e gás, ou o planeta será empurrado para além do que pode suportar”.

Por todo o país, a Infraestruturas de Portugal estará a proceder “de forma continuada, injustificada e sistemática” ao corte de árvores nas bermas das estradas e ferrovia. Alerta-se para o perigo de “desarborizar estes territórios”.

De acordo com o organismo, o licenciamento do projeto desrespeitou “um alargado conjunto de instrumentos de gestão territorial e de regimes jurídicos de proteção de recursos naturais”.

O mais recente relatório da agência da ONU mostra que há um aquecimento recorde das temperaturas devido ao aumento de concentração de gases com efeito de estufa. António Guterres diz que o planeta está “à beira do colapso”.

Com financiamento europeu e apoio do governo do PP, a empresa portuguesa de celulose vai extrair 46 milhões de litros diários do rio Ulla. Ambientalistas alertam para risco de contaminação do quinto maior rio galego.

Nos dias 11 e 12 de maio, associações, cooperativas e movimentos ambientais vão debater estratégias para uma transição energética justa.