O que podes fazer contra o genocídio na Palestina?

22 de novembro 2023 - 20:49

O sentimento de impotência que todas e todos sentimos perante a barbárie de Israel na Faixa de Gaza pode e deve ser transformado em ação. Aqui está uma lista de iniciativas às quais te podes associar.

PARTILHAR
Foto de Ana Mendes.

Temos, diante de nós, inúmeras formas de expressar a nossa indignação face à total desumanidade a que assistimos diariamente; de exigir o fim da impunidade de Israel, a sua responsabilização pelo genocídio, os crimes de guerra, os crimes contra a humanidade que tem cometido; de exigir um cessar fogo incondicional e permanente que ponha fim à limpeza étnica levada a cabo contra o povo palestiniano; de exigir o fim do apartheid e o fim da ocupação do território palestiniano; e de contribuir para o boicote de produtos e marcas que apoiam e financiam Israel.

Subscreve iniciativas que exigem uma tomada de posição imediata do Governo

Circulam nas redes sociais e outras plataformas na internet iniciativas em solidariedade com a Palestina, que exigem uma tomada de posição imediata por parte das autoridades competentes, e às quais te podes associar.

É o caso da petição “Pela defesa do cessar-fogo em Gaza pelo Estado português e a interrupção das relações diplomáticas entre Portugal e o Estado de Israel” ou do abaixo assinado Solidariedade com o Povo da Palestina, lançado pela Plataforma Já Marchavas. Está ainda a circular uma Carta aberta de Profissionais de Saúde pela Palestina.

Segue e partilha conteúdos sobre a Palestina

Em redes sociais como o Instagram, coletivos nacionais têm divulgado iniciativas em solidariedade com a Palestina, bem como notícias sobre o massacre que se abate sobre o povo palestiniano. Podes seguir estes coletivos e partilhar as suas publicações. Deixamos-te aqui alguns exemplos: palestinaemportuguespusp.palestina; libertacaopalestina; mppm.palestina; coimbrapelapalestina; chumano.palestina; artistas_contra_o_genocidio; judeuspelapazejustica. Ou ainda a página de internet do Comité de Solidariedade com a Palestina.

No terreno, são vários os jornalistas que, arriscando a vida diariamente, nos fazem chegar informações e imagens do que se tem vindo a passar, tentando romper com o apagão e o silenciamento a que tentam submetê-los, entre os quais: eye.on.palestine (reproduz conteúdos de vários jornalistas locais); motaz_azaiza; wizard_bisan1; byplestia; saleh_aljafarawi; _doaa_mohammad; atiadarwish; aymanalgedi12; motasem.mortaj; shaunking; wissamgaza.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) divulga regularmente informações sobre a situação, seja através da sua página na internet, do X (antigo Twitter), Instagram ou Facebook. Na agência noticiosa das Nações Unidas, a UN News, também encontras atualizações sobre o genocídio na Palestina.

O Esquerda.net tem publicado diariamente artigos sobre a Palestina, que são replicados na sua conta de Facebook e X. A 12 de novembro foi, inclusive, publicado o Dossier Parar a guerra em Gaza.

Dá visibilidade à causa, passa palavra

Podes optar por usar diariamente o lenço tradicional palestiniano (Kufiya), um autocolante ou pin em solidariedade com a Palestina. A Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina desafia-te a pendurares uma bandeira palestiniana à tua janela. Se assim o entenderes, podes enviar posteriormente uma foto para a conta de Instagram palestinaemportugal, para que a mesma seja publicada.

Fala com os teus amigos e as tuas amigas, com os vizinhos e vizinhas. Informa-te e informa.

Lê e partilha livros sobre a Palestina, como Engaging the World: The Making of Hamas’s Foreign Policy, de Daud Abdullah, Enemy of the sun [poetry of Palestinian resistance], de Naseer Hasan Aruri, Corpos na trouxa - Histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio, de Shahd Wadi, Notas sobre Gaza e Palestina, de Joe Sacco, The Ethnic 
Cleansing 
of Palestine e Ten Myths About Israel, de Ilan Pappé, A Muralha de 
Ferro – Israel 
e o mundo árabe, de Avi Shlaim, Caminhos divergentes, de Judith Butler, Memória para o esquecimento, de Mahmud Darwich, O azul entre o céu e a água, de Susan Abulhawa, The question of Palestine, the Edward Said, The Invention of the Jewish People, de Shlomo Sand, Palestine in Israeli School Books: Ideology and Propaganda in Education, de Nurit Peled-Elhanan, entre muitos outros.

Vê e partilha filmes e documentários como Scenes of the Occupation from Gaza, de Mustafa Abu Ali, Tale of the Three Jewels, de Michel Khleifi, Condom Lead, Gaza mon amour e Dégradé, de Tarzan Nasser e Arab Nasser, Gaza Fights for Freedom, de Abby Martin, Crónica de um Desaparecimento, de Elia Suleiman, Arna's Children, de Juliano Mer Khamis, Etz Limon, de Eran Riklis, Al Nakba 1948, de Rawan Damen, Gaza Calling, de Nahed Awwad, One More Jump, de Emanuele Gerosa. Podes encontrar outras sugestões nas plataformas no Palestine Film Institute.

Boicota o Apartheid

Participa na campanha Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), que te faculta uma lista de alvos a boicotar: Siemens (Alemanha), principal empreiteira do Interconector Euro-Ásia; PUMA, patrocina a Associação de Futebol de Israel; Carrefour, apoiou soldados israelitas e fez parceria com a empresa israelita Electra Consumer Products; AXA, que continua a investir em bancos israelitas; Hewlett Packard Inc (HP Inc), que presta serviços aos escritórios dos líderes do genocídio, o primeiro-ministro israelita Netanyahu e o ministro das Finanças Smotrich; SodaStream, ativamente cúmplice da política israelita e com um longo histórico de discriminação racial contra trabalhadores palestinianos; Ahava, com um local de produção, centro de visitantes e loja principal num assentamento israelita ilegal nos territórios palestinianos ocupados; REMAX, que vende e comercializa propriedades em assentamentos israelitas ilegais; produtos israelitas vendidos nos supermercados.

Existem também inúmeros alvos de boicote, que, não sendo visados na lista da BDS, estão a ser fortemente penalizados pelos consumidores por apoiarem abertamente o apartheid israelita e/ou forneceram generosas doações em espécie ao exército israelita: McDonald's (EUA), Burger King (EUA), Papa John's (EUA), Pizza Hut (EUA), WIX (Israel), etc.

De qualquer forma, poderás encontrar inúmeras listas de marcas com ligações a Israel nas redes sociais.

Apoia organizações internacionais no terreno

Se queres fazer um donativo, podes optar por apoiar as atividades de organizações sem fins lucrativos que se têm destacado pelas suas ações humanitárias em Gaza.

Existem formulários na internet criados para o efeito: UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente); Cruz Vermelha Internacional/ Crescente Vermelho; UNICEF; World Food Programme.

Participa em iniciativas sobre a Palestina

Até ao fim do mês, são inúmeras as iniciativas já agendadas em solidariedade com a Palestina:

13, quarta-feira

Conferência de Nabil Abuznaid (Embaixador da Palestina): Prospects for Peace in Palestine
Presencial ou online. Online via Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97327974840?pwd=Qnl5Y0dWalNFR1hJL2N5MXFla2Nrdz09. Ver cartaz.
Porto, FLUP, sala 411, 11h.

Palestra: Islamofobia e a situação da Palestina
Com as professoras Marta Araújo e Joana Ricarte. Organização: Amnistia Internacional - grupo local de Coimbra. Ver cartaz.
Coimbra, Ateneu - Rua do Cabido, 8, 16h.

Tertúlia: Solidariedade Internacional na luta anti-colonial e pela auto-determinação dos povos
Lisboa, CIDAC - R. Tomás Ribeiro 3-9, 18h30.

Vigília de protesto pela Palestina
Organização: Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina. Ver cartaz.
Lisboa, Embaixada dos Estados Unidos da América, 19h30.

Ciclo de Cinema Palestiniano: One More Jump (2019) Emanuele Gerosa (realiz.)
Entrada gratuita. Filme legendado em inglês. Organização: URAP e SOS Racismo, com Palestinian Film Institute, no âmbito do ciclo “Unprovoked Narratives”, integrado nas Comemorações Populares em Coimbra dos 50 anos do 25 de Abril.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Desver, uma breve performance sobre um país ocupado por outro
Teatro do Vestido. Joana Craveiro, texto, criação e interpretação.
Lisboa, Casa do Comum do Bairro Alto, 21h30.

Vigília de Solidariedade com a Palestina
Porto, em frente à Câmara Municipal, 22h.

14, quinta-feira

Desver, uma breve performance sobre um país ocupado por outro
Teatro do Vestido. Joana Craveiro, texto, criação e interpretação. Ver cartaz.
Lisboa, Faculdade Ciências Sociais e Humanas | Univ. Nova de Lisboa - Neantro – FCSH - Torre A, Piso -1, Auditório 2, 18h.

Ciclo de cinema palestiniano: filmes Shujayya e To My Father
Coimbra, Oficina Municipal do Teatro - Rua Pedro Nunes, 18h.

Vigília de Solidariedade com a Palestina
Porto, em frente à Câmara Municipal, 22h.

15, sexta-feira

Feira de Natal e Convívio (com música e comida às 19h)
Receitas revertem para Gaza.
Porto, FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 15h.

Filme Gaza, de Garry Keane e Andrew McConnell
Porto, Aula Magna da FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 21h.

Vigília solidariedade com Palestina
Braga, cruzamento da Rua do Castelo com a Rua do Souto, 22h.

Vigília de Solidariedade com a Palestina
Porto, em frente à Câmara Municipal, 22h.

16, sábado

Cordão Humano pela Palestina
Organização: @chumano.palestina. Ver cartaz.
Lisboa, com um percurso de solidariedade e esperança desde o Hospital de Santa Maria, passando pelas embaixadas dos Estados Unidos e de Israel, até à Maternidade Alfredo da Costa, a partir das 14h30.

Feira A Parangona
A feira reunirá artistas, editoras e colectivos de várias áreas, da ilustração à banda-desenhada, da música à literatura, passando por todos os híbridos que brotam nesses interstícios disciplinares. Ver cartaz.
Lisboa, Casa do Comum - R. da Rosa 285, Sábado: 15h–21h / Domingo: 12h–19h.

Curtas-relâmpago + Gaza Surf Club
Lisboa, PENHA SCO - Rua Neves Ferreira nº 10B, 18h.

Cantata Solidária pela Palestina
Concerto por CRAMOL, seguido de debate sobre cultura palestiniana. CRAMOL é um coro de canto tradicional de mulheres, que cantam o trabalho e a terra. Em solidariedade com o povo palestiniano, por um cessar-fogo imediato, apresentam uma cantata pela Palestina. Ver cartaz/mais informações.
Lisboa, Casa dos Bicos / Fundação José Saramago - Rua dos Bacalhoeiros 10, 18h30.

Vigília de Solidariedade com a Palestina
Porto, em frente à Câmara Municipal, 22h.

17, domingo

Feira A Parangona
A feira reunirá artistas, editoras e colectivos de várias áreas, da ilustração à banda-desenhada, da música à literatura, passando por todos os híbridos que brotam nesses interstícios disciplinares. Ver cartaz.
Lisboa, Casa do Comum - R. da Rosa 285, Sábado: 15h–21h / Domingo: 12h–19h.

Vigília de Solidariedade com a Palestina
Porto, em frente à Câmara Municipal, 22h.

20, quarta-feira

Ciclo de cinema palestiniano: fimes Tale of the Three Jewels (1995), Michel Khleifi, DRAMA, 112’
Coimbra, Ateneu - Rua do Cabido, 8, 21h30.

Vigília de Solidariedade com a Palestina
Porto, em frente à Câmara Municipal, 22h.

21, quinta-feira

Ciclo de cinema palestiniano: fimes Ambulance (2016), Mohamed Jabaly, DOC, 80’
Coimbra, Oficina Municipal do Teatro - Rua Pedro Nunes, 18h.

Vigília de Solidariedade com a Palestina
Porto, em frente à Câmara Municipal, 22h.