Está aqui

Reportagens: assédio moral no trabalho e bolseiros de investigação, entrevista a Dan Sequerra

+e | Assédio moral no trabalho, bolseiros de investigação e entrevista a Dan Sequerra

Vê aqui o novo programa Mais Esquerda, com uma reportagem sobre assédio moral no trabalho, uma entrevista ao trabalhista Dan Sequerra e uma reportagem sobre os bolseiros de investigação científica.

Um em cada seis trabalhadores já foi vítima de assédio moral no trabalho, mas as queixas e as condenações são muito raras. Nesta reportagem, temos o testemunho de uma funcionária pública vítima de assédio moral, da advogada e pioneira do tema em Portugal Rita Garcia Pereira, do sociólogo e deputado bloquista José Soeiro e da sindicalista e dirigente da CGTP Fátima Messias.

Dan Sequerra foi presidente do Partido Trabalhista britânico em Sheffield, mas abandonou o partido durante a liderança de Tony Blair, tendo regressado com a chegada de Jeremy Corbyn. O Mais Esquerda entrevistou-o sobre a situação no Reino Unido no pós Brexit e as tensões dentro do próprio partido.

O governo anunciou a intenção de resolver a questão da precariedade na investigação científica. No entanto, a sua atuação e as medidas propostas até agora têm lacunas graves e contemplarão apenas uma minoria dos investigadores. Nesta reportagem do Mais Esquerda, temos testemunhos de investigadores em diferentes fases da carreira e de representantes de vários sindicatos, grupos e associações, que abordam a sua perspetiva sobre a situação.