X Convenção

Mais força para vencer

Junho 27, 2016

Vídeo de Nuno Gelpi exibido na X Convenção do Bloco de Esquerda.

Sanções a Portugal serão “declaração de guerra” e podem provocar referendo

Junho 26, 2016

Catarina Martins diz que uma eventual sanção de Bruxelas a Portugal seria uma “declaração de guerra” a que Portugal deveria responder com um referendo. Para o Orçamento de 2017, a prioridade é o aumento das pensões mais baixas e das prestações sociais, anunciou a coordenadora bloquista.

X Convenção do Bloco aprova moção e elege mesa nacional

Junho 26, 2016

A X Convenção do Bloco de Esquerda aprovou a moção de orientação política “A força da esperança. O Bloco à conquista da maioria” e elegeu a nova mesa nacional, composta por 64 pessoas da moção A, 7 da B e 9 da R. Catarina Martins foi eleita coordenadora do Bloco de Esquerda.

Numa palavra, define o Bloco

Junho 26, 2016

Vídeo filmado durante a X Convenção do Bloco.

Dois anos de lutas

Junho 26, 2016

Fotografias de Paulete Matos.

"Com o Bloco, é possível ter-se esperança"

Junho 26, 2016

Mário Brochado Coelho, destacado advogado antifascista, foi um dos convidados a participar na X Convenção do Bloco e explicou aqui os motivos que o levaram a aceitar este convite.

Fotogaleria da X Convenção do Bloco

Fotogaleria de Paulete Matos

Bloquistas debatem desafios à Europa e futuro do partido

Junho 25, 2016

O debate entre moções teve início na tarde de sábado. As ameaças de Bruxelas, a execução do acordo para a maioria que suporta o governo e a organização interna do partido têm preenchido boa parte das intervenções.

Miguel Urbán (Podemos) na Convenção do Bloco

Junho 25, 2016

O eurodeputado Miguel Urbán, do Podemos, esteve presente na X Convenção do Bloco na véspera das eleições espanholas.

“A força da esperança precisa de partidos, mas também de movimentos”

Junho 25, 2016

Marisa Matias interveio na sessão internacional "O Tempo dos Movimentos na Europa"

“Tivesse o Bloco mais força e o Banif não tinha sido entregue ao Santander”

Junho 25, 2016

Catarina Martins abriu a X Convenção do Bloco com um discurso em que passou em revista os últimos dois anos e a mudança que o Bloco trouxe ao país. E anunciou que esta semana o partido leva a votos medidas para proteger os desempregados e acabar com a humilhação das apresentações quinzenais nos Centros de Emprego.

Nuit Debout e mobilização contra a lei do trabalho em França

Junho 25, 2016

Arthur Moreau, ativista da mobilização "Nuit Debout", falou ao esquerda.net sobre a situação atual do movimento e a contestação à lei do trabalho.

“Numa UE em desagregação precisamos da confiança de quem quer mudar o futuro”

Junho 24, 2016

Encerrando a sessão internacionalista, Catarina Martins falou sobre o Brexit e afirmou: “A escolha entre UE ou nacionalismo é o campo de escombros que a política da direita nos deixou. À esquerda sabemos que a escolha é outra: é entre autoritarismo e democracia”

X Convenção do Bloco quer “mais força para vencer”

Junho 24, 2016

Este fim de semana, o Bloco de Esquerda discute a sua estratégia de orientação política no atual contexto nacional e europeu. Assista em direto aos principais momentos da Convenção no esquerda.net

Sessão internacional "O tempo dos movimentos na Europa"

Junho 23, 2016

A sessão internacional “O tempo dos movimentos na Europa” antecede a X Convenção do Bloco e tem lugar esta sexta-feira a partir das 21h. Intervenções de Eric Toussaint (Plano B para a Europa), Arthur Moreau (Nuit Debout) e Sylvia Gabelmann (Blockupy!), além de Catarina Martins, Marisa Matias e Luís Fazenda.

Concluída eleição de delegados para a X Convenção do Bloco

Junho 20, 2016

As eleições de 639 delegados à X Convenção do Bloco de Esquerda decorreram a 18 e 19 de junho por todo o país. A moção A elegeu 523, a moção B elegeu 33, a moção R elegeu 60 e as Plataformas locais elegeram 23 pessoas.

"Resultado do acordo com PS é insuficiente e insustentável a médio prazo"

Junho 16, 2016

O esquerda.net desafiou as três moções candidatas à X Convenção do Bloco a responderem sobre os temas políticos mais relevantes no debate que culmina a 25 e 26 de junho. Publicamos aqui as respostas da moção R - “Crescer pela Raiz – A radicalidade de reinventar a política”.

"Construímo-nos pela unidade na diferença e disso temos orgulho"

Junho 15, 2016

O esquerda.net desafiou as três moções candidatas à X Convenção do Bloco a responderem sobre os temas políticos mais relevantes no debate que culmina a 25 e 26 de junho. Publicamos aqui as respostas de João Madeira, da moção B - "Mais Bloco".

"Alternativa para retirar o país da austeridade passa por um confronto com as instituições da UE"

Junho 14, 2016

O esquerda.net desafiou as três moções candidatas à X Convenção do Bloco a responderem sobre os temas políticos mais relevantes no debate que culmina a 25 e 26 de junho. Publicamos aqui as respostas de Pedro Filipe Soares, da moção A - “Força da Esperança – O Bloco à Conquista da Maioria”.

Debate entre moções à X Convenção do Bloco

Maio 24, 2016

O primeiro debate preparatório da X Convenção do Bloco foi transmitido em direto no esquerda.net. Veja aqui o debate completo com Catarina Martins (moção A), João Madeira (moção B) e Catarina Príncipe (moção R).

Moções à X Convenção do Bloco debatem esta terça-feira no esquerda.net

Maio 23, 2016

Esta terça-feira, 24 de maio, às 21h, o esquerda.net transmite em direto o debate entre todas as moções promovido pelo esquerda.net através da internet. Os representantes das moções neste debate online serão Catarina Martins (Moção A), João Madeira (Moção B) e Catarina Príncipe (Moção R).