Petróleo em Portugal

AMs de Óbidos e Peniche aprovam votos de Saudação pelo cancelamento dos contratos de prospeção e produção de petróleo
Dezembro 29, 2017

As duas assembleias municipais aprovaram votos de saudação pelo cancelamento dos contratos de prospecção e produção de petróleo na Bacia de Peniche e apelam ao cancelamento dos restantes contratos em vigor.

Dezembro 21, 2017

O projeto de resolução apresentado em conjunto pelo Bloco e PAN propunha terminar as atuais concessões e impedir outras no futuro. PS e PCP votaram contra. Em frente ao parlamento, dezenas de pessoas mostraram um “cartão vermelho” à prospeção de petróleo e gás.

Novembro 10, 2017

O consórcio petrolífero pediu a prorrogação do contrato de pesquisa que caduca no fim do ano. Desta vez, os autarcas terão de dar o seu parecer e continuam a opor-se aos planos para furar a 46 quilómetros da costa.

Novembro 10, 2017

Em comunicado, o movimento Peniche Livre de Petróleo apela a que os executivos camarários assumam uma posição pública contra os contratos de exploração de petróleo onshore. A carta aberta foi enviada a todos os presidentes de Câmara e Assembleia Municipal dos concelhos onde existem contratos por cancelar.

Setembro 27, 2017

O Climáximo e o movimento Alentejo Litoral pelo Ambiente exigem um esclarecimento do governo sobre as sondagens realizadas há poucos dias por um navio italiano. Entidade reguladora já veio garantir que não há nem pode haver prospeção em Aljezur. Notícia atualizada às 21h04 de 27.09.2017.

Foto da apresentação do mapa em 23 setembro de 2017
Setembro 24, 2017

81 cabeças de lista de candidaturas às câmaras do litoral comprometeram-se a fazer tudo para que os seus municípios sejam Zonas Livres de Petróleo e Gás. Há ausência de compromisso das candidaturas em 14 concelhos, assim como de qualquer cabeça de lista da CDU.

Setembro 3, 2017

Catarina Martins esteve este domingo em Sines onde participou na colocação da faixa "Futuro sem furos - petrolíferas fora!". A coordenadora do Bloco frisou que “é extraordinariamente importante e exemplar a forma como as populações lutaram” contra este ataque ambiental.

Agosto 11, 2017

Movimentos ambientalistas apelam à participação na ação de arte aérea, que terá lugar na praia de Odeceixe, contra a ameaça de prospeção e exploração de petróleo e gás, e pelo fim das monoculturas de eucaliptos que alimentam os fogos florestais.

Foto de Paula Nunes, no facebook da ASMAA Algarve Surf & Marine Activities Association.
Agosto 1, 2017

O presidente da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva anunciou que a petrolífera tem agendado furos exploratórios para extração de petróleo na costa alentejana para a primavera de 2018. Ambientalistas realizam ação a 12 de Agosto, na praia de Odeceixe.

Julho 26, 2017

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a descarga de hidrocarbonetos ocorrida há três semanas em duas praias de Peniche, que ficaram interditadas a todos os usos.

Praia da Amoreira, Aljezur. Foto de Tiago J. G. Fernandes/Flickr.
Maio 19, 2017

Galp não vai fazer o furo, cujo prazo termina no final de maio. Pediu prolongamento, mas governo não aceitou. No entanto, a Galp diz que não desistiu e insiste em querer fazer o furo, contra a vontade da população.

Maio 4, 2017

O tribunal aceitou a providência cautelar apresentada pelo município de Odemira, que visa impedir a exploração de hidrocarbonetos ao largo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.

Abril 22, 2017

A carta aberta lançada por cientistas de várias áreas manifesta-se contra a extração de combustíveis fósseis em Portugal.

Abril 8, 2017

Foi na véspera do dia das mentiras, a 31 de março, que surgiu no site da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis um novo mapa das concessões para prospeção e exploração de petróleo e gás no país.

Março 30, 2017

O mapa de licenças e concessões publicado pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis foi atualizado esta quinta-feira, desaparecendo as áreas de exploração do consórcio Repsol/Partex a sul da costa algarvia.

Praia da Amoreira, Aljezur
Março 22, 2017

Câmara Municipal de Odemira decidiu, por unanimidade, avançar com uma providência cautelar para impedir a exploração de petróleo na costa do Sudoeste alentejano e travar o furo da ENI/ GALP.

Três motivos pelos quais o Estado deve cancelar os contratos de prospecção e exploração de petróleo e gás em Portugal. Postado por Ricardo Paes Mamede em Ladrões de Bicicletas.
Março 22, 2017

Encontro Portugal Livre da Exploração de Petróleo exige que governo clarifique posição e tomam decisões para aumentar a luta
Março 11, 2017

Participantes no encontro exigem que governo clarifique posição e tomam decisões para para aumentar a luta contra a prospeção e exploração de recursos fósseis em Portugal.

Março 11, 2017

O governo está inclusivamente à procura de mais investimento com outras concessões para exploração de petróleo e gás.

Ana Paula Vitorino
Março 6, 2017

Ana Paula Vitorino deu uma conferência em Washington em setembro a anunciar a prospeção de petróleo para 2017, embora o prazo de concessão terminasse em dezembro de 2016. Bloco exige explicações do governo.

Fevereiro 21, 2017

Na apresentação do plano estratégico da empresa, o presidente da empresa disse que o furo da prospeção de petróleo na costa alentejana será feito nos meses de abril e maio, talvez já em 2017.

Fevereiro 13, 2017

A moção aprovada por unanimidade na autarquia aponta os "riscos ambientais, económicos e sociais" para a região e quer que o governo rescinda o contrato com o consórcio GALP/ENI.

Dezembro 14, 2016

Governo avançou com cancelamento de contratos de prospeção de petróleo em Aljezur, Tavira e Bacia do Algarve. Ativistas sublinham que ainda existem 9 contratos para exploração de petróleo e gás que precisam de ser cancelados. Bloco vai levar alterações à lei ao parlamento. Notícia atualizada às 17h24.

Petição da Plataforma Algarve Livre de Petróleo foi debatida no parlamento nesta quarta-feira
Outubro 27, 2016

A petição da Plataforma Algarve Livre de Petróleo critica os contratos de prospeção de petróleo. No debate, o deputado bloquista Jorge Costa afirmou: "O mais urgente é parar estas concessões".

Outubro 13, 2016

As petrolíferas querem voltar à carga com a prospeção de gás e petróleo no mar do Alentejo e Algarve em 2017. Bloco quer que o governo ouça as populações e trave o processo.