Está aqui

Ambiente

Agosto 19, 2017

A coordenadora do grupo de trabalho da água na Associação Zero diz que é preciso salvar o Tejo. Em entrevista à Notícias Magazine, a ambientalista Carla Graça denuncia que, “em duas décadas, o rio perdeu 25 por cento da sua água”, e alerta que é preciso levantar a voz a Espanha.

Governo chumbou projetos para “operações consideradas essenciais para prevenção e aumento da resistência da floresta aos incêndios” - Foto Miguel Edreira Castro/Flickr
Agosto 18, 2017

Por falta de dotação orçamental, o Governo chumbou projetos para “operações consideradas essenciais para prevenção e aumento da resistência da floresta aos incêndios”. Bloco de Esquerda questiona Governo.

Agosto 17, 2017

Dezoito das 60 albufeiras monitorizadas pelo Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos entraram em agosto com menos de 40% da capacidade de armazenamento. O caso mais grave é o da bacia do Sado, com 10 das albufeiras com menos de 23,4% da sua capacidade.

Agosto 17, 2017

Sismo foi registado às 7h44 desta quinta-feira, com epicentro em Sobral de Monte Agraço. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, não há informação de "danos pessoais ou materiais" do sismo que “foi sentido a uma distância de 150 quilómetros em relação ao epicentro”.

Agosto 17, 2017

Num comunicado emitido esta quinta-feira, o executivo anuncia que decidiu avançar com a declaração de “estado de calamidade pública” face “à previsão do agravamento, nos próximos dias, em particular no fim-de-semana, do risco de incêndio muito elevado e máximo”. 

Agosto 16, 2017

Tratado que procura pôr fim ao problema da contaminação por mercúrio entrou em vigor nesta quarta-feira. Portugal é o único país da UE27 que não é signatário. Associação Zero apelou a que o Governo ratifique “rapidamente” a Convenção de Minamata.

Agosto 11, 2017

Movimentos ambientalistas apelam à participação na ação de arte aérea, que terá lugar na praia de Odeceixe, contra a ameaça de prospeção e exploração de petróleo e gás, e pelo fim das monoculturas de eucaliptos que alimentam os fogos florestais.

Lince-ibérico. Foto de Emiliano García-Page.
Agosto 8, 2017

A associação Zero considera que, no Plano de Ação para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal (PACLIP), há atrasos preocupantes nas metas definidas até ao final de 2016. Aplicação de recursos financeiros é insuficiente para a conservação e reintrodução desta espécie, em vias de extinção.

 Encerramento da central nuclear de Garona é a oportunidade para encerrar Almaraz. Foto do Blog Araba Sin Garoña.
Agosto 4, 2017

Associação Zero saúda a decisão do Governo espanhol de encerrar definitivamente a central nuclear de Garona, em Burgos. Para a Zero, o Governo português deve aproveitar a decisão para pressionar o encerramento da central nuclear de Almaraz.

Incêndios do primeiro semestre de 2017 aumentarem em seis vezes a área ardida em Portugal este ano. Foto de Octavio Passos/Lusa.
Agosto 4, 2017

Em declarações ao esquerda.net, o deputado Pedro Soares afirma que estamos perante uma situação de enorme gravidade, critica a “aposta na monocultura do eucalipto” e exige "medidas que invertam o rumo das políticas públicas para a floresta”.

A Associação Zero lembra que o último período idêntico de seca vivido pelo país remonta ao ano de 2012
Agosto 3, 2017

A associação ambientalista Zero exige que o Governo aplique as medidas para eficiência do uso da água, que não são avaliadas há quatro anos, e que as propostas da Comissão de Acompanhamento da Seca de 2012 sejam implementadas.

Agosto 2, 2017

Segundo destaca a associação ambientalista ZERO, “Portugal é um contribuinte ativo para esta situação, uma vez que, se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que nós, seriam necessários 2,3 planetas”.

Foto de Paula Nunes, no facebook da ASMAA Algarve Surf & Marine Activities Association.
Agosto 1, 2017

O presidente da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva anunciou que a petrolífera tem agendado furos exploratórios para extração de petróleo na costa alentejana para a primavera de 2018. Ambientalistas realizam ação a 12 de Agosto, na praia de Odeceixe.

Julho 28, 2017

Os moradores da aldeia do xisto de Ferraria de São João, afetada pelo incêndio de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, avançaram com o plano de proteger a aldeia com reflorestação sem eucaliptos.

Julho 26, 2017

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a descarga de hidrocarbonetos ocorrida há três semanas em duas praias de Peniche, que ficaram interditadas a todos os usos. 

Terminal de GNL em Sines.
Julho 23, 2017

Fraturação hidráulica (fracking) é uma técnica altamente controversa devido aos seus múltiplos impactos sísmicos e ambientais. 

"Neste momento, em cada concelho, vai-se poder decidir que áreas podem ter ou não eucalipto”. É um “trabalho que sai do parlamento e chega agora às autarquias”. Foto Esquerda.net.
Julho 22, 2017

Em visita ao Parque das Serras do Porto, Catarina Martins falou sobre os primeiros passos de reforma florestal aprovada no parlamento, que submetem qualquer permuta de plantação de eucaliptos à introdução de Planos de Ordenamento Florestal por parte das autarquias.

Julho 20, 2017

O Bloco organizou este mês em Leiria um fórum sobre políticas florestais, com ambientalistas, académicos e ativistas do desenvolvimento local. Ouça aqui algumas das intervenções dos painéis deste encontro.

Julho 17, 2017

No relatório agora publicado, a ONG Global Witness denuncia o crescimento dos assassinatos contra quem defende a sua terra. A América Latina surge como a região onde mais ambientalistas são mortos, com o Brasil à cabeça.

Julho 16, 2017

A discussão pública sobre construção do gasoduto no Alto Douro Vinhateiro foi feita em agosto de 2016, mas envolveu poucas entidades. A instituição que zela pela proteção do património classificado pela UNESCO só soube da obra este mês.

Julho 14, 2017

As associações ambientalistas criticam as licenças concedidas a oito novas unidades fabris para queima de material orgânico de origem florestal, com remuneração garantida.

Julho 14, 2017

O governo quer abrir a fundos financeiros privados o domínio da gestão da floresta e a concentração da pequena propriedade. Bloco quer apreciação parlamentar da lei.

GEOTA apresenta propostas para a reforma florestal. Foto de Pedro Dias/Flickr
Julho 13, 2017

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) divulgou as suas “orientações estratégicas para reformar a floresta portuguesa”.

Julho 13, 2017

Vale a pena ir para além do discurso de “desenvolvimento sustentável” veiculado pelo “status quo” e dar maior voz a movimentos como o de Transição, de Economia Social Solidária e dos Bens Comuns. Por Ana Margarida Esteves.

Julho 12, 2017

Para os investigadores, trata-se de uma “aniquilação biológica” com “serias consequências ecológicas, económicas e sociais.