Está aqui

Ambiente

Plataforma petrolífera
Março 23, 2017

Grupo de cidadãos da Marinha Grande lança movimento Marinha Grande Livre de Petróleo. A sua exploração, explicam, "contamina solos e lençóis freáticos, tornando-os inapropriados para a agricultura e outras atividades”.

Praia da Amoreira, Aljezur
Março 22, 2017

Câmara Municipal de Odemira decidiu, por unanimidade, avançar com uma providência cautelar para impedir a exploração de petróleo na costa do Sudoeste alentejano e travar o furo da ENI/ GALP.

Incêndio na Sapec
Março 22, 2017

O segundo incêndio no espaço de um mês no parque industrial da Sapec em Setúbal reforça a necessidade da criação de uma Comissão de Acompanhamento por parte da Câmara de Setúbal, defendem autarcas bloquistas.

Março 16, 2017

A Quercus afirmou que "já é tradição das agências europeias serem favoráveis à indústria", e não fazerem estudos próprios sobre o glifosato, herbicida que agora classificam como não cancerígeno, ao contrário da Organização Mundial de Saúde.

Março 13, 2017

A Associação Zero alerta para as discrepâncias e incongruências dos relatórios que denunciam uma incapacidade geral de controlar o sistema de lixos urbanos. 

Filipe Duarte Santos, novo presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável – Foto extraída de https://ciencias.ulisboa.pt/
Março 11, 2017

Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas e professor da Faculdade de Ciências na Universidade de Lisboa, é o novo presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

Foto de Tony Winston/Flickr
Março 10, 2017

Relatório da ONU indica que o uso de pesticidas, principalmente na agricultura, é a causa de 200 mil mortes por ano, devido sobretudo, a envenenamento.

Março 10, 2017

Empresa pretende reduzir gastos dos atuais 2,5 milhões para 1 milhão por ano, substituindo meios humanos por eletrónicos e lançou um concurso para tal, levantando dúvidas sérias sobre a segurança das infraestruturas.

Plataforma petrolífera offshore
Março 10, 2017

O encontro nacional "Portugal livre da exploração de petróleo e gás" realiza-se este sábado à tarde no cinema São Jorge, em Lisboa.

Foto de Emilio Kuffer/Flickr
Março 8, 2017

A mais antiga emissão de oxigénio no Universo foi detetada na sequência da observação de uma galáxia distante com elevadas concentrações de poeira cósmica.

Ana Paula Vitorino
Março 6, 2017

Ana Paula Vitorino deu uma conferência em Washington em setembro a anunciar a prospeção de petróleo para 2017, embora o prazo de concessão terminasse em dezembro de 2016. Bloco exige explicações do governo.

Apelo internacional à Marcha Mundial a 29 de abril de 2017, lançado por People’s Climate March
Março 5, 2017

“Em Portugal, a questão mais urgente no combate às alterações climáticas é a anulação de todos os contratos de concessão para a exploração de petróleo e gás no mar e em terra”, apontou 2º Encontro Nacional pela Justiça Climática, que convocou Marcha Mundial do Clima em Portugal.

Claude Turmes
Março 5, 2017

Nesta entrevista ao Mediapart, o eurodeputado Claude Turmes conta os 15 anos de batalhas políticas pelas energias renováveis, como atua o lóbi nefasto dos grandes grupos, a ação de José Manuel Barroso na Comissão Europeia, a demagogia anti-normas e a fraude encoberta no diesel.

Março 4, 2017

Centenas de pessoas participaram numa manifestação em Vila Velha de Ródão contra a poluição no Tejo, que terminou junto à empresa de pasta de papel apontada como autora de descargas ilegais.

A redução nas taxas altas de derretimento pode provocar mais danos nos ecossistemas. Foto de Andersson Quegi/ Flickr
Março 3, 2017

O aquecimento global vai levar a que a neve das montanhas derreta mais cedo embora de uma forma mais lenta, revela um estudo do Centro Nacional de Investigações Atmosféricas (NCAR) dos Estados Unidos.

Há 24 mil espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo. Foto de António Thomás Koenigkam/ Flickr
Março 2, 2017

A Quercus defende a criação de leis e sanções eficazes, além de incentivos económicos como forma de combater o tráfico e a caça de animais.

Para o MIA a "alegada" transparência peca por tardia
Março 2, 2017

O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) considera que a transparência prometida pelo Governo espanhol sobre o armazém de resíduos nucleares, em Almaraz, "não resolve a ilegalidade" da ausência de um estudo de impacto ambiental transfronteiriço.

Foto de Steven Straiton. Flickr
Março 2, 2017

Em 1991, a petrolífera Shell realizou um vídeo onde defendia as energias renováveis devido aos riscos do aquecimento global que, afirmava, “não deixaria nenhum país ileso”. No entanto nada fez para alterar as suas políticas em relação a este assunto.

Fevereiro 28, 2017

A construção de uma central de incineração de resíduos sólidos urbanos na ilha de São Miguel, Açores, está a ser fortemente contestada. Este texto pretende dar a conhecer alguns dos pontos mais polémicos deste longo, complexo e opaco processo. Artigo de António Lima.

Fevereiro 27, 2017

O Movimento Ibérico Antinuclear criticou a visita conjunta das autoridades portuguesas, espanholas e comunitárias à central nuclear.

Cartaz do 2º Encontro Nacional Pela Justiça Climática
Fevereiro 27, 2017

No próximo domingo, 5 de março, tem lugar o 2º Encontro Nacional pela Justiça Climática com a presença de ativistas portugueses e estrangeiros envolvidos na luta contra os combustíveis fósseis.

Jovem segura concha debaixo de água.
Fevereiro 26, 2017

Novo estudo identifica seis hotspots de biodiversidade marinha que serão muito gravemente afetados pelo aumento da temperatura do planeta e pela pressão das pescas, podendo levar ao colapso desses ecossistemas.

Floresta
Fevereiro 23, 2017

Investigadores concluíram que as florestas mundiais estão ameaçadas por secas cada vez mais frequentes, severas e com impacto em todo o planeta. As florestas são sumidouros de carbono e a sua perda massiva irá agravar o aquecimento global.

Fevereiro 21, 2017

Na apresentação do plano estratégico da empresa, o presidente da empresa disse que o furo da prospeção de petróleo na costa alentejana será feito nos meses de abril e maio, talvez já em 2017.

Fevereiro 21, 2017

"É um grande recuo no cumprimento estrito da legalidade", critica a Zero. Quercus classifica de “insuficiente” o acordo encontrado entre governos de Portugal e Espanha.