Está aqui

Massacre em Gaza

Setembro 29, 2014

Nelson Mandela declarou várias vezes que “a Palestina é a maior questão moral do nosso tempo”. Após termos derrubado o regime de apartheid em 1994, ele continuou a dizer que “nós, sul-africanos, não podemos considerar-nos livres enquanto o povo palestiniano não for livre”. Artigo de Ronnie Kasrils.

Setembro 9, 2014

O pacto “nunca foi cumprido porque Israel sempre teve um estado de exceção, sempre violou os direitos humanos”, lembrou a eurodeputada bloquista, defendo ainda o boicote a produtos israelitas.

Agosto 30, 2014

Não foi uma famosa vitória de Israel e isso é o que os palestinianos de Gaza estão a celebrar. Muitos, nos meios internacionais de comunicação, mostraram a sua desaprovação com o fogo de artifício em Gaza na noite da terça-feira. Mais de 2.100 mortos, 1.700 dos quais civis, e 100 mil feridos, o que têm para comemorar? O fim de uma matança? A paz? Por Robert Fisk.

Boicote, Desinvestimento e Sanções: uma alternativa eficaz. Foto de Claudia Gabriela Marques Vieira
Agosto 15, 2014

Para o historiador israelita Illan Pappé, cem mil mísseis lançados de Gaza não têm o mesmo efeito que um único governo no mundo que estivesse disposto a romper relações com Israel. Por  Shaun de Waal, do semanário sul-africano Mail & Guardian

Agosto 13, 2014

A ofensiva israelita em Gaza fracassou quer a nível militar como no plano político. Nos escombros das escolas de Gaza encontram-se os restos da argumentação israelita sobre o seu direito a defender-se. Artigo de Alejandro Nadal.

Agosto 8, 2014

Entre todos os horrores que se desenrolam na mais recente ofensiva israelita em Gaza, a meta de Israel é simples: um retorno à norma. E, para Gaza, a norma é uma existência miserável sob um cerco cruel e destrutivo que Israel administra, permitindo a mera sobrevivência e nada mais.

Agosto 7, 2014

Em entrevista ao esquerda.net, Shahd Wadi fala da vida em Gaza, lembra que há um cerco à Faixa desde 2007 e alerta que mesmo que os bombardeamentos cessem, a vida será “muito mais difícil do que já era antes”. A luso-palestiniana fala-nos também da campanha Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), um movimento semelhante ao que existiu contra o apartheid na África do Sul.

Agosto 7, 2014

Mesmo depois dos ataques às escolas da ONU, o Conselho de Segurança mantém o silêncio sobre a ofensiva israelita a Gaza, que completou quatro semanas esta terça-feira com saldo aproximado de 1.810 palestinos mortos, na sua maioria civis. Artigo de Thalif Deen, publicado no portal da IPS.

Agosto 5, 2014

Dois médicos noruegueses em Gaza descrevem, atónitos, uma guerra que visa especialmente residências e hospitais e faz a população acreditar que já “não há nada a perder”. Por Gideon Levy e Alex Levac, no Haaretz.

Agosto 5, 2014

A secretária de Estado Sayeeda Warsi, que já presidiu ao Partido Conservador, demitiu-se do Governo de David Cameron por este ter assumido uma "política moralmente indefensável" após o ataque israelita à Faixa de Gaza.

Agosto 5, 2014

O Governo espanhol decidiu suspender as autorizações de venda de armamento a Israel por causa dos ataques a Gaza. Israel e Hamas acordaram nova trégua no Egito.

Agosto 4, 2014

Uma criança morta e, pelo menos, 30 pessoas feridas num ataque a um campo de refugiados em Gaza, minutos após o início de um cessar-fogo unilateral israelita. A “trégua” foi precedida esta segunda-feira de manhã de 23 raides aéreos sobre a faixa de Gaza e de fogo de artilharia, segundo um porta-voz do exército israelita.

Agosto 3, 2014

O Governo israelita já começou a trabalhar para o pós-guerra formando uma comissão interministerial, dirigida pelo Exército, para fazer frente a possíveis acusações de crimes de guerra nos fóruns de justiça internacionais. Artigo de Eugenio Garcia Gascón.

Agosto 3, 2014

Israel não deseja a paz. Nunca quis tanto que estivesse errado o que escrevo. Mas as evidências acumulam-se. Na verdade, pode-se dizer que Israel nunca desejou a paz – uma paz justa, ou seja, baseada num acordo justo para ambos os lados. Artigo de Gideon Levy, jornalista israelita, publicado no Haaretz.

Agosto 3, 2014

O estado israelita e os chefes do seu exército acabarão por ser considerados como responsáveis pelo massacre de massas premeditado em Gaza. Responsáveis perante o mundo, os tribunais de justiça e a história. Não haverá circunstâncias atenuantes. Por Michel Warschawski

Agosto 3, 2014

Apesar de ainda estar em vigor o período de cessar-fogo de 72 horas estabelecido entre o governo de Netanyahu e o Hamas, a pedido dos EUA e da ONU, Israel voltou a bombardear uma escola da ONU em Gaza. Só neste domingo, Israel já matou 37 pessoas e desde o início deste massacre o número de pessoas mortas ascende já a 1.737.

Agosto 3, 2014

Em Paris e noutras cidades de França, milhares de pessoas manifestaram-se neste sábado contra o massacre israelita em Gaza e em solidariedade com o povo palestiniano.

Agosto 2, 2014

De repente escutam-se os gritos de um homem: “acaba de ser morto agora mesmo por um franco-atirador”. Volta a soar a artilharia israelita. Toda a gente começa a correr. A trégua colapsou. Por Alberto Sicilia em Gaza

Agosto 1, 2014

Centenas de pessoas participaram nas manifestações, em Lisboa e no Porto, contra o massacre do povo de Gaza pelas forças armadas de Israel. Estes protestos estão integrados na ação mundial "Grito global pela Palestina".

Agosto 1, 2014

A Campanha de Solidariedade com a Palestina projetou uma bandeira no Palácio de Westminster em Londres com apelos a sanções contra o Estado de Israel, contra o massacre e à libertação da Palestina.

Agosto 1, 2014

Evo Morales, presidente da Bolívia, suspendeu esta quarta-feira a entrada livre de cidadãos israelitas no país em protesto contra a ofensiva militar na Faixa de Gaza.

Agosto 1, 2014

Um colono israelita expõe perante um grupo de palestinianos por que pode ocupar as suas terras. “Sereis nossos escravos quando Messias regressar”, diz aos cinco palestinianos.

Agosto 1, 2014

As forças armadas são a “vaca sagrada” do Governo de Netanyahu, que não assume os seus erros nem pretende entender que um genocídio em Gaza não é a melhor forma de “dobrar o Hamas”.  

Agosto 1, 2014

Queria partilhar histórias de amor em Gaza, de coragem, de resistência e de luta para a liberdade. Mas já não há. Tudo morreu em Gaza. Todas as palavras morreram em mim. Texto de Shahd Wadi

Grito Global pela Palestina
Julho 31, 2014

Nesta sexta-feira, dia 1 de agosto, realizam-se no Porto e em Lisboa manifestações em solidariedade com a Palestina e pelo fim do massacre de Gaza, integradas na jornada internacional Global Voice for Palestine.