Está aqui

Escândalo Volkswagen

Dieselgate: Tribunal alemão condena Volkswagen a indemnizar clientes

Maio 27, 2020

A decisão da justiça germânica abre a porta ao pagamento de compensações a dezenas de milhares de clientes do gigante automóvel.

 

Foto: Automobile Italia/Flickr.

Veículos diesel muito poluentes continuam a crescer na Europa

Setembro 19, 2019

Portugal tem hoje mais 130 mil veículos a diesel muito poluentes que no ano passado, segundo estudo de uma ONG europeia. Na Europa, são mais 8 milhões. Aumento deve-se a novas vendas e novos dados sobre modelos antes considerados "limpos".

Dieselgate: presidente da Audi em prisão preventiva

Junho 18, 2018

Rupert Stadler foi detido esta segunda-feira. Marca alemã terá vendido 220 mil carros com software que manipulava valores de emissão de gases poluentes.

Uso de cobaias em testes de emissões provoca demissão na Volkswagen

Janeiro 31, 2018

O porta-voz da empresa foi o primeiro a sair na sequência do escândalo que envolve os testes com macacos e humanos realizados por um instituto financiado pelos três gigantes da indústria automóvel alemã.

Dieselgate: nenhuma marca cumpre limites de poluição

Setembro 19, 2016

No primeiro aniversário do escândalo da manipulação de emissões poluentes nos carros a diesel da Volkswagen, um estudo europeu revela que nenhuma marca cumpre os limites mais recentes em vigor na Europa. Hoje circulam na Europa 29 milhões de carros a diesel a poluir acima do limite, dos quais 376 mil em Portugal.

Carros a gasolina também foram manipulados

Novembro 5, 2015

A manipulação de emissões poluentes de carros do grupo Volkswagen ameaça atingir novas proporções depois de o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, ter revelado que há 98 mil carros a gasolina afetados também pelo software fraudulento.

Ex-presidente da Volkswagem investigado pelo Ministério Público alemão

Setembro 28, 2015

Ministério Público alemão abriu uma investigação contra o ex-presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, pelo escândalo dos motores adulterados. 

Só na Alemanha Volkswagen falseou 2,8 milhões de automóveis

Setembro 25, 2015

São cerca de 2,8 milhões de veículos do grupo Volkswagen na Alemanha que estão equipados com os dispositivos que permitem falsear os testes de emissões poluentes.

Presidente da Volkswagen demitiu-se mas jura que nada sabia. Foto de Dave Pinter

Presidente demitido da Volkswagem com pensão e indemnização milionárias

Setembro 24, 2015

28,6 milhões de euros de pensão, dois pagamentos de 16,6 milhões, calcula a agência Bloomberg. BMW nega ter feito fraudes, mas Seat admite que instalou os mesmos motores em causa da Volswagen nos seus modelos, o que significa que os carros com software fraudador também foram vendidos na Europa.

Linha de montagem da Volkswagen em Dresden. Foto de Dave Pinter

O escândalo Volkswagen visto de perto

Setembro 24, 2015

Graças à fraude, estima-se que esta frota de carros possa ter lançado um excedente de 1 milhão de toneladas de poluentes na atmosfera por ano. Por Flavio Aguiar, Portal Inova ABCD

Volkswagen: Fraude afeta 11 milhões de veículos em todo o mundo

Setembro 22, 2015

A empresa, que anunciava carros a diesel 100% limpos, é acusada de manipular os testes de emissões de poluentes. Vendas destes veículos foram suspensas nos EUA e Canadá. Autoridades da Alemanha, França, Coreia do Sul e Itália estão a seguir o caso de perto.