Está aqui

Eleições Presidenciais dos EUA 2016

Trump reafirma vontade de expulsar até 3 milhões de imigrantes

Novembro 13, 2016

Na primeira entrevista de fundo após a eleição, Donald Trump diz manter a intenção de vedar a fronteira e expulsar milhões de imigrantes.

"Partido Democrata tem de ser arrancado aos neoliberais ou abandonado"

Novembro 13, 2016

Uma agenda de esquerda potente e intersectorial pode dirigir a indignação para o sítio certo.

Vitória de Trump: um perigo por detrás do muro iniciado por Clinton

Novembro 12, 2016

Em 1.100 km de fronteira entre os EUA e o México já existem muros e vedações. Este muro, mandado construir em 1994, no governo de Bill Clinton.

“Not my president”: Protestos nos EUA contra eleição de Trump

Novembro 10, 2016

Pelo menos 10 cidades norte americanas foram palco de protestos contra a eleição de Trump - Nova Iorque, Chicago, Richmond, Nova Orleães, Portland, Oakland, Los Angeles, Seatle, Boston e Washington. A comunidade educativa também está em alerta.

Marisa Matias: “A democracia está tomada pelo sistema financeiro”

Novembro 10, 2016

“A democracia está, desde há muito tempo, tomada pelo sistema financeiro e por grupos organizados. Esse é o problema. E Clinton representa também isso, e por isso é que não conseguiu demarcar-se de Trump”, sublinha a eurodeputada.

Bernie Sanders: "Trump aproveitou a raiva de uma classe média em declínio”

Novembro 10, 2016

Caso “Trump aplique políticas racistas, sexistas, xenófobas e prejudiciais para o ambiente, terá a nossa vigorosa oposição”, garante o senador socialista do Estado de Vermont.

Novo vice dos EUA, feroz opositor dos direitos das mulheres e das minorias

Novembro 10, 2016

Defensor dos “valores tradicionais da família”, Mike Pence acredita que a homossexualidade deve ser curada, recusa o direito à interrupção voluntária da gravidez e ataca o Planeamento Familiar. O número dois de Trump opõe-se ainda ao apoio aos refugiados sírios.

Donald Trump é uma extravagância ou o novo normal?

Novembro 9, 2016

Acabou a globalização feliz e abriu-se o cortinado sobre os escombros por detrás do palco. O século XXI será o tempo dos Trumps.

A vitória de Trump é também reflexo da ideia de que o mal menor por norma transforma-se em  mal maior, afirma o sindicalista. Foto do site da CGTP

EUA: Arménio Carlos afirma que resultados eleitorais são “angustiantes”

Novembro 9, 2016

No rescaldo nas eleições presidenciais norte-americanas, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, aconselhou os Governos que continuam a apostar na desvalorização do trabalho a olhar para os EUA e a "aprender com os erros dos outros".

Quem semeia ventos, colhe Trumps!

Novembro 9, 2016

A receita é simples e antiga: um discurso de ódio, populista e demagógico, que direcione o descontentamento da população para lhes conquistar o voto.

campanha

EUA: aumento do salário mínimo vence em quatro estados

Novembro 9, 2016

A proposta de aumento do salário mínimo venceu em todos os referendos desta terça-feira nos EUA.

Declaração de Trump na noite eleitoral, 8 de novembro de 2016 – Foto de Shawn Thew/Epa/Lusa

"Eleição de Trump é um perigo global"

Novembro 9, 2016

A Comissão Política do Bloco de Esquerda emitiu comunicado em que considera que a vitória eleitoral de Donald Trump é uma péssima notícia para os Estados Unidos e para o mundo.

Cartaz

Legalização da canábis vence referendos nos EUA

Novembro 9, 2016

Dos nove estados norte-americanos que referendaram a legalização para uso recreativo ou medicinal da canábis, apenas no Arizona a proposta foi derrotada.

A vitória do trumpismo

Novembro 9, 2016

O slogan central da campanha de Donald Trump - “Tornar a América grande outra vez” é um apelo ao nacionalismo profundo, ao nacionalismo do império.

Foto de Shawn Thew EPA/ Lusa

Donald Trump é o novo Presidente dos Estados Unidos

Novembro 9, 2016

O candidato do Partido Republicano, Donald Trump ganhou as eleições presidenciais norte-americanas tendo ultrapassado a barreira dos 270 grandes eleitores necessários para chegar à Casa Branca. Os republicanos ganharam também o Senado e a Câmara dos Representantes.

Jill Stein, candidata do Partido Verde às eleições presidenciais dos EUA de 2016

EUA: Sabia que existem mais partidos para além do Democrata e do Republicano?

Novembro 8, 2016

Se fossemos cidadãos norte-americanos, éramos mesmo obrigados a votar num destes dois candidatos? A resposta é simples: não. Por Rafael Pinheiro.

Donald Trump - foto de Gage Skidmore

Trump afastado do twitter pelos assessores

Novembro 7, 2016

Os assessores de Donald Trump conseguiram retirar-lhe a conta do twitter para o proteger dos seus próprios disparates e dos insultos e ameaças que publica.

Como Trump aconteceu

Outubro 23, 2016

O apoio a Donald Trump é baseado na raiva que vem da perda de confiança no governo. Mas as políticas propostas por ele fariam com que a situação piorasse. Por Joseph Stiglitz, Project Syndicate.