Está aqui

Dossier 228: Bloco na Europa presta contas

Bloco na Europa presta contas

Abril 21, 2014

Esta legislatura europeia ficou marcada pela crise económica e financeira e pelas respostas austeritárias impostas pela Comissão Europeia. O Bloco bateu-se contra a inevitabilidade e desobedeceu à Europa da austeridade. Este dossier pretende relembrar, com notícias da altura, aspetos marcantes do trabalho efetuado por Marisa Matias, Alda Sousa e Miguel Portas e pelo Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu, neste mandato.

Alda Sousa em reunião sobre os presos palestinianos

Abril 21, 2014

A eurodeputada Alda Sousa participou, em Ramalah, na conferência "Feedom & Dignity", Liberdade e Dignidade, sobre a situação degradante em que se encontram os presos políticos palestinianos nas mãos do Estado de Israel.

Ensaios Clínicos: as pessoas em primeiro lugar

Abril 21, 2014

A salvaguarda dos direitos dos doentes e dos cidadãos  nos ensaios clínicos parece ser uma questão de senso comum, mas na União Europeia só passa a sê-lo porque o Parlamento Europeu conseguiu reverter uma proposta da Comissão que “parecia escrita pela indústria farmacêutica”, afirmou a eurodeputada Alda Sousa.

Cortes nas despesas do Parlamento Europeu ameaçam o multilinguismo

Abril 21, 2014

 O relatório de previsão de receitas e despesas do Parlamento Europeu para 2014 admite um corte de mais de metade das despesas de tradução. A opção coloca em causa "o essencial", como o acesso dos cidadãos ao trabalho parlamentar, denunciou a eurodeputada Alda Sousa.

Alda Sousa foi considerada eurodeputada campeã pelo clima

Fevereiro 17, 2014

Alda Sousa e Marisa Matias são duas dos 7 eurodeputados portugueses que mais contribuíram para a defesa do clima e do meio ambiente durante o seu mandato no Parlamento Europeu. A bloquista Alda Sousa recebeu a pontuação máxima.

Lançada petição do Parlamento Europeu contra o referendo da coadoção

Janeiro 30, 2014

"Em democracia não se sujeita a plebiscito o exercício de direitos humanos. Em democracia não se deve referendar os direitos das minorias, porque estas não se podem confundir com a vontade das maiorias", diz a petição, que conta, entre os 10 primeiros signatários, com membros de todos os principais grupos políticos do Parlamento Europeu: Socialistas, PPE, Liberais, Verdes e GUE/NGL.

Asilo recusado a centenas de refugiados afegãos

Janeiro 23, 2014

Depois de terem sido expulsos de vários sítios, entre os quais a esquina do edifício do Parlamento Europeu, cerca de 200 afegãos, incluindo dezenas de crianças e mulheres, vivem actualmente num acampamento improvisado numa igreja, no centro de Bruxelas. O Governo belga recusa-se a conceder proteção internacional. Alda Sousa, eurodeputada do Bloco de Esquerda, e Gabi Zimmer, presidente do grupo parlamentar GUE/NGL, visitaram o local esta quinta-feira. Por Dalila Teixeira

Relatório de Marisa Matias dá novo fôlego à investigação científica na Europa

Novembro 21, 2013

Foi aprovado por larga maioria no Parlamento Europeu o relatório sobre o Programa Estratégico de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, da autoria de Marisa Matias. “Num cenário de acentuada crise económica, esta pode ser uma grande oportunidade para a Europa, através do investimento na investigação e na inovação”, afirmou a eurodeputada do Bloco. Artigo de Cláudia Oliveira.

Bloco denuncia dupla penalização que sofrem imigrantes portugueses no Luxemburgo

Novembro 13, 2013

Marisa Matias voltou a encontrar-se com os portugueses que vivem numa residência social no Luxemburgo, e acusou as autoridades do país de serem muito rígidas relativamente às regras do arrendamento, mas muito flexíveis quanto às leis do trabalho.

Eurodeputadas do Bloco exigem que Comissão Europeia explique "trabalho escravo"

Novembro 9, 2013

Marisa Matias e Alda Sousa exigiram que a Comissão Europeia se pronuncie sobre as situações de "trabalho escravo" denunciadas em vários países da União Europeia, incluindo Portugal, e salientaram que o que quer que esteja a ser feito para combater tais situações isso não está a resultar. Por Cláudia Oliveira

Aprovado relatório de Alda Sousa sobre assistência a vítimas de despedimentos coletivos

Julho 4, 2013

Foi aprovado pelo plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o Relatório de Alda Sousa relativo à mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para assistência técnica. Verbas são essenciais para simplificar o processo de candidatura e melhorar o acesso aos dados relevantes e, consequentemente, para uma implementação mais eficiente do próprio fundo no futuro.

Parlamento Europeu aprova relatório crítico do BCE da autoria de Marisa Matias

Janeiro 22, 2013

Foi aprovado um Relatório do Parlamento Europeu que procedia à avaliação do BCE durante o ano de 2011, da autoria da deputada Marisa Matias. Pela primeira vez o Parlamento Europeu aprovou um relatório com uma visão crítica do mandato do BCE e do papel deste na atual crise económica e financeira. Após a votação em plenário, Marisa Matias pediu para retirar o nome do relatório final já que todas as referências críticas ao BCE enquanto membro da Troika foram chumbadas na votação em plenário.

Relatório de Alda Sousa proporciona apoio a mil trabalhadores despedidos pela Nokia

Dezembro 14, 2012

O Parlamento Europeu aprovou um conjunto de sete relatórios relativos à mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, destinado a trabalhadores vítimas de despedimentos coletivos, entre os quais o de Alda Sousa. O relatório da eurodeputada visa permitir a assistência a mil trabalhadores, vítimas de despedimento da Nokia em Salo, Finlândia.

Bloco apresentou proposta para rejeitar o ACTA

Fevereiro 18, 2012

O Governo Português assinou  o ACTA. Em Novembro de 2010, Marisa Matias foi signatária de uma importante resolução sobre o ACTA que dividiu o plenário e que acabou rejeitada por uma margem mínima no Parlamento Europeu. O Bloco votou contra o Acordo Comercial Anticontrafação no PE.

Marisa Matias eurodeputada do ano na Saúde

Novembro 30, 2011

Marisa Matias foi eleita eurodeputada do ano no sector da Saúde numa votação feita pelos deputados do Parlamento Europeu organizada pela revista The Parliament Magazine.

Gaza: o tempo para as palavras passou

Novembro 23, 2011

Marisa Matias esteve em Gaza, integrando a delegação organizada pelo Conselho para as Relações Europeias e Palestinianas para observar as consequências do bloqueio israelita à região. A eurodeputada bloquista interveio na apresentação da resolução pedindo o fim do cerco a Gaza. Por Nelson Peralta, em Gaza.

Vítimas húngaras das lamas vermelhas ganharam voz

Outubro 20, 2011

As famílias tiveram voz pela primeira vez num espaço que lhes foi proporcionado pela eurodeputada Marisa Matias no Parlamento Europeu e os seus relatos revelaram uma situação escabrosa numa União Europeia que se proclama, a todo o momento, campeã de direitos humanos.

Miguel Portas: Aumentos de salários de eurodeputados são “indecentes”

Abril 8, 2011

Uma maioria do Parlamento Europeu formada por conservadores e socialistas, o Bloco Central, aprovou o "relatório Fernandes" (deputado do PSD) através do qual os eurodeputados aumentam os seus salários, subsídios e despesas e continuam a viajar em classe executiva.

Medicamentos falsificados: Bloco deixa a sua marca

Fevereiro 17, 2011

Pela segunda vez em 25 anos de adesão, um eurodeputado português é responsável por uma directiva-quadro. A legislação elaborada e negociada pelo Bloco de Esquerda será agora transposta directamente para a lei dos 27 Estados-Membros.

Aprovada directiva proposta pelo Bloco sobre medicamentos falsificados

Fevereiro 16, 2011

Foi aprovada a directiva-quadro proposta pela eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias "para impedir a introdução, na cadeia de abastecimento legal, de medicamentos falsificados no que diz respeito a sua identidade, história ou origem".

Alzheimer: Relatório de Marisa Matias aprovado

Janeiro 19, 2011

Foi aprovado o relatório “sobre a iniciativa europeia em matéria de doença de Alzheimer e outras demência” na sessão plenária do Parlamento Europeu com apenas seis votos contra e seis abstenções em 658 votantes.

Eurodeputados solidários com activista sarauí

Dezembro 19, 2009

Um grupo de eurodeputados, entre os quais Miguel Portas e Ana Gomes, lançou uma petição de apoio a Aminatou Haidar, activista dos direitos humanos expulsa de Marrocos e actualmente em greve de fome no aeroporto de Lanzarote.