Está aqui

Dossier 057: Software Livre

Dossier Software Livre

Outubro 19, 2007

Lentamente, atrasado em relação a outros países como o Brasil, o software livre vai abrindo o seu caminho em Portugal, como veio demonstrar a recente realização do I Fórum do Software Livre em Lisboa. É assim natural que o Esquerda.net abra o seu dossier a este tema.

Encontro no I FSL contribui para a integração Brasil-Portugal

Outubro 19, 2007

O I Fórum de Software Livre, que contou com 3 auditórios simultâneos e mais de 40 intervenções por oradores Portugueses, Espanhóis, Alemães e Brasileiros com aproximadamente 200 congressistas aconteceu em grande. O público foi surpreendido com a interacção e reciprocidade com que a Comunidade de Software Livre funcionava.

Mais liberdade e mais responsabilidade

Outubro 19, 2007

Nesta intervenção de João Miguel Neves sobre o software livre e educação, o dirigente da Ansol afirma que o software livre nas escolas pode e deve ser aproveitado como uma ferramenta de formação integral do aluno, e potencialmente da própria escola e docência. O projecto Escolas Livres foi criado por membros da Comunidade Ubuntu-PT, ANSOL, entre outros, com os objectivos de promover a adopção de software livre nas escolas portuguesas; promover a utilização de software livre educativo e de gestão escolar; estabelecer um local comum para a discussão e partilha de informações sobre Software Livre nas escolas; contribuir com traduções para português de aplicações educativas. O projecto está aberto a todos, professores, administradores de sistemas, alunos, membros da comunidade software livre, ou outras pessoas interessadas.

Manifesto das Cidades Abertas

Outubro 19, 2007

Nove cidades holandesas entre as quais Almere, Assen, Eindhoven, Enschede, Groningen, Haarlem, Haia, Leeuwarden e Nijmegen publicaram um Manifesto das Cidades Abertas em que definem as suas regras futuras em termos de contratação de Tecnologias de Informação e Comunicação. São normas exemplares e que deveriam ser seguidas em todas as administrações públicas. Independência dos vendedores: Todas as soluções devem funcionar igualmente bem em diferentes plataformas. Deverá ser possível a opção de fornecedores diferentes para a manutenção e suporte de cada solução.

O que é o Software Livre?

Outubro 19, 2007

De que falamos quando falamos de software livre? Software livre é o mesmo que software grátis? Software livre e open source é a mesma coisa? O que é licença GPL? O que são as quatro liberdades do software livre? Esclareça os conceitos e tire as suas dúvidas neste texto de Georg Greve, da FSF Europe, retirado do site da Associação Nacional para o Software Livre (Ansol).

Ubuntu na biblioteca

Outubro 19, 2007

Uma bibliotecária de Washington, Vermont, EUA, fartou-se de ter diferentes sistemas operativos nos computadores da biblioteca e decidiu instalar a distribuição mais popular do Linux, o Ubuntu, em todos. E documentou tudo em vídeo. Não teve grande trabalho, como se pode ver. E no final, além do sistema operativo, já tinha o open office instalado e muitos outros programas úteis.

A Internet é um grande software livre

Outubro 17, 2007

Nesta entrevista à revista A Rede, o brasileiro Marcelo D'Elia Branco, assessor de estratégia para o desenvolvimento de software livre, na secretaria da Sociedade da Informação do governo da Catalunha, defende que a revolução tecnológica actual está a produzir novas formas de relacionamento social e económico, a partir da Internet e da produção em rede. Ele lembra que a Internet é um grande software livre. "Os protocolos que fazem a internet funcionar são de domínio público; ninguém paga licenças, ninguém paga royalties, nada é patenteado. A Internet é um grande êxito do software livre e os seus criadores são os mesmos criadores do software livre."

É o modelo, estúpido!

Outubro 17, 2007

Um estratega da campanha de Bill Clinton em 1992 pendurou no seu gabinete a frase: ``É a economia, estúpido!''.
A sua ideia era mostrar aos restantes colaboradores da campanha que tudo se relacionava directamente ou indirectamente com a economia: desemprego, inovação, indústria ou segurança social. Os eleitores acabam por votar em quem cuja capacidade de fazer a economia crescer inspirar mais confiança.

Open Source é tão eficiente e rápido quanto o Close Source, mas muito mais barato

Outubro 17, 2007

Ex-professor universitário da Monash University (Austrália), vencedor do Larry Wall Award for Pratical Utility em 1998, 1999 e 2000, doutorado em Ciências da Computação, autor dos livros «Object Oriented Perl» e «Perl Best Practices» e arquitecto do Perl 6 (uma linguagem de programação), Damian Conway veio a Portugal a convite da log e falou ao iGOV sobre a importância do Open Source na Administração Pública. E deixou alguns conselhos ao Governo português.