Está aqui

Despenalização da morte assistida

Teresa Pizarro Beleza na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 20, 2018

Intervenção de Teresa Pizarro Beleza na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Pedro Bacelar de Vasconcelos na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 18, 2018

Intervenção de Pedro Bacelar de Vasconcelos na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Alexandre Quintanilha na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 16, 2018

Intervenção de Alexandre Quintanilha na abertura da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Francisco George na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 14, 2018

Intervenção de Francisco George na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Machado Caetano na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 13, 2018

Intervenção de Machado Caetano, médico e professor que presidiu à Comissão Nacional de Luta contra a SIDA, na abertura da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

João Semedo na conferência sobre despenalização da morte assistida

Fevereiro 10, 2018

Intervenção de João Semedo na abertura da conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

Despenalização da morte assistida: proposta entregue na AR

Fevereiro 6, 2018

Na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, José Manuel Pureza resumiu o projeto de lei do Bloco que deu entrada esta terça-feira no parlamento.

Ex-diretor geral de Saúde alerta para "abusos” no prolongamento da vida, sobretudo no privado

Fevereiro 4, 2018

Durante a conferência sobre a despenalização da morte assistida, promovida pelo Bloco, Francisco George defendeu que “esta lei tem de ser aprovada no interesse público". A iniciativa contou com debates sobre as implicações biomédicas da morte assistida, a legislação de um direito e a resposta política a dar à lei atual.

“O país humaniza-se quando permite a escolha de quem está em sofrimento”

Fevereiro 3, 2018

Durante o encerramento da conferência sobre a despenalização da morte assistida, Catarina Martins afirmou que “é sobre a nossa capacidade de respeitar o direito das pessoas no fim de vida que falamos nesta iniciativa”. Proposta do Bloco é entregue esta semana no Parlamento.

Testamento vital aprovado em Itália

Dezembro 14, 2017

O Senado italiano aprovou esta quinta-feira por larga maioria a lei do testamento vital. Na Austrália, o estado de Victoria tornou-se o primeiro a legalizar a morte assistida.

Bloco apresentou anteprojeto de despenalização da morte assistida - Foto de _alberto_biscalchin_fkr

Bloco apresenta anteprojeto de lei de despenalização da morte assistida

Fevereiro 15, 2017

Na apresentação, José Manuel Pureza salientou: “O desafio que estamos aqui a assumir é o da ampliação dos direitos, da tolerância e da razoabilidade na sociedade portuguesa”.

Bloco apresenta anteprojeto de lei de despenalização da morte assistida nesta quarta-feira, 15 de fevereiro

Apresentação de anteprojeto de lei de despenalização da morte assistida

Fevereiro 14, 2017

Nesta quarta-feira, o Bloco de Esquerda promove uma audição pública na AR às 18h com a participação de Inês Godinho, João Semedo e José Manuel Pureza, onde será apresentado o anteprojeto de lei de despenalização da morte assistida, do Bloco de Esquerda.

Desmond Tutu: “Quando chegar a minha hora, quero ter a escolha da morte assistida”

Outubro 9, 2016

Na véspera do seu 85º aniversário, o Nobel da Paz sul-africano e Arcebispo emérito da Cidade do Cabo afirma que o direito a morrer com dignidade faz parte da “compaixão que está no centro dos valores cristãos”. Leia aqui o artigo de Desmond Tutu, publicado no Washington Post.

Morte assistida em debate este sábado em Lisboa

Abril 1, 2016

O movimento cívico pela despenalização da morte assistida promove este sábado uma sessão pública às 17h na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Ao início da tarde terá lugar uma assembleia do movimento.

Morte Digna

Março 12, 2016

Em Portugal está aberto o debate sobre a despenalização da morte assistida. Em causa está um direito fundamental: o direito a morrer com dignidade, à autonomia e liberdade individual de cada um e de cada uma. Dossier organizado por Mariana Carneiro.  

"Está na altura de reconhecermos o direito à morte assistida"

Março 1, 2016

José Manuel Pureza: "Cada homem e cada mulher tem o direito a fazer todas as escolhas que entendem que são relevantes para as suas vidas".

"Eutanásia já é praticada nos hospitais públicos", avança Bastonária dos Enfermeiros

Fevereiro 28, 2016

Durante o programa “Em Nome da Lei”, da Rádio Renascença, Ana Rita Cavaco sublinhou que viu “casos em que médicos sugeriram administrar insulina àqueles doentes [terminais] para lhes provocar um coma insulínico”.

Em nome de uma ética da liberdade e da tolerância, digo sim à morte assistida

Fevereiro 23, 2016

Defendo a morte assistida (eutanásia e suicídio medicamente assistido) porque defendo a minha liberdade e a de todos.

Em menos de dois dias, petição para a Despenalização da Morte Assistida ultrapassa 4.500 assinaturas

Fevereiro 22, 2016

A petição precisava de alcançar as 4 mil assinaturas para ser discutida na Assembleia da República. Esse objetivo foi ultrapassado menos de 48h depois de a subscrição do documento ter sido tornada pública.

Eutanásia, a escolha que não é escolha

Fevereiro 22, 2016

A eutanásia deve ser vista como uma possibilidade de escolha, em que a pessoa se auto-determina sobre a mesma.

O direito a decidir

Fevereiro 21, 2016

Cada homem e cada mulher têm o direito de decidir, em liberdade e em consciência, que a sua vida se completou, quando o que têm pela frente, irreversivelmente, é apenas a sobrevivência do corpo num caminho de degradação crescente.

A prepotência de uns contra a liberdade dos outros

Fevereiro 19, 2016

Bastou o Manifesto “Direito a morrer com dignidade” para a prepotência de matriz conservadora vir a terreiro com tudo o que de pior tem a política portuguesa.

Nunca é tarde…

Fevereiro 17, 2016

Nunca é tarde para tudo fazer no sentido de garantir a possibilidade a qualquer pessoa de exercer um direito fundamental. E na questão da Morte Assistida, é tão-somente disso que se trata.

Referendo sobre morte assistida é “virar a democracia contra ela própria”

Fevereiro 11, 2016

João Semedo, dirigente do Bloco, afirma que a defesa de um referendo sobre a morte assistida tem como objetivo evitar a discussão e adiar a solução da despenalização da morte assistida.

Vive e permite morrer

Fevereiro 11, 2016

É imperioso caminhar para a despenalização e regulamentação da morte assistida.