O que é a Estabilidade?

A elite burguesa em Portugal vende-nos a sua estabilidade como sendo a nossa. Para eles continuarem estáveis no poder político, económico e social, a nossa vida tem de ser instável.

A elite burguesa em Portugal vende-nos a sua estabilidade como sendo a nossa. Para eles continuarem estáveis no poder político, económico e social, a nossa vida tem de ser instável.

Na Palestina, quando um tanque israelita entra numa zona residencial espalhando o terror e os adolescentes respondem com a sua única arma, pedras, é considerado uma "ameaça à estabilidade". Prender os jovens que defendem como podem o seu bairro, a sua vida, já é considerado "restabelecer a ordem", o regresso à esmagadora estabilidade.

No Egipto, na Líbia, na Tunísia, no Iémen, a estabilidade era sinónimo de ditadura até há poucas semanas. E os EUA, a UE, a NATO, entre outros, nunca esconderam o descarado apoio aos ditadores que oprimiam o seu povo na fome, na miséria, na abstinência democrática absoluta, queimando o erário público em festas "à lá Berlusconi" dia sim, dia sim. Mas nesses países há agora uma ameaça à estabilidade: as pessoas.

As pessoas revoltaram-se contra a estabilidade ditatorial. A estabilidade sanguinária que lhes sugava a vida, exigindo o seu trabalho e o seu silêncio em prol duma elite muito estável. Aos milhões, encheram as ruas da alegria que é lutar pela liberdade.

A (in)discutível estabilidade entra pelas nossas casas todos os dias. Entra pela televisão, pelos jornais, comentários e editoriais alheados da realidade que nos falam da necessidade extrema de mantermos esta estabilidade, esta segurança, em qualquer país, em qualquer cidade, em qualquer lar. É melhor não nos queixarmos muito porque se falarmos demais, "o pior ainda pode estar para vir".

A elite burguesa em Portugal vende-nos a sua estabilidade como sendo a nossa. Para eles continuarem estáveis no poder político, económico e social, a nossa vida tem de ser instável. E a ditadura opinativa da comunicação social faz-nos crer. Crer que a solução para acalmar os mercados são estágios não-remunerados, precariedade, dívida à segurança social, terceira propina mais cara da Europa, cortes nas bolsas, cortes nos salários. E surpreendentemente, mesmo assim, os juros continuam estavelmente a subir.

A estabilidade é um conceito relativo e opressor, que nos faz viver no medo. O medo dos mercados, do FMI, da Direita, da dívida pública. A estabilidade é o conformismo, é aceitar o que uns decidem porque "são todos iguais" e porque é "inevitável". Mas os povos árabes disseram-nos claramente: quando tanques nos esmagam a vida, temos de responder com pedras.

Esta estabilidade que nos esmaga tem de ser derrubada. Se todos os precários, desempregados, explorados, oprimidos e estudantes "à rasca" derem as mãos, o país vai tremer.


Comentários

Submeter um novo comentário

A privacidade deste campo é garantida e o seu conteúdo não será exibido.

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <p> <br> <b> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd> <img> <hr> <i> <border> <embed> <a href> <sup> <img style> <table> <tbody> <tr> <td><div><!--break-->
  • You may embed videos from the following providers . Just add the video URL to your textarea in the place where you would like the video to appear, i.e. http://www.youtube.com/watch?v=pw0jmvdh.
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Insert Flickr images: [flickr-photo:id=230452326,size=s] or [flickr-photoset:id=72157594262419167,size=m].
  • You may use <swf file="song.mp3"> to display Flash files inline
  • Add tooltips to text. Usage [tip:Text to highlight=The tooltip's content]

More information about formatting options

CAPTCHA
Esta questão é necessária para evitar a acção dos robots usados pelos spammers
Image CAPTCHA
Tenha em atenção as letras maiúsculas e minúsculas