Está aqui

Vitalino Canas: Alegre “dividirá seriamente” o PS

O dirigente socialista Vitalino Canas afirmou que uma candidatura de Manuel Alegre à PR O dirigente socialista Vitalino Canas afirmou que uma candidatura de Manuel Alegre à PR "dividirá seriamente" o partido. José Lello já disse que não apoia o histórico socialista, ao contrário de Vera Jardim e Carlos César.

 

O Partido Socialista afirmou este sábado, pela voz de Francisco Assis, que "respeita e regista" a intenção de Manuel Alegre se candidatar à Presidência da República, mas que o partido só tomará uma decisão no tempo próprio. No entanto, a imprensa vai registando tomadas de posição de vários dirigentes do partido que não espelham consenso.

Vitalino Canas, ex-porta-voz do PS, já disse que uma candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República "dividirá seriamente" o partido, preferindo nomes capazes de conquistar votos ao centro e à esquerda, como Ferro Rodrigues e António Guterres que considera serem "nomes incontestáveis dentro do partido e que o uniriam".

Segundo a Lusa, para contornar ambiguidades, Vitalino Canas concluiu que "O PS deveria apresentar um candidato forte e a minha inclinação não é de facto para o Dr. Manuel Alegre."

O dirigente socialista disse ainda que a legitimidade da disponibilidade manifestada por Alegre "não está em causa", mas criticou a altura escolhida pelo histórico socialista para o anúncio, afirmando que "Se Manuel Alegre deseja ter apoios do PS creio que o "timing" não é adequado já que é manifesto que o PS não fez ainda nenhuma reflexão sobre o assunto. O anúncio é precipitado".

Também o dirigente socialista José Lello afirmou que não se vai empenhar numa candidatura de Manuel Alegre às eleições presidenciais de 2011. “Não posso comentar uma coisa que é a ele que lhe diz respeito. Não me empenharei nem vou obstacularizar [a candidatura], é um problema dele. Não sou entusiasta dessa candidatura, portanto é-me relativamente indiferente”, afirmou José Lello ao Público, clarificando a sua posição.

Segundo o Público, o presidente da distrital de Setúbal do PS, Vítor Ramalho, afirmou não poder comentar “algo que ainda não existe”, enquanto o líder do PS/Coimbra, Vítor Baptista, sublinhou que a disponibilidade manifestada por Manuel Alegre não constitui uma surpresa, recusando anunciar se vai apoiar o histórico socialista, apesar de reconhecer que Alegre vai “garantidamente” ter apoios em Coimbra.

Também Renato Sampaio, presidente da Federação Distrital do Porto do PS, afirmou apenas que a sua posição “é a posição oficial do partido”, recusando fazer mais comentários. Já para o presidente da Associação Nacional dos Autarcas Socialistas, Rui Solheiro, a candidatura de Alegre “era esperada e nunca saiu do terreno”.

No entanto, o deputado socialista Vera Jardim congratulou-se este sábado com a disponibilidade de Manuel Alegre para se candidatar à Presidência da República, elogiando esta acção como um "acto de coragem cívica”. Vera Jardim considera que Alegre constituí uma figura política com "perfil" e "ambição", o que considera “muito importante especialmente nesta época difícil que o país atravessa ", afirmou à Lusa.

O presidente do PS/Açores, Carlos César, também manifestou satisfação pela disponibilidade de Manuel Alegre se candidatar às eleições presidenciais, frisando que a sua candidatura “vai muito além do PS” e pode agregar os que não se revêem em Cavaco Silva.

À Lusa declarou que “A candidatura de Manuel Alegre pode não satisfazer todos os socialistas, mas vai muito além do PS”, defendendo que ela “representa a opinião dos que não se revêem no mandato de Cavaco Silva”.

Termos relacionados Política