Polónia: Jerónimo Martins explora e humilha trabalhadores
03-Sep-2008
Cavaco Silva elegeu como exemplo na Polónia a mega-cadeia de supermercados Biedronka, detida a 100% pela Jerónimo Martins (dona do Pingo Doce e do Feira Nova). A Biedronka (cujo símbolo é uma joaninha) está na Polónia há mais de 10 anos e soma inúmeros atropelos aos direitos dos trabalhadores que correm na barra dos tribunais. Entre os escândalos estão horários de trabalho de 12 horas por dia (pagando apenas 8 horas), e a morte de uma mulher devido a trabalhos forçados.
Detida a 100 por cento pelo Grupo Jerónimo Martins, a Biedronka é actualmente a maior cadeia de retalho alimentar da Polónia, composta por cerca de 1100 lojas que empregam mais de 22 mil colaboradores, estando presente em mais de 500 cidades por todo o país. No primeiro semestre de 2008, a Biedronka apresentou um crescimento de 52 por cento das vendas totais, que atingiram os 1.618,8 milhões de euros. Esta terça-feira à tarde Cavaco Silva visita a loja mil da Biedronka, inaugurada no ano passado.
Cavaco elege a Biedronka como exemplo, mas a Fundação de Helsínkia para os Direitos Humanos, organização não governamental presente em Varsóvia desde 1993, define a empresa como "o símbolo do abuso dos direitos dos trabalhadores na Polónia". Só num ano a Inspecção Geral do trabalho contabilizou 3813 violações das normas laborais.
A forma como Biedronka trata os trabalhadores é bem conhecida na Polónia e tem sido sujeito a numerosos artigos e reportagens de TV . Uma das ilegalidades mais cometida pela Biedronka prende-se com o não pagamento de horas estraordinárias, obrigando os trabalhadores a laborarem mais de 12 horas, enquanto paga apenas oito. Mas em 2004, o escândalo rebentou com a denúncia de uma das trabalhadoras, que acabaria por ganhar em tribunal. Todos os meses trabalhava 300 horas em vez de 170 e não tinha folgas (lê a entrevista no Diário de Notícias).
Além das horas extra por pagar, a Inspecção Geral do Trabalho descobriu também que os salários dos trabalhadores eram reduzidos por diversos meios ilegais, e que empregadas do sexo feminino eram obrigadas a erguer pesos que ultrapassavam as normas de saúde e de segurança. Num caso, uma trabalhadora com 21 anos, morreu depois de ter erguido pesos pesados, por falta de equipamentos apropriados. Outra trabalhadora que fez este tipo de trabalho enquanto grávida teve um aborto espontâneo. Ganhava 200 euros por mês. Além de trágica, a situação é também caricata: a própria Jerónimo Martins escrevia nos contratos que as trabalhadoras deviam consumir até 1000 calorias por dia no local de trabalho para conseguirem levantar os pesos.
Luís Palha, um dos empresários da Jerónimo Martins que integra a comitiva do Presidente da República na visita oficial do chefe de Estado à Polónia, manifesta satisfação com o desempenho da Biedronka. "Houve alguns momentos menos bons, mas agora estamos a recolher os frutos", referiu em declarações à Agência Lusa
O rol de ilegalidades no abuso ostensivo dos direitos dos trabalhadores pela Jerónimo Martins na Polónia pode ser consultado num dossier sobre o assunto, traduzido para português aqui. O Esquerda.net agradece também a Bogusław Ziętek e Kuba Puchan, membros do Sindicato polaco "Agosto 80", que disponibilizaram informação sobre este assunto.
OE 2010
No próximo dia 12 de Março, o parlamento vota a Proposta de Lei do OE 2010 apresentada pelo governo. Este dossier discute as opções desta proposta.
Ler Mais
Transparência nas listas de espera dos Equipamentos Sociais O
Estado tem a obrigação de promover a criação dos equipamentos
sociais em falta e pode projectar anualmente essas necessidades a
partir de uma rigorosa gestão das listas de espera.
Artigo de
Helena Pinto Ler Mais e Comentar...
Os call centers e a exploração descentralizada Com a edificação de
mais esta catedral do trabalho intensivo e da precariedade laboral,
são já 22 os call centers ao serviço da PT em todo o país.
Artigo
de Tiago Gillot Ler Mais e Comentar...
Esquerda 37: Pelo alargamento do subsídio de desemprego
Deveria haver um bom motor de busca [Continuamos a publicar os depoimentos dos leitores] Visito o Esquerda.net 1 a
2 vezes por semana. Leio sobretudo notícias pouco ou nada
cobertas pela imprensa corrente, artigos de opinião de alguns
nomes que me interessam mais, às vezes os Sons da terra e
podcasts sobre eventos do BE ou entrevistas, dependendo do tema.
A minha proposta é para todos os
sites do BE: deveria haver um bom motor de busca (o do próprio
software é muito débil e induz em erro) que permita
pesquisas simples ou mais avançadas (booleanas, palavras
adjacentes, por exemplo). O Copernic é um bom motor, freeware
e creio que poderá ser usado como add-on neste
software. É preciso testar e ver o resultado. À medida
que crescer o fundo de notícias, precisamos cada vez mais de
explorar a totalidade, retrospectivamente e, idealmente,
independentemente do tipo de ficheiro que as suporte (texto, imagem,
som). Seria um bom recurso de formação e difusão.