Que fazia a bandeira portuguesa no navio israelita capturado pelo Irão?

7 horas 15 minutos atrás

O registo de navios no offshore da Madeira disparou nos últimos dez anos, ultrapassando hoje os 900. A venda de Portugal como “bandeira de conveniência” associa o país a negócios que ninguém escrutina. É o caso do bilionário israelita cujo cargueiro foi apresado pelo Irão, colocando o Estado português no centro de uma crise diplomática.

Transição Energética e Armazenamento de Energia. Nem temos, nem queremos saber

Apostar no conhecimento dos nossos recursos geológicos e na capacidade de armazenamento de energia na subsuperfície é, não apenas um aspecto fundamental para o caminho da sustentabilidade, mas também uma ferramenta essencial para uma maior independência energética de cariz ambiental e socialmente sustentável.

Votação no Parlamento Europeu.
Política

Direita insurgiu-se contra o Qatargate e a seguir bloqueou mais transparência para os eurodeputados

2 horas atrás

Investigação jornalística mostra como são os grupos da direita que mais votam contra medidas para aumentar a transparência dos eurodeputados. Entre os partidos portugueses, Bloco foi o único a votar sempre no sentido recomendado pelas ONG europeias pró-transparência.

Funcionários da UNRWA inspecionam instalações da agência destruídas em  Khan Younis

ONU acusa Israel de torturar funcionários para confessarem ligações ao Hamas

3 horas atrás

Relatório da agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos inclui testemunhos de funcionários detidos por Israel, que relatam espancamentos e ameaças para os obrigar a fazer confissões falsas.

Audição Parlamentar dos trabalhadores das plataformas.
Política

Trabalhadores das plataformas revoltados contra agravamento das condições de trabalho

5 horas atrás

“Muito quilómetro para pouco dinheiro: direitos para motoristas e estafetas das plataformas” foi o lema da audição que levou estafetas e motoristas TVDE ao Parlamento. No dia em que o Bloco levou um projeto a debate, Mariana Mortágua defendeu que a economia das plataformas não pode significar um regresso ao “salve-se quem puder”.

IP3. Foto Interior do Avesso.

PSD já fala em portagens no IP3

5 horas atrás

Os deputados eleitos por Viseu do PSD falam em colocar portagens na IP3 como solução para terminar as obras entre Santa Comba Dão e Coimbra. Por Interior do Avesso.

Opiniões

Objeção de consciência

Face à ideia de que a guerra é um estado natural, a única resposta é a objeção de consciência à obediência acrítica, à hierarquia, à destruição, à morte. Serviço Militar Obrigatório? Cá estaremos para lhe desobedecer.

Um concelho em passo lento

Ao invés de apresentar um plano concreto e que dê respostas a estas questões, a Câmara Municipal de Barcelos limita-se a copiar propostas de outros municípios, apresentando medidas a conta-gotas que apenas retiram dinheiro aos contribuintes e de nada servem para mudar a situação.

Vivam as avós do clima

Neste ambiente de anestesia e de distorção, a acusação política e o alerta das “avós do clima” é um grito de lucidez.

Os Cantos da Casa

Jorge Cruz n' Os Cantos da Casa

8 Abril

Jorge Cruz ― Transumante, 2024.

Mayu ― Circum Mundum, 2023.

Maria Guinot ― Essa palavra mulher, 1988.

Concordis ― Encontros, 2018.

Luís Galrito ― Nós e os outros, 2023.

Edição nº 419, de 6 de abril de 2024

Quatro e Vinte

Houve festa em Berlim com a chegada da legalização da canábis

4 Abril

Ouça esta e outras notícias em destaque no noticiário quinzenal da atualidade canábica.

Alta Voz

Adam Smith – 300 anos depois

2 Abril

Michael Krätke mostra como os liberais de hoje fabricam um Smith que não existiu, ignorando a sua atitude muito ambivalente em relação ao capitalismo, o seu profundo ceticismo face às consequências da acumulação de capital e da apropriação privada da terra. Um artigo lido por Carlos Carujo.

Bandeirão pendurado num edifício onde se lê Palestina Vencerá.
Sociedade

O que podes fazer contra o genocídio na Palestina?

22 de Novembro 2023

O sentimento de impotência que todas e todos sentimos perante a barbárie de Israel na Faixa de Gaza pode e deve ser transformado em ação. Aqui está uma lista de iniciativas às quais te podes associar.

Não ao pacto das migrações - Anabela Rodrigues | 2024.04.10

parlamentos

Na sua primeira intervenção no plenário do Parlamento Europeu, Anabela Rodrigues opôs-se ao pacto que vem tornar mais dramática a vida de milhões de pessoas dentro e fora da UE.

18 Abril

Mais informações
Vila Verde, Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, segunda a sexta 09h30-13h00 e 14h30-18h30.

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Mais informações.
Lisboa, Torreão Nascente da Cordoaria Nacional , 10h-13h e 14h-18h.

Mais informações
Vila Nova de Famalicão, Fundação Cupertino de Miranda, 10h00-12h30 e 14h00-18h00.

Mais informações
Lisboa, Museu do Aljube Resistência e Liberdade, 10h00-18h00.

Curadoria do coletivo (un)common ground. Mais informações
Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, terça a sexta 10h-17h; sábado e domingo: 11h-18h.

No âmbito do ciclo "Ir ao cinema em 1974". Mais informações
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 15h30 e 19h00.

Braga, Livraria Centésima Página, 18h30

25 anos do Bloco de Esquerda: uma cronologia

28 de Fevereiro 2024

No 25º aniversário do Bloco, publicamos esta cronologia com momentos importantes e iniciativas em que o partido deixou a sua marca na sociedade portuguesa.

Dossier

A fadiga do tempo roubou a empatia e a atenção inicial. A guerra na Ucrânia foi normalizada mas os números de vítimas e de estragos acumulam-se. Neste dossier, damos voz à esquerda e aos movimentos sociais ucranianos sobre o que se passa no seu país. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Subscrever Newsletter