Dossier: Troika: Há 3 anos a tratar-nos da Saúde

Com o intervenção da troika intensificaram-se os cortes orçamentais, os despedimentos de profissionais do Serviço Nacional de Saúde e a precarização laboral. Neste mesmo período, os grupos privados de saúde viram os seus lucros a subir. A receita da troika e do governo da direita colocou o SNS à beira do colapso e com isso agravou a saúde dos portugueses.

Comentando as declarações de Pedro Passos Coelho à SIC, a deputada do Bloco Mariana Mortágua frisou que “a entrevista a que hoje assistimos revela um primeiro insensível e cruel não preocupado com o futuro e o bem-estar da população do país mas também um primeiro-ministro agarrado ao poder”.

Justiça considera Zara responsável por escravidão e a empresa pode entrar na "lista suja”

A tentativa da Zara de anular na justiça os autos de infração da fiscalização que, em 2011, resultou na libertação de 15 trabalhadores em condições análogas às de escravos fracassou na primeira instância. Na sentença, o juiz afirma que houve “fraude escancarada” no outsourcing e que a subordinação é clara. Empresa diz que irá recorrer e insiste em culpar a intermediária. Artigo de Daniel Santini.

Ferroviários em greve contra fusão da Refer com a Estradas de Portugal

Os trabalhadores da CP e CP Carga vão juntar-se aos da Refer numa greve geral ferroviária marcada para 8 de maio. A decisão foi tomada após uma reunião em que a administração da Refer deixou as preocupações dos trabalhadores sem resposta.

"UE não pode financiar incineradora na ilha Terceira", defende Bloco/Açores

O coordenador do Bloco/Açores diz que não faz sentido que a União Europeia financie um projeto que irá pôr em causa as metas comunitárias de reciclagem para 2020. 

“O BCE é a instituição não-democrática mais poderosa do mundo”

O Parlamento Europeu debate esta terça-feira o pacote legislativo da União Bancária. Para Marisa Matias, ela é o melhor exemplo da promessa falhada de pôr a finança na ordem, depois da Europa ter gasto 26% do seu PIB a salvar a banca.

Bloco quer explicações sobre negócio ruinoso com locomotivas alemãs

O Estado português gastou 100 milhões de euros em 25 locomotivas num concurso polémico ganho pela Siemens. Ao mesmo tempo remodelava 26 locomotivas da CP, que agora vão para abate, apesar de estarem aptas a circular.

Corrupção: só 6% dos casos resultaram em condenação

Das 554 decisões judiciais desde 2008 que foram reportadas ao Conselho de Prevenção da Corrupção, apenas 33 serviram para condenar os corruptos.

Prémio Pulitzer de serviço público vai para a divulgação da vigilância da NSA

As reportagens com base nas informações reveladas por Edward Snowden valeram ao Guardian e Washington Post o galardão mais importante do jornalismo norte-americano.

VIH e políticas de saúde

Gastamos em tratamentos (medicamentos, análises, pessoal técnico de saúde, etc.) mais de 300 milhões de euros por ano e alocamos menos de 5 milhões na área da prevenção. Tal como noutras situações, continuamos a reagir em vez de prevenir. Artigo de Luis Mendão, Daniel Simões e Rosa Freitas

IPCC: mitigar as alterações climáticas custaria menos do que se pensa

O relatório divugado este domingo pelos cientistas do Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas da ONU diz que o preço a pagar para adotar as tecnologias e ações necessárias para limitar o aquecimento global em 2ºC até ao fim do século é de 0,06% do crescimento económico anual do planeta. Artigo de Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil. 

Opinião

O chamado Documento de Estratégia Orçamental para os próximos quatro anos, acorrenta Portugal à austeridade comandada pelos interesses das instituições europeias, com a necessidade de cortar dois mil e quinhentos milhões de euros de despesa.

Em Portugal, há empresas que só aceitam trabalhadoras que assinem um compromisso de não engravidar nos primeiros 5/10 anos de trabalho.

Hoje parto, sabendo as terríveis saudades que sentirei, esperando que um dia me retribuas apenas com um sorriso de esperança tudo o que sonhei ser para ti: um filho amado pelo seu País.

Hoje sabemos que para este governo há algo que ainda vale menos que as pensões: a sua própria palavra.

Agenda

VIII Congresso Português de Sociologia sob o tema: 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas (programa)
Mais informações.
Évora, Universidade de Évora.

Seminário “O Papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa”
Organização: EAPN Portugal. Com a participação de João lavinha, candidato independente do Bloco às eleições europeias. Organização: EAPN Portugal. Ver programa.
Lisboa, Sala do Senado da Assembleia da República, entre as 10h e as 13h.

Participação por vídeo conferência no Seminário “O Papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa”
Com a participação de João lavinha, candidato independente do Bloco às eleições europeias. Organização: EAPN Portugal. Ver programa.
Aveiro, Sala de Traduções da Universidade de Aveiro, situada no edifício da Reitoria da entidade, entre as 10h e as 13h.

Lançamento do livro: Carta a Zeca Afonso e outros poemas para lembrar Abril, de José Jorge Letria
Ver convite.
Lisboa, AJA - Rua de São Bento, 170, 18h30.

Projeção de “Argozelo – à procura dos restos das comunidades judaicas”, de Fernando Matos Silva
Inserido no programa especial 25 de abril da Cinemateca. Ver programa completo.
Lisboa, Cinemateca, sala Dr. Félix Ribeiro, 19h.

Documentário: “O campo toma a palavra”, de Vítor Silva, e “Aulas e azeitonas”, de Aida Morais e Tetê Moraes
Organização: A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio. Mais informações.
CoimbraTeatro da Cerca de São Bernardo (Cerca de São Bernardo), 21h30.

Projeção de “Lúcia e Conceição” e “Liberdade é nome de mulher”, de Cinequipa
Inserido no programa especial 25 de abril da Cinemateca. Ver programa completo.
Lisboa, Cinemateca, sala Luís de Pina, 22h.

Europeias 2014

Esquerda Europeia: reestruturar a dívida não pode ser um tabu

A discussão das dívidas soberanas tem de deixar de ser um tabu e a política tem de deixar de estar à mercê dos interesses dos mercados financeiros foram conclusões de uma reunião internacional promovida quinta-feira em Bruxelas pelo Partido da Esquerda Europeia (PEE).

Bloco apresenta apoiantes da lista às Europeias

Entre os apoiantes da lista encabeçada por Marisa Matias estão Pilar del Rio, Alfredo Barroso, Margarida Gil, Boaventura Sousa Santos, Fernando Tordo. Mário Tomé, militar de Abril, é o mandatário nacional. Destacam-se nomes da literatura: Afonso Cruz, Richard Zimler, Hélia Correia, Luísa Costa Gomes, José Luís Peixoto e Filomena Marona Beja. O esquerda.net publica a lista dos primeiros apoiantes.

Republicamos no esquerda.net as "Recordações da Casa Vermelha" de João Martins Pereira – um conjunto de recortes e memórias dos meses que precederam a Revolução, publicado na revista Combate nos 20 anos do 25 de Abril.

esquerda.radio

Senhor Vulcão ― Montanha, 2014.

Voz e Guitarra ― Voz e Guitarra 2, 2013.

Banda do Casaco ― Coisas do arco da velha, 1976.

Luís de Freitas Branco (1890 – 1955) ― Sonata para violoncelo e piano, 1913.

Tiago Pereira ― Dêem-me duas velhinhas eu dou-vos o universo, 2013

Edição nº 179, de 2 de abril de 2014