Portugueses de França protestam contra fecho de consulados criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
03-Mar-2007
bandeira_portugalA comunidade portuguesa de França organiza hoje a partir das 15 horas uma jornada nacional de protesto contra a ameaça de encerramento e de desclassificação de oito postos consulares. Nogent-sur-Marne, Versailles, Orléans, Lille, Toulouse e Nantes, são as seis cidades em França onde se realizam acções simultâneas de protesto.
O lema é: "Reestructuração consular sim, liquidação consular não!" e "Com a Comunidade unida e a protestar, o Governo português vai recuar!". As acções de protesto são promovidas pelos colectivos que se criaram no seguimento do anúncio por parte do Governo do encerramento e desclassificação de oito Consulados em França.

Nas cidades de Nogent-sur-Marne, Versailles, Lille e Toulouse, as acções de protesto decorrerão junto aos respectivos Consulados de Portugal.

Na cidade de Orléans, a manifestação decorrerá junto da Catedral e reunirá os portugueses das áreas consulares de Orléans e Tours.

Também na cidade de Nantes está prevista uma concentração junto do Consulado de Portugal, ameaçado de desclassificação.

"Com esta jornada nacional de acções, a Comunidade de França entende enviar de novo uma forte mensagem de aviso e protesto ao Governo português, cujo actual projecto de "reestructuraçao consular" visa o desmantelamento da rede consular em França e demonstrar assim, a sua determinação em continuar a lutar pela manutenção de um serviço público consular, eficaz e de proximidade e que salvaguarde os interesses de Portugal e das Comunidades", lê-se num comunicado assinado por António Fonseca, pela Comissão Coordenadora dos Colectivos em luta.

Para o domingo seguinte está já confirmada a realização de uma manifestação nacional em Paris.

Desde o final do passado mês de Dezembro, foram já organizadas 11 acções de protesto em toda a França que juntaram 12.000 portugueses e na qual também participaram dezenas de políticos franceses. Até esta data, foram também recolhidos mais de 25.000 abaixos assinados.

O projecto de "reestructuração consular" anunciado no passado mês de Dezembro, pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas prevê o encerramento e a venda dos prédios dos Consulados de Nogent-sur-Marne e de Versailles, o encerramento dos Consulados de Orléans, Tours, Lille e Toulouse e a desclassificação dos Consulados de Nantes e de Clermont Ferrand.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
tit_dossier.png
OE 2010
oe2010.jpg
No próximo dia 12 de Março, o parlamento vota a Proposta de Lei do OE 2010 apresentada pelo governo. Este dossier discute as opções desta proposta.

Ler Mais
dossier_mais.png
Web Social
 
hi5 Facebook Twitter MySpace Flickr
Separador
Últimas Internacional
Últimas Sociedade
Vírus
Leia aqui a revista Vírus #8
Opinião
Transparência nas listas de espera dos Equipamentos Sociais
Helena PintoO Estado tem a obrigação de promover a criação dos equipamentos sociais em falta e pode projectar anualmente essas necessidades a partir de uma rigorosa gestão das listas de espera.
Artigo de Helena Pinto

Ler Mais e Comentar...
Os call centers e a exploração descentralizada
Tiago GillotCom a edificação de mais esta catedral do trabalho intensivo e da precariedade laboral, são já 22 os call centers ao serviço da PT em todo o país.
Artigo de Tiago Gillot

Ler Mais e Comentar...
tit_esquerda.png
Esquerda 37: Pelo alargamento do subsídio de desemprego
Jornal Esquerda 37 - Fevereiro 2010
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 37 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Boletim Económico
Participe
tit_nesw.png






Dois anos de Esquerda.Net
Deveria haver um bom motor de busca
[Continuamos a publicar os depoimentos dos leitores]
Visito o Esquerda.net 1 a 2 vezes por semana. Leio sobretudo notícias pouco ou nada cobertas pela imprensa corrente, artigos de opinião de alguns nomes que me interessam mais, às vezes os Sons da terra e podcasts sobre eventos do BE ou entrevistas, dependendo do tema.
A minha proposta é para todos os sites do BE: deveria haver um bom motor de busca (o do próprio software é muito débil e induz em erro) que permita pesquisas simples ou mais avançadas (booleanas, palavras adjacentes, por exemplo). O Copernic é um bom motor, freeware e creio que poderá ser usado como add-on neste software. É preciso testar e ver o resultado. À medida que crescer o fundo de notícias, precisamos cada vez mais de explorar a totalidade, retrospectivamente e, idealmente, independentemente do tipo de ficheiro que as suporte (texto, imagem, som). Seria um bom recurso de formação e difusão.

Paula Sequeiros, BE Porto



Educação em Debate
© 2010 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.