Armando Vara constituído arguido criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
29-Oct-2009

Armando Vara constituído arguido Foto da Lusa (aquivo)O vice-presidente do Millennium BCP e ex-ministro da Administração Interna do Governo Guterres, Armando Vara, foi hoje constituído arguido no âmbito da operação Face Oculta. Com o objectivo de esclarecer a adjudicação fraudulenta de concursos e consultas públicas na área da recolha e gestão de resíduos industriais, a operação da Polícia Judiciária terá surpreendido o empresário a pedir cerca de dez mil euros para pagar a intermediação de negócios.


Segundo o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Aveiro, a operação Face Oculta tem como objectivo esclarecer a actividade do grupo empresarial de José Godinho, que terá sido beneficiado na adjudicação de concursos e consultas públicas na área da recolha e gestão de resíduos industriais, fazendo uso de um esquema organizado cujos supostos cúmplices seriam quadros médios e superiores de grande empresas públicas e participadas pelo Estado, como a REN, a Galp e a Refer.

A operação, que atinge todo o território nacional, já realizou buscas nas dependências de diversas dessas empresas, tendo inclusive apreendido documentos e computadores. A REN já foi notificada a esclarecer os contratos celebrados com algumas das empresas suspeitas. Paulo Penedos, filho do presidente da REN, José Penedos, também foi constituído arguido nesta operação, sendo suspeito de ter obtido 240 mil euros pela influência exercida junto do pai.

Na Galp, algumas buscas foram realizadas no local de trabalho de um quadro sediado na Refinaria de Sines, situação semelhante à observada na Refer. As empresas O2 e SCI, de José Godinho, seriam as principais beneficiadas no esquema, só a O2, empresa que actua no tratamento e limpeza de resíduos industriais viu a sua facturação passar dos 19,3 milhões de euros em 2007, para 34 milhões em 2008, resultados supostamente obtidos com a "compra" de negócios e a ajuda de comissões.

Armando Vara fez carreira política no PS de Bragança, foi secretário de Estado e posteriormente Ministro da Administração Interna. O seu nome ficou associado ao caso da Fundação para a Prevenção e Segurança, fundação privada criada por ele ainda como Governante, e que organizava campanhas de prevenção rodoviária para o Estado, contornando a possibilidade de escrutínio público. Com o regresso do PS ao poder em 2006, Vara foi nomeado administrador da CGD, de onde posteriormente saiu para ver o seu salário duplicar como administrador do BCP.

» 14 Comentários
14"Soda-se já dizia Fócrates"
em 19 de November de 2009 19:17por Horacio Mesquita
Este energumeno,aldeão das berças,com fino trato de refinado escroque e desalmado ambicioso irá viver à sombra da impunidade complacente das instituições e do sistema.Veremos se tenho razão.Não é dificil prever o desfecho desta comédia.Claro está que, se este assunto corresse em certos paises,este fulano e outro quejandos "já eram" há muito tempo.
13"Juízes"
em 05 de November de 2009 17:35por João Costa
Os senhores juízes ganham mais de 3000€ por mês. Porque haverão eles de querer fazer o seu trabalho. A máfia de milionários é apenas uma...
12"´ladrão ´é sempre ladrão"
em 01 de November de 2009 14:12por antonio
quem rouba ou é cumplice de um ladrão, é sempre ladrão, mas alguns a justiça não quer nada com eles ,só o desgraçado do pobre vai parar á cadeia.Que raio de justiça é esta. E que incompetentes juízes nós temos. A justiça é só para alguns. Os barões não podem ser presos. Tenham vergonha e ética Srs juízes de Portugal. Estamos neste caus por vossa causa. Não quereis ou pior, não sabeis administrar a justiça.
11Comentários
em 31 de October de 2009 15:59por João
Mais alguns elementos da PJ e Magstrados saneados ou aposentados compulsivamente... e os verdadeiros artistas premiados.
10"Luz"
em 30 de October de 2009 09:53por António
A questão é bem mais grave do que as meras \\\"caras\\\". Trata-se do desenvolvimento das contradições do Capitalismo nesta sua actual fase (crítica, global e muito perigosa).  
1º. A \\\"Acumulação primitiva\\\", nunca foi uma crónica de \\\"bons costumes\\\", no plano das sociedades, ou dos indivíduos (AG Frank, R Luxemburgo e outros, escreveram muito sobre o tema). Hoje há apenas mais \\\"sofisticação\\\". 
 
2º. Estes \\\"gangs\\\", recolocam outra velha
9"VARA HAS LEFT THE BUILDIN"
em 30 de October de 2009 09:16por Marco Carneiro
O ditado popular diz que não há fumo sem fogo. Tudo errado no caso do Vara, no caso dele só há mesmo fumo já que o fogo surge só quando o pessoal do PS queima um juíz ou outro. Será que não vai aguentar a pressão dos accionistas do bcp (que têm já vários problemas capitalistas graves) vão mandá-lo demitir-se, estilo Sampaio. Depois anuncia-se VARA HAS LEFT THE BUILDING
8"Zé Ninguém"
em 30 de October de 2009 09:15por Jose Neves
Não é a primeira vez que este sr.é noticia...sai sempre premiado,estou na expectativa para ver que prémio vai ter agora.Diz que é inocente,é o que dizem todos.
7"semi-analfabeto"
em 30 de October de 2009 09:15por Manuel de Portugal
Roubas um pão és um ladrão. Roubas um milhão és um sabichão. Vai ficar tudo na mesma. O Vara lá vai embolsando e o padrinho Sócrates lá vai protegendo os capangas. Se alguém ainda acredita nos nossos tribunais é tolo de certeza. As leis estão ARDILOSAMENTE feitas para os ricos e os da quadrilha política nunca serem incomodados. Mesmo que vão a tribunal só duas sentenças lhes podem ser aplicadas: ou pena suspensa e não sofrem nada ou o caso prescreve nada lhes acontece. Com esta justiça não va,os
6"tudo na mesma !!!!!"
em 29 de October de 2009 15:58por Pedro Franco
Isto é tudo muito bonito se os processos tiverem seguimento,o pior é que acaba por ficar sempre tudo em águas de bacalhau,ou seja tudo na mesma,são sempre os mesmos a roubar para serem os mesmos a pagar,quanto a ficar impunes,mais uma vez o dinheiro tudo resolve,resumindo mais do mesmo...........pago para ver uma truta destas ir parar á prisão,vou mais depressa eu se não pagar uma multa de 50 euros que estes "senhores" criminosos,ladrões e corruptos,que tudo roubam e não deixam nada..........
5"Armando Vara"
em 29 de October de 2009 15:03por Maria Duarte
Parece que finalmente se começa a fazer alguma Justiça neste país de brandos costumes, onde os grandes sempre se safaram.
4"SOMA E SEGUE!"
em 29 de October de 2009 15:04por Espártaco
Este \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\"luminar do partido SUCIALISTA (socrateiro) é o ex-sócio do \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\"inginheiro\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\\\\ \\\\\\\\\\\\" na SOVENCO! O seu nome também apareceu as
3"some e segue"
em 29 de October de 2009 15:04por el quijote luso
Numa das minhas viagens pelo interior norte de Portugal, aquele zona do país mais esquecida pelos ilustres engravatados, deparei-me com um cartaz enorme.Nesse cartaz estava o doutor Armando Vara a concorrer à câmara de Vinhais, depois de ter passado pelo governo socialista e ter ser sido vice presidente de um banco.Fiquei muito admirado com o cartaz pois pensei que ele já se tinha retirado da vida política depois daquele percurso algo atribulado.
2"alguns ainda acreditam..."
em 29 de October de 2009 15:07por sucateiro
É espantoso como ainda muito boa gente acredita que nos negócios existe gente honesta.......é só fazer contas!!Quem é que se lembra da aveiro conetcon,da sua afilhada setubalense,ainda por aveiro,a ceramica campos do nosso amigo,do bpn,porque será que a zona de aveiro é tão propicia a cambalachos??será porque a direita sempre governou por estes lados sem uma oposição de esquerda?E quem pensava que só lá pros lados do bokassa madeirense,tipo mafia siciliana,estava enganado!!è preciso uma varidela
1"Sucatas"
em 29 de October de 2009 12:55por Migrador - D
Sucatas é que estão a dar!... 
Carries,pontes,tortul hos e outros objectos da linha do Tua estão na mira de gente que destroi uma identidade memorial histórica.Politicos e empresários honestos, ponham STOP a tudo o que está previsto. Criminosos devem ser expropriados de tudo o que foi adquirido ilegalmente.
» Submeter Comentário
Email (o endereço de email não irá ser publicado)
Nome
Título
Comentários
 caracteres restantes
Captcha Image Regenerate code when it's unreadable
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas
Portal do Bloco de Esquerda
Portal do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda
Portal do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu
tit_dossier.png
OE 2010
oe2010.jpg
No próximo dia 12 de Março, o parlamento vota a Proposta de Lei do OE 2010 apresentada pelo governo. Este dossier discute as opções desta proposta.

Ler Mais
dossier_mais.png
tit_tvbloco.png
Manifestação da Função Pública
"Este Orçamento vem penalizar especialmente os funcionários públicos", disse a deputada Mariana Aiveca na manifestação nacional da Função Pública.
Louçã explica posição do Bloco sobre a Lei das Finanças Regionais
Francisco Louçã explica quais foram as propostas que o Bloco apresentou à lei que saiu da Assembleia Regional da Madeira e porque votou a favor, depois de alterada, na AR.
Blogosfera
Durão Barroso quer impor transgénicos na UE
(...) Segundo a notícia, Durão Barroso está a aproveitar a oportunidade dada pela "partida do grego Stavros Dimas, comissário do Ambiente que se opunha à cultura dos OGM", e aí está ele a defender os interesses da enorme corporação Monsanto, aquela que "ganhou" o prémio da falta de ética, lembram-se? E a BASF também está envolvida com a sua batata transgénica.
Para ser sincera, até me custa a acreditar nesta barbaridade - impor OGM's a uma Europa que não os quer? Haja sanidade mental!
Queremos uma Europa livre de OGM's! E o mundo também!
Publicada por Manuela Araújo em Sustentabilidade é Acção
Ver mais Blogosfera
tit_cantosdacasa.png
Amélia Muge n'Os Cantos da Casa 76
Amélia MugeAmélia Muge: Cantiga (2009).
Rua da Saudade: Canções de Ary dos Santos (2009).
Coimbra Quintet: Serenata de Coimbra (1957).
Rui Veloso: Ao vivo no Pavilhão Atlântico (2009).
Clique para ouvir em mp3 ou em wma

Em Foco
Fotogaleria da manifestação dos enfermeiros

Manifestação dos enfermeiros - Fotos de Paulete Matos
15.000 enfermeiros manifestaram-se em Lisboa, nesta Sexta feira 29 de Janeiro de 2010. Veja mais fotos de Paulete Matos em flickr.com/photos/bloco_de_esquerda

Web Social
 
hi5 Facebook Twitter MySpace Flickr
Separador
Vírus
Leia aqui a revista Vírus #8
Opinião
Transparência nas listas de espera dos Equipamentos Sociais
Helena PintoO Estado tem a obrigação de promover a criação dos equipamentos sociais em falta e pode projectar anualmente essas necessidades a partir de uma rigorosa gestão das listas de espera.
Artigo de Helena Pinto

Ler Mais e Comentar...
Os call centers e a exploração descentralizada
Tiago GillotCom a edificação de mais esta catedral do trabalho intensivo e da precariedade laboral, são já 22 os call centers ao serviço da PT em todo o país.
Artigo de Tiago Gillot

Ler Mais e Comentar...
Agenda
10 de Fevereiro

Homenagem a Daniel Bensaid
com Francisco Louçã e Carlos Carujo
Projecção de filme (aprox. 10 min) antes da sessão
Lisboa, Sede Bloco/Lisboa, R. S. Bento nº694, 21h30
Mais informações aqui
ver banner


Ver Agenda
Acontece
Petição pelo alargamento do acesso ao subsídio de desemprego
Petição pelo alargamento do acesso ao subsídio de desemprego
Aceda à petição em www.esquerda.net/desemprego
tit_leitores.png
A Ministra mudou, os problemas conservam-se
As questões estruturantes da educação em Portugal continuam a ser exorbitantemente dissimuladas e permanecem sem soluções aparentes, aliás, nem sequer discutidas.
Artigo do nosso leitor Filipe Pardal

Ler Mais
tit_esquerda.png
Esquerda 37: Pelo alargamento do subsídio de desemprego
Jornal Esquerda 37 - Fevereiro 2010
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 37 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Boletim Económico
tit_nesw.png






RSS Temáticos
RSS Global
RSS Opinião
RSS Vídeo
RSS Rádio
© 2010 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.