You are here

Unidos Podemos retira moção de censura se PSOE apresentar a sua

Uma moção de censura do PSOE só deverá ser apresentada depois do Congresso Federal do partido, marcado para 18 de junho.

“Se o PSOE [Partido Socialista Obrero Español] apresentar uma moção de censura, estaremos dispostos a retirar a nossa moção para assumir uma iniciativa do Partido Socialista”, afirmou esta terça-feira Pablo Iglesias, secretário-geral do Podemos.

Iglesias faz assim um gesto de abertura para concertação política na oposição contra o governo de Mariano Rajoy, uma das posições políticas que garantiram a vitória de Pedro Sánchez nas primárias do seu partido, com 50% dos votos.

Pablo Echenique, presidente de organização do Podemos, pediu inclusivamente o apoio do PSOE para “expulsar o PP do Governo”, lembrando que foi contra a abstenção defendida por Susana Díaz e Patxi López que Sánches definiu a sua proposta política.

Echenique acrescenta que o Podemos “não impõe prazos a Sánchez [para apresentar a moção]”, sendo que apenas a “promessa do PSOE de apresentar a sua própria moção no futuro nos bastaria para retirar a nossa iniciativa”.

Sobre a hipótese de apoio a um governo liderado por Sánchez, Echenique não fechou a porta, considerando que teriam de “falar do candidato e do programa”.

Apesar do resultado inequívoco na eleição interna, Pedro Sánchez não tem ainda a liderança do partido confirmada, dado que o resultado terá de ser ratificado no Congresso Federal, marcado para 16 a 18 de junho, onde também será colocada a votos a estratégia política de Sánchez.

Por isso, o PSOE não poderá avançar com uma moção de censura ao governo de Rajoy antes do final de junho.

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias definiram já que respeitariam “estratégias distintas de oposição” ao PP, não tendo o líder do PSOE clarificado qualquer posição face à proposta do Podemos ou sobre uma moção de censura própria. No entanto, no debate das primárias do seu partido, Sánchez deixou claro que “ Se for eleito Secretário-Geral, a primeira medida que irei propor será a demissão de Mariano Rajoy de chefe do governo.”

Termos relacionados Internacional
(...)