You are here

Parecer da CCDRN chumba gasoduto no Alto Douro Vinhateiro

O plano da REN para construir um gasoduto na região classificada como Património Mundial da UNESCO encontrou a oposição da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte.
Foto Edgar Jiménez/Flickr

Na edição desta quarta-feira, o jornal Público revela que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte (CCDRN) deu parecer negativo à construção de um gasoduto que iria atravessar 35 quilómetros na zona do Alto Douro Vinhateiro.

O projeto tem sido contestado por várias entidades, como o ICOMOS-Portugal, o Museu do Douro, a UTAD, para além de associações ambientalistas. O parecer agora apresentado pela CCDRN não é vinculativo, mas as opiniões deste organismo têm sido determinantes para as decisões da Agência Portuguesa de Ambiente. Falta ainda chegar o parecer da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), que é vinculativo e deve ser emitido no início de setembro.

Segundo o Público, “nos círculos mais próximos da Cultura acredita-se que a DGPC tenderá a seguir as exigências da UNESCO para a preservação dos bens inscritos na lista do Património Mundial”, pelo que “só uma determinação política superior, que as mesmas fontes ligadas ao processo não vislumbram, poderá permitir o avanço do gasoduto”.

Este projeto da REN para ligar a estação de Celorico da Beira à fronteira com Espanha, numa extensão de 167 quilómetros de gasoduto foi contestado também pelos proprietários das quintas do Douro, que se queixam da falta de discussão pública sobre o projeto e do seu impacto negativo sobre aquela zona classificada.  

 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)