Núcleo Europa do Bloco participa na Marcha pela 6ª República em Paris

Realiza-se neste sábado em Paris, a Marcha por uma 6ª República de apoio à candidatura de Jean-Luc Mélenchon à presidência de França. O núcleo Europa do Bloco de Esquerda participa e apela à comunidade portuguesa a que se junte a esta marcha.
A marcha por uma 6ª República realiza-se neste sábado, 18 de março, a partir das 14 horas, entre a Praça da Bastilha e a Praça da República, em Paris

Em comunicado (a que pode aceder clicando), o núcleo Europa do Bloco de Esquerda informa da sua participação na marcha organizada pelo movimento La France Insoumise liderado pelo candidato à presidência francesa Jean-Luc Mélenchon, que decorrerá a partir das 14 horas, da Praça da Bastilha à Praça da República e apela à participação da comunidade portuguesa na marcha.

O comunicado salienta a defesa de uma 6ª República, em França, “mais parlamentar mas também mais participativa, no fundo mais democrática e cidadã” e critica a “monarquia presidencial”, “que permite a um só homem governar um país ignorando a vontade popular, como foi o caso durante o imenso movimento social contra a reforma do Código do Trabalho (Lei El-Khomri)”.

O documento destaca também que o movimento é “por uma Assembleia Constituinte para que os cidadãos possam reformar o sistema político francês”, “pelo direito de revogação do mandato dos políticos pelo povo”, criticando “os escândalos de corrupção, como os de François Fillon e de Marine Le Pen e seus respetivos partidos”.

“A pouco mais de um mês da primeira volta das presidenciais (23 de Abril), marchemos em apoio à France Insoumise e ao seu programa humanista, solidário e ecológico”, defende o comunicado, considerando que a candidatura de Jean-Luc Mélenchon “é a alternativa ao racismo, à xenofobia e às falsas preocupações sociais da Frente Nacional, à direita cada vez menos republicana de Fillon e Les Républicains mas cada vez mais conservadora e anti-social e ao centrão dos negócios de Emmanuel Macron, o alto funcionário - banqueiro e ministro, auto-proclamado independente e que sob coberto de modernismo nos apresenta um programa ultraliberal, de retrocesso ao passado e que pouco tem a invejar ao de Fillon”.

O núcleo bloquista afirma que “revê-se nas reivindicações da France Insoumise e estará presente este sábado apelando à mobilização da comunidade portuguesa, que todas as estas políticas impactam, por uma França que faça jus à divisa republicana Liberté, Égalité et Fraternité e que lute pela justiça e pelo progresso social na Europa”.