You are here

Loures: Bloco apresenta queixa por declarações racistas de André Ventura

Fabian Figueiredo condenou a “ignorância e postura abertamente racista e discriminatória” assumida pelo candidato da coligação PSD/CDS e apresentou queixa à Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial.
Apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara de Loures no Prior Velho. Foto de António José Baião.

Trata-se de “um discurso de ódio, que é preciso denunciar e erradicar e que é ainda mais grave por se tratar de um candidato a presidente da Câmara Municipal de Loures”, afirmou Fabian Figueiredo, candidato do Bloco à autarquia.

As declarações de André Ventura foram feitas numa entrevista ao site “Notícias ao Minuto”, em que a dada altura o candidato do PSD/CDS afirma: “Temos tido uma excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas. Não compreendo que haja pessoas à espera de reabilitação nas suas habitações, quando algumas famílias, por serem de etnia cigana, têm sempre a casa arranjada. Já para não falar que ocupam espaços ilegalmente e ninguém faz nada”.

Para Fabian Figueiredo, “as declarações de André Ventura são inaceitáveis, revelam ignorância e uma postura abertamente racista e discriminatória". Por isso, a candidatura decidiu entregar uma queixa à Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial, em que acrescenta a reação de André Ventura ao repúdio que as suas declarações geraram. O candidato da coligação de direita reafirmou o que tinha dito na entrevista.

“Já seria grave se fosse um excesso de linguagem, mas aqui trata-se de uma posição discriminatória que é recorrentemente assumida por André Ventura, defendida e difundida pelo mesmo, incitando toda a população portuguesa a deixar de ter a excessiva tolerância que André Ventura fantasia e que, por isso, só em algumas mentes preconceituosas existe”, diz o texto da queixa apresentada esta quinta-feira.

 

"Uma campanha ao pior estilo de Donald Trump"

Para Fabian Figueiredo, a candidatura do PSD/CDS “prepara-se para fazer uma campanha ao pior estilo de Donald Trump, procurando ganhar votos e atenção mediática a jogar com estereótipos sociais e com o medo das pessoas”, tendo em André Ventura o protagonista do “projeto de segregação social da direita para o concelho de Loures e para o país”.

“Não precisamos de mais combustível para o conflito, precisamos de coesão social”, defendeu o candidato bloquista, desafiando às direções do PSD e do CDS a pronunciarem-se sobre as afirmações de Ventura. “O seu silêncio equivale a um apoio intolerável a esta postura racista”, conclui o candidato do Bloco.

Termos relacionados Política
(...)