You are here

GEOTA apresenta propostas para a reforma florestal

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) divulgou as suas “orientações estratégicas para reformar a floresta portuguesa”.
GEOTA apresenta propostas para a reforma florestal. Foto de Pedro Dias/Flickr
GEOTA apresenta propostas para a reforma florestal. Foto de Pedro Dias/Flickr

O grupo ambientalista GEOTA apresentou cinco propostas estratégicas para a reforma da floresta: espécies autóctones, alteração da estrutura das florestas, promoção do associativismo florestal, mais gestão pública e formação para a cidadania.

O GEOTA quer que se promova o associativismo florestal com o argumento de que “em áreas onde predomina o minifúndio, o associativismo é indispensável para uma gestão adequada”, lê-se no conjunto de orientações apresentadas.

O ambientalistas defendem ainda a aposta nas espécies nacionais como “carvalhos, sobreiros, azinheiras, castanheiros, nogueiras, cerejeiras, pois estão ecologicamente bem adaptadas ao território e têm grande potencial económico”.

Uma das medidas que podem ser tomadas a curto prazo, segundo o GEOTA, é dar por concluído o cadastro florestal. Os ambientalistas exigem que se cumpra a lei para a prevenção de incêndios, corrigir falhas no dispositivo, rever a lei do eucalipto e “desmontar interesses económicos associados aos incêndios florestais”.

Por último, defendem que a promoção da “literacia sobre a floresta e a cidadania” deve fazer parte da reforma florestal, tendo em conta que “a maior parte da população portuguesa tem hábitos urbanos, mesmo quem vive em áreas designadas 'rurais'".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)