Enfermeiros: reunião entre sindicatos e Ordem acabou num “impasse”

As duas federações sindicais de enfermeiros reuniram esta quinta-feira na sede da Ordem, sem chegarem a entendimento sobre uma posição comum em relação ao futuro das carreiras.
Foto Paulete Matos.

Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que integra a CNESE, publicou uma nota no Facebook a desmentir os rumores de que o seu sindicato tinha abandonado a reunião.

“A reunião chegou a um impasse”, escreve Guadalupe Simões, acrescentando que “A Ordem exigia que a CNESE (SEP e SERAM) assinasse um memorando de entendimento onde constava uma estrutura de carreira e grelhas salariais”, sem que ela tivesse sido enviada aos sindicatos antes da reunião.

“A CNESE, como sempre, não apresenta nenhuma proposta de carreira sem a discutir com os enfermeiros. A carreira negociada em 2009 esteve em discussão pública durante dois anos (2003 e 2004) com dezenas de reuniões, em todas as instituições e em todo o país. E não assina documentos sem que os órgãos próprios sejam auscultados e sobre eles decidam”, afirma Guadalupe Simões.

As declarações da sindicalista surgiram após a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, ter dito à TSF que ficou “surpreendida” pela ausência de propostas por parte do SEP na reunião.

Guadalupe Simões sublinha ainda que o SEP comunicou na reunião que irá “continuar a demonstrar toda a sua disponibilidade para reunir com a FENSE no sentido da convergência relativamente à discussão da futura carreira”, o mesmo acontecendo em relação à convergência com a Ordem dos Enfermeiros “sobre as temáticas que são da sua esfera de competências”.

Guadalupe Simões refere ainda que a mobilização da greve convocada pela FENSE nas últimas semanas levou o SEP a antecipar o calendário da negociação das carreiras com o governo para o último trimestre do ano, tendo o governo assumido o compromisso de rever e negociar a carreira em 2018.

Por considerar insuficientes as propostas do Ministério da Saúde, o SEP convocou uma greve de enfermeiros para os dias 3, 4 e 5 de outubro.