Demolições na Ria Formosa: “Não pode haver dois pesos e duas medidas”

O deputado João Vasconcelos anunciou que o Bloco vai apresentar uma iniciativa no parlamento para travar a tomada de posse administrativa e as demolições previstas para o dia 27 de fevereiro.
João Vasconcelos. Foto Paulete Matos.

“Há qualquer coisa aqui, da parte do Ministério do Ambiente, que não bate certo”, afirmou João Vasconcelos este sábado à agência Lusa, referindo-se à atitude do governo, que continua a ignorar o projeto de resolução aprovado na Assembleia da República em 2016 a favor do reconhecimento e requalificação dos núcleos populacionais das ilhas barreira na Ria Formosa, bem como o despacho que previa o enquadramento desses núcleos no Programa da Orla Costeira Vilamoura - Vila Real de Santo António.

“Não é admissível que situações mais ou menos similares tenham tratamento diferenciado, e não pode haver dois pesos e duas medidas para as populações”, defendeu João Vasconcelos no final da visita aos núcleos da Culatra, Hangares e Farol.

“Queremos que o Governo pare de imediato a tomada de posse administrativa e as demolições e que seja implementado um plano efetivo de renaturalização das ilhas barreira em conjunto com as associações e entidades representativas dos moradores”, prosseguiu o deputado do Bloco eleito pelo círculo de Faro.

Ler também: Ria Formosa: “que nenhuma casa seja demolida”

Para impedir a tomada de posse administrativa nos núcleos habitacionais do Farol e dos Hangares, prevista para dia 27 de fevereiro, João Vasconcelos prometeu apresentar um projeto de resolução no parlamento “e fazer todos os esforços para travar a tomada de posse e as demolições, apesar de o Governo mostrar alguma resistência ao cumprimento das resoluções aprovadas na Assembleia da República”.

“Ao ignorar a resolução, o Governo está a demonstrar prepotência, configurando uma situação grave e complicada para as populações daqueles núcleos habitacionais, na sua maioria pescadores, viveiristas e mariscadores”, sublinhou João Vasconcelos.

Termos relacionados Política