You are here

Concentração em solidariedade com a Catalunha marcada para hoje, em Lisboa

A concentração está marcada para as 18h, em frente ao Consulado de Espanha, na Av. da Liberdade. Em comunicado, o Bloco condena as detenções na Catalunha e a “intransigência de Rajoy e dos setores radicais do nacionalismo castelhano”.
Concentração em solidariedade com a Catalunha

O Bloco apela à participação na concentração 'Em Solidariedade com a Catalunha!', marcada para esta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 18h. O protesto terá lugar em Lisboa, frente ao Consulado de Espanha, na Avenida da Liberdade (à Rua do Salitre, 3). Ver evento no Facebook.

A polícia espanhola lançou assalto ao governo da Catalunha, o que motivou a marcação de manifestações de solidariedade com o povo catalão, em dezenas de localidades no Estado Espanhol. Ver mapa.

Publicamos aqui o comunicado do Bloco de Esquerda:

CONDENAÇÃO DAS DETENÇÕES NA CATALUNHA

1- O Bloco de Esquerda condena veementemente a repressão exercida pelo Reino de Espanha na Catalunha, detendo pessoas, com e sem responsabilidades políticas, ameaçando milhares de outras, confiscando materiais de propaganda e proibindo atos públicos pacíficos, como forma de impedir a todo o custo a realização de um referendo na Comunidade com capital em Barcelona. A violência não pode ser a forma de relação entre o Estado e as autoridades eleitas na Catalunha. Tratando-se de uma diferença política não pode ser resolvida como um caso de polícia sob o pretexto de estar em curso uma ilegalidade.

2- Rajoy e várias das instituições espanholas, com destaque para o Tribunal Constitucional, impediram qualquer acordo para um referendo, legal e pactuado, sobre pertença ou desvinculação. E impediram essa possibilidade desde 2010, quando foi objetivamente invalidado um novo Estatuto da Catalunha, já previamente votado em referendo. Não é difícil assacar a responsabilidade por este conflito geral à intransigência de Rajoy e dos setores radicais e agressivos do nacionalismo castelhano.

3- O Bloco de Esquerda solidariza-se com aqueles que na Catalunha e em Espanha defendem o direito do povo catalão a decidir e exigem o reposição das condições democráticas para o efeito. A participação popular abrirá as portas à necessária negociação política, abolindo um estado de sítio não declarado que se agrava de hora a hora.

Termos relacionados Catalunha, Política
Comentários (5)