You are here

“Cartas da Guerra” vai representar Portugal na Semana dos Cinemas Estrangeiros

O filme de Ivo M. Ferreira, ”Cartas da Guerra” foi selecionado para representar Portugal na 4º Edição da Semana dos Cinemas Estrangeiros que vai decorrer entre 6 a 14 de março em várias salas de espetáculo da capital francesa.
O ator Miguel Nunes numa cena do filme "Cartas da Guerra". Foto Cine Europa
O ator Miguel Nunes numa cena do filme "Cartas da Guerra". Foto Cine Europa

A Semana dos Cinemas Estrangeiros é organizada pelo Fórum dos Institutos Culturais Estrangeiros em Paris (FICEP), do qual fazem parte 22 centros e institutos, incluindo o Centro Cultural Português - Instituto Camões.

O tema do festival deste ano é “Resiste!”, que, de acordo com o diretor do Centro Cultural do Instituto Camões em Paris, João Pinharanda, esteve na origem da escolha do filme “Cartas da Guerra”.

Segundo aquele responsável, a longa metragem de Ivo M. Ferreira gira em torno de um homem que “está confrontado com um tipo de resistência que é a resistência dos nacionalistas angolanos à presença portuguesa, mas está confrontado com a sua própria capacidade de resistência ao stress da guerra e de resistência a uma relação amorosa que vive da separação e do afastamento”.

a longa metragem gira em torno de um homem que está confrontado com um tipo de resistência que é a resistência dos nacionalistas angolanos à presença portuguesa

Pinharanda sublinhou ainda que a maneira como a resistência “é tratada filmicamente” e “a relação que o filme tem com a literatura e com a literatura de um autor como António Lobo Antunes” contribuíram igualmente para a seleção de “Cartas de Guerra”.

O filme é a terceira longa metragem de Ivo M. Ferreira, e conta uma história de amor que é também um retrato da Guerra Colonial a partir do livro de António Lobo Antunes intitulado “D'este viver aqui neste papel descripto”, que reúne cartas que o escritor enviou à sua mulher quando, em 1971, foi incorporado no exército português e enviado para o leste de Angola.

A rodagem do filme decorreu em Portugal e Angola, e no seu elenco contou com a participação de mais de 40 atores, cabendo destacar, entre estes, Miguel Nunes, no papel de António, e Margarida Vila-Nova, que encarna a personagem da mulher de Lobo Antunes, Maria José, e que é a leitora das cartas de amor, o fio condutor de toda a narrativa do filme.

A sua antestreia em Paris, contará com a presença Miguel Nunes e também da especialista em literatura do século XX e, em particular, da obra de António Lobo Antunes, a investigadora Inès Cazalas.

Vários prémios e nomeações

Refira-se que“Cartas da Guerra” integrou a competição oficial do Festival de Cinema de Berlim, no ano passado, tendo ainda sido o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, para os prémios Goya e para os prémios da Academia Europeia de Cinema.

Foi ainda distinguido com o galardão de melhor filme e de melhor argumento nos Prémios Quilata 2016, que distinguem as melhores produções portuguesas de cinema e televisão.

O sucesso do filme do realizador português, valeu-lhe ainda a nomeação para 11 Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, que serão entregues a 22 de março, incluindo, Melhor Filme, Melhor Atriz Principal (Margarida Vila-Nova), Melhor Ator Principal (Miguel Nunes), Melhor Realizador (Ivo M. Ferreira) e Melhor Argumento Adaptado (Ivo M. Ferreira e Edgar Medina).

Termos relacionados Cultura
(...)