You are here

Bloco apresentou compromissos para Sintra

Os compromissos do Bloco procuram dar resposta a carências de anos no concelho de Sintra, propondo medidas que contribuam para a des-suburbanização.
Carlos Carujo, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Sintra, na apresentação dos compromissos para o concelho
Carlos Carujo, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Sintra, na apresentação dos compromissos para o concelho

O parque linear do Cacém foi o local escolhido para a apresentação dos compromissos programáticos do Bloco para o concelho de Sintra. A iniciativa marcou o primeiro dia da campanha eleitoral bloquista e que contou com intervenções de André Beja, 1º candidato à Assembleia Municipal, Carlos Carujo, candidato à Câmara Municipal de Sintra, e Luís Fazenda, em representação da Comissão Política do Bloco.

As boas vindas foram dadas por André Beja que, numa breve intervenção, recordou o processo de auscultação que esteve na base da construção dos compromissos que o Bloco apresenta, e que estes também trazem em si a experiência e a memória de quase duas décadas de trabalho autárquico.

Carlos Carujo começou a sua intervenção por apontar que “em comum é possível ganhar e governar à esquerda e fazer a diferença”, razão da escolher da designação “Em Comum” para a candidatura autárquica que encabeça, que se propõe “colocar o trabalho coletivo e a participação popular à frente dos egos e do presidencialismo”, numa clara alusão à disputa muito centrada nas figuras de Marco Almeida e Basílio Horta.

Os compromissos do Bloco procuram dar resposta a carências de anos no concelho de Sintra, propondo medidas que contribuam para a des-suburbanização, tais como o investimento em processos de reabilitação urbana que não incidam apenas nas zonas centrais das cidades e vilas do concelho, que sejam acessíveis às populações mais carenciadas e que permitam libertar casas para ao mercado de arrendamento e habitação social.

Este processo de transformação e de incremento da qualidade de vida passa ainda pelo reforço dos espaços verdes, dos equipamentos culturais e desportivos em falta e por medidas de combate à betonização que, de forma dissimulada, a proposta de revisão do PDM que o PS tem vindo a trabalhar propõe, por via da introdução de ”créditos de edificabilidade” que irão alimentar a especulação.

Na intervenção de encerramento da sessão, Luís Fazenda aludiu à dimensão geográfica e populacional do concelho de Sintra, que lhe confere um papel de destaque na área Metropolitana de Lisboa e no país
Luís Fazenda aludiu à dimensão geográfica e populacional do concelho de Sintra, que lhe confere um papel de destaque na área Metropolitana de Lisboa e no país

Outro compromisso forte passa pela garantia de mobilidade, com reforço e ampliação das redes de transportes públicos a preços justos e com serviços que respondam às necessidades das populações que vivem em zonas mais periféricas, criando-se assim uma alternativa séria ao transporte privado e uma garantia de mobilidade para quem vive na periferia ou que dispõe de menos recursos.

As prioridades bloquistas passam ainda pela necessidade de alicerçar a economia num princípio de sustentabilidade ambiental, com medidas que fomentem a sua descarbonização em nome do combate às alterações climáticas, bem como pelo combate pelo trabalho digno e com direitos – a Câmara não deverá celebrar contratos com empresas que recorrem a trabalho precário.

O desenvolvimento económico também passa por uma aposta no turismo de natureza e de base comunitária, que faça da economia local o seu motor e que não continue a construir hotéis e a fomentar a massificação, precariedade e delapidação de recursos.

Seguidamente Carujo apontou compromissos nas áreas da educação, com o reforço do parque escolar e da rede de creches, da integração das pessoas portadoras de deficiência, com a cultura e com os direitos de cidadania das várias comunidades que habitam o concelho como formas de aprofundar a democratização da nossa sociedade, lembrando o papel da autarquia nestes processos. Por fim, focou a necessidade e reforçar e ampliar medidas para garantir mais direitos para os animais.

Na intervenção de encerramento da sessão, Luís Fazenda aludiu à dimensão geográfica e populacional do concelho de Sintra, que lhe confere um papel de destaque na área Metropolitana de Lisboa e no país, sublinhando que, no contexto atípico criado pelo acordo parlamentar que suporta o governo do PS, este é um dos locais onde o Bloco tem esperança de afirmar e reforçar a sua proposta política.

Artigo publicado em sintra.bloco.org

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
(...)