Audição pública sobre o 27 de Maio na AR

Bloco de Esquerda realiza esta quarta-feira audição sobre o evento que marcou a história de Angola há 40 anos. Participam dois familiares de desaparecidos e um sobrevivente.

Conceição Coelho, irmã de Rui Coelho, militante do MPLA fuzilado; Edgar Valles, irmão de Sita Valles, ex-militante do PCP, expulsa do MPLA e fuzilada; e José Reis, sobrevivente depois de dois anos e meio de torturas, prisão e campo de trabalho forçados, participam na audição pública que vai acontecer esta quarta-feira, dia 24 de maio, às 18h30 na Assembleia da República.

A iniciativa é do Bloco de Esquerda e a moderação será feita pelo deputado bloquista João Vasconcelos.

Rui Coelho era Diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Administração Interna. No dia 23 de Maio de 1977 foi enviado à Argélia. Assim, não se encontrava em Angola quando se deu o 27 de Maio. Regressou a 1 de Junho e foi preso no dia seguinte. É um caso raro, porque, em 1978, a mulher foi informada da sua morte e conseguiu obter uma certidão em que a data do seu óbito é fixada no próprio dia 2 de junho, o dia da sua prisão.

Sita Valles foi militante do PCP, dirigente da União dos Estudantes Comunistas (UEC). Por determinação partidária, saiu do PCP quando decidiu ir para Angola, onde foi militar no MPLA. Por determinação do Bureau Político, foi expulsa do MPLA devido a uma norma que impedia de militar no Movimento qualquer pessoa que tivesse sidomilitante de algum partido na sua vida. Era companheira de José Van Dunem, de quem tinha um filho, João Ernesto “Che”. Foi fuzilada em data indeterminada, entre julho e agosto de 1977.

José Reis era militante do MPLA, foi preso no dia 30 de maio, acusado de ser “fraccionista”. Foi torturado na cadeia de São Paulo, e depois internado num campo de trabalhos forçados. Um dia, chegou a cavar a própria sepultura, sendo salvo in extremis por uma contra-ordem. Vai lançar neste sábado o livro “Angola – o 27 de Maio – Memórias de um Sobrevivente”.