Arte de resistência a Trump obrigada a sair dos EUA

Em março, o projeto foi colocado num local não identificado mas utilizadores do site 4chan localizaram o local e destruíram a instalação, obrigando novamente à sua relocalização agora para fora dos EUA.
Instalação de Shia LaBeouf, por Justin Lake, EPA/Lusa

"He will not divide us" [Ele não nos dividirá], uma instalação artística criada pelo coletivo de Shia LaBeouf, Ronkko & Turner para o Museum of the Moving Image [Museu de Imagem em Movimento] de Nova Iorque, teve de ser transferida para Liverpool devido à violência que ativistas  de extrema-direita estavam a criar junto à instalação.

Inaguruado no dia de tomada de posse de Donald Trump, a instalação pretendia permanecer no local durante os quatro anos da sua presidência, e consistia num vídeo em streaming online com vários participantes a cantar "he will not divide us".

Colocada num local público e de participação livre, a instalação é suscetível à sua manipulação. O próprio Shia LaBeouf foi detido pelas autoridades em janeiro após um conflito com um homem que afirmava que "Hitler não fez nada de mal" para a câmara. Em fevereiro o Museu decidiu encerrar a instalação devido às "ameaças à ordem pública".

A exposição foi depois colocada numa parede exterior do teatro El Rey, na cidade de Albuquerque, também nos EUA, apenas para ser retirada novamente após vários tiros de arma de fogo serem identificados no local.

Termos relacionados Resistências anti-Trump, Cultura