You are here

Acordo de governo no Reino Unido pode acabar em tribunal

Ação legal é financiada online e contesta o acordo entre conservadores e unionistas por violar a garantia da imparcialidade do governo na Irlanda do Norte, inscrita no acordo de paz.
O acordo entre Theresa May e Arlene Foster pode enfrentar batalha legal em breve.

Os advogados contratados por Ciaran McLean, que foi candidato dos Verdes nas recentes eleições britânicas, contestam o acordo que garantiu o apoio dos deputados do partido unionista DUP ao governo conservador liderado por Theresa May, em troca de investimentos no valor de mil milhões de libras na Irlanda do Norte.

Para alem de violar a “rigorosa imparcialidade” a que o governo se obrigou no acordo de 1998 que trouxe a paz à Irlanda do Norte, a ação legal em preparação diz também que a contrapartida oferecida pelos conservadores - e contestada por resposnsáveis políticos galeses, escoceses e de algumas regiões inglesas - pode ser considerada um suborno.

McLean foi um ativista pela paz na Irlanda do Norte e diz que pretende com esta ação judicial fazer “o governo honrar os seus compromissos sob o Acordo de Sexta-Feira Santa e não subornar terceiros com dinheiro para que possam continuar no poder”.

A meio da tarde deste domingo, a recolha de fundos online já tinha atingido cerca de 15 mil libras. O objetivo era arrecadar 20 mil libras até 8 de agosto para financiar as despesas judiciais e com advogados.

 

Termos relacionados Internacional
(...)