Está aqui

Vejo sobretudo o Zeca como um músico e um poeta extraordinário

Em declarações ao Esquerda.net, Joaquim Vieira sinalizou que, enquanto músico, Zeca Afonso “reunia três qualidades: a poesia, a música e a voz”. “Nessa medida foi insuperável, ninguém chegou ao nível dele”, destaca o jornalista.

Joaquim Vieira foi responsável pela direção da série Figuras da Cultura Portuguesa do Século XX, integrada na coleção Fotobiografias do séc. XX, edição do Círculo de Leitores. Foram selecionadas apenas oito figuras, entre as quais Zeca Afonso.

O jornalista realizou ainda o documentário "Maior que o Pensamento", uma produção Nanook, de 2011, para a RTP, sobre a vida e obra de Zeca.

Quando fui para a universidade, o Zeca era uma referência

Conheci o Zeca no âmbito profissional. Durante uma entrevista coletiva - no sentido em que estavam vários jornalistas com ele - no Expresso. Penso que terá sido em 82 ou 83, quando já estava doente. Foi numa pousada em Óbidos, fomos lá almoçar e falar com ele. Posteriormente, exprimiu, através de um amigo comum, o desejo de se encontrar comigo na sua casa de Azeitão. Acabei por ir adiando e não corresponder a esse pedido. Depois fiquei arrependido.

O que conheço do Zeca não é tanto desse encontro de Óbidos, mas sim de, por um lado, ter acompanhado muito a sua obra antes do 25 de Abril. Tive contacto com a música do Zeca muito cedo, andava ainda na escola secundária. A sua música não era muito tocada nas rádios, devido à censura, mas existiam sempre os discos, portanto, havia a possibilidade de o ouvirmos. Lembro-me em particular do “Menino de ouro” e “Os Vampiros”, que teve um impacto enorme na altura e toda a gente conhecia. Percebia-se a quem se referia, pelo que a música causou um abalo extraordinário. Isto para aí nos anos 60. Quando fui para a universidade, o Zeca era uma referência. Organizavam-se concertos com ele, com músicas dele, foi editado na Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, que eu frequentava, um livro com letras das suas canções, chamado “Cantares”…

Reunia três qualidades: a poesia, a música e a voz

Os seus concertos eram sempre muito agitados, no sentido em que havia sempre um espírito de contestação muito forte. A música do Zeca era muito importante por isso, porque mobilizava as pessoas. Havia quem o criticasse por não ser demasiado direto e óbvio nas letras. O Zeca era um poeta e, portanto, fazia as coisas através de metáforas. Creio que isso só valorizava a sua obra, mas existia uma esquerda mais extrema radical que achava que ele devia ir mais direto ao assunto. A uma certa altura, instalou-se uma discussão acerca disso. Num concerto em Paris, no início dos anos 70, ele foi contestado por uma fação mais radical, por elementos de extrema-esquerda, e ficou sempre com essa marca, esse trauma, até ao fim da vida. Foram só meia dúzia de pessoas, ainda assim perturbaram o concerto. Mas esse debate fazia-se mais nos bastidores, fora do âmbito da sua atuação. Todos os seus concertos eram muito mobilizadores, porque todas as pessoas estavam lá com um espírito de contestação, de oposição ao regime, e o Zeca reforçava e criava laços. Nesse aspeto, o protagonismo, a importância que tem é, de facto, essa. Porque há várias maneiras de o fazer, mas ele fazia-o com um grande talento musical, e poético também. Reunia as duas qualidades. Aliás, reunia três qualidades: a poesia, a música e a voz. A voz do Zeca também era muito importante, era uma voz única, diferente. É através dessas três componentes, no fundo, que o Zeca se transforma naquilo que é. Temos um contemporâneo dele, que é o Adriano Correia de Oliveira, que tinha também uma voz fabulosa mas não compunha nem escrevia, cantava letras de outros e músicas também de outros. O Zeca nessa medida foi insuperável, ninguém chegou ao nível dele.

Representava, mais do que qualquer outro cantor, a oposição musical ao regime

Fui responsável pela direção da série Figuras da Cultura Portuguesa do Século XX, integrada na coleção Fotobiografias do séc. XX, edição do Círculo de Leitores. Foram selecionadas apenas oito figuras, e eu achei que o Zeca devia figurar entre essas oito. Ele tinha essa caraterística de um trovador, e era o aquele que tinha levado a arte da canção de protesto a um nível mais elevado.

O meu documentário “Maior que o Pensamento” surgiu a partir da fotobiografia. Achei incrível que não existisse nenhum documentário biográfico sobre o Zeca e que ele o merecia, como também merecia figurar na coleção das fotobiografias do século XX. Fiz a proposta à RTP, eles aceitaram. Era suposto ser um documentário de 60 minutos, mas a matéria era tanta, a sua vida foi tão rica, que, depois de recolher o material, percebi que não conseguia resumir a sua vida em apenas 60 minutos. Se o tentasse fazer, só diria banalidades. Para ir mais fundo, era preciso fazer uma coisa maior. Ficou com o triplo do tempo. E eles aceitaram, excecionalmente, porque não era comum a RTP fazer um documentário desta dimensão, em três partes. Ficou por praticamente o mesmo preço. O meu objetivo era, de facto, fazer aquilo como achava que devia ser feito. O documentário está dividido em três partes, que são três fases da vida do Zeca. Primeiro as Raízes, que tem que ver com a origem da carreira dele, como é que aquilo aparece, o que tinha feito antes, o contexto familiar. Há uma história de família muito complicada – a separação dos pais, com a ida dos pais e da irmã para Timor e a guerra, durante a qual os japoneses ocupam a ilha, com ele e o irmão em Coimbra sem saberem se os pais e a irmã estavam vivos. Depois, a segunda parte é a parte da Resistência, quando o Zeca toma consciência de que é contra o regime. Toma consciência disso já um bocado tarde, já se tinha licenciado. Uma viagem que faz a Angola, integrado na Tuna Académica de Coimbra, na qual viu o tratamento que estava a ser dado aos trabalhadores africanos, é um momento decisivo na formação da sua consciência. Essa parte da Resistência vai até ao 25 de Abril. Depois, a terceira parte é a parte da Liberdade, para a qual ele contribuíra antes de várias formas. As suas músicas eram muito ouvidas pelos militares em África, com gira-discos no meio do mato. E o 25 de Abril foi feito por militares, que tinham tomado consciência da situação também em parte por causa da música do Zeca. Tanto mais que fizeram questão que a senha para a saída das tropas no 25 de Abril fosse uma música do Zeca. Não era para ser o “Grândola, vila morena”, mas tinha que ser uma canção do Zeca. Foi o “Grândola…” apenas porque era das poucas canções dele que não estavam proibidas de passar na rádio. E isso quer dizer muito, quer dizer que, de facto, o Zeca representava, mais do que qualquer outro cantor, a oposição musical ao regime. Nessa medida, tem esse papel assegurado na História, precisamente por isso.

A maior dificuldade na construção do documentário, e lamento muito que assim tenha sido, prendeu-se com o facto de viúva não ter querido falar comigo. É pena, porque, certamente, teria dado um contributo muito positivo, complementar, em relação aos outros depoimentos dados para o documentário. Não falando ela, também não falaram os filhos dela e do Zeca. Mas creio que acabei por superar essa dificuldade. O documentário reuniu o contributo de muitas pessoas que conheceram o Zeca, algumas entretanto falecidas, como o José Niza, o pintor moçambicano Malangatana ou o intérprete de fado de Coimbra Luís Góis. Sendo a pessoa que foi, com uma presença pública constante a partir de certa altura, não foi difícil reunir a informação e os testemunhos. A questão está, às tantas, em lidar com essa massa de informação toda. Foi importante contar com os testemunhos de estrangeiros, porque dão um pouco a medida da projeção internacional do Zeca.

Depois do 25 de Abril o Zeca viajou um pouco por todo o mundo

A seguir ao 25 de Abril, sobretudo, o “Grândola…” teve um impacto internacional tremendo. E, embora fosse já conhecido antes do 25 de Abril, sobretudo em Espanha, depois do 25 de Abril o Zeca viajou um pouco por todo o mundo, se não em pessoa, pelo menos a música dele. Não foi a mais sítios por impossibilidade física. Ele tinha muitas solicitações para andar lá por fora. Era muito intenso. Aqui em Portugal, em 1975, existiam concertos todos os dias. E o Zeca participava nesse processo. Tinha aquela coisa contraditória de reclamar que as condições eram péssimas mas acabava por ir a todas. Não conseguia dizer que não, era um coração muito generoso. E embora fosse muito insistente, teimoso, acabava sempre por participar. Achava que, se não fosse, havia sempre alguma coisa que faltava. Era um dever que não tinha cumprido. Embora, curiosamente, haja quem diga que se terá cansado da sua própria personagem e, em certa altura, tenha querido ser outra pessoa, que não tivesse toda essa disposição e essa necessidade de responder a todas as solicitações. De facto, era algo esmagador, uma pessoa não tinha vida, estava praticamente ao serviço daquilo.

Deu a volta completa à música portuguesa, a esta música das canções

Vejo sobretudo o Zeca como um músico e um poeta extraordinário, fora de série, que enveredou pela canção de intervenção. A marca é essa, sem dúvida nenhuma. O Zeca é uma referência para os conceitos de liberdade, mas é na parte da música, da criação das canções, que creio que está a parte fundamental na vida do Zeca e daquilo que é a sua imagem.

O Zeca deu a volta completa à música portuguesa, a esta música das canções. Em votações que se costuma fazer sobre o disco mais importante da música portuguesa, esta música do universo das canções, costuma-se referir que é as “Cantigas de Maio”, mais do que qualquer outro. Isso representa, efetivamente, a revolução que acabou por introduzir na música. Se calhar, involuntariamente, não pretendia fazer isso. O “Cantigas de Maio” é um disco coletivo, com uma participação fundamental do Zé Mário Branco. O Zeca não sabia música, não conhecia uma única nota, e o Zé Mário tinha o curso do Conservatório, portanto, era um músico plenamente formado. Até esse período, o Zeca apenas cantava à guitarra e à viola. Na viola, o Rui Pato é muito importante para dar substância ao acompanhamento. Mas, de qualquer forma, era sempre viola e guitarra ou apenas viola, não passava disso. É o Zé Mário que introduz vários instrumentos, quase uma orquestra, que dá uma riqueza extraordinária ao álbum “Cantigas de Maio”. Depois continuou noutros. O Zeca tinha um talento extraordinário como melodista. Encarregava-se de criar a linha melódica, era quase um repentista, espontaneísta, mas ficava aí. Depois alguém tinha de fazer a base, o acompanhamento instrumental e tudo isso. E o que o Zé Mário cria é mais do que acompanhamento, porque a nível de instrumentação acaba por passar a fazer parte da essência daquilo que é a personalidade da canção. Como acontece no “Grândola…”, com o som dos passos sobre as pedras. É uma ideia do Zé Mário. Aí não há nenhum instrumento, é só o som dos passos. O contributo do Zé Mário é fundamental. De qualquer maneira, sem as melodias do Zeca esse álbum não existia.


Testemunho gravado pelo Esquerda.net via telemóvel a 20 de fevereiro de 2017.

 

José Afonso numa palavra

(...)

Neste dossier:

Zeca Afonso: Sem muros nem ameias

Um homem comprometido com a luta pela Liberdade. Um homem bom e humilde, solidário, com um enorme sentido de humor. Um criador nato, um génio. É assim que o descrevem músicos, ex-alunos, jornalistas... os Amigos do Zeca Afonso com quem o Esquerda.net falou. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Zeca Afonso: A incessante tentativa de transformar o mundo

As letras das músicas de Zeca Afonso, os seus poemas, as declarações prestadas nas inúmeras entrevistas que concedeu ao longo da sua vida, todos os seus testemunhos, não só nos dão a conhecer um pouco mais o seu percurso, a sua forma de estar na vida, a sua incessante tentativa de transformar o mundo, como também retratam a intemporalidade do seu contributo.

José Afonso: O Homem, o Professor, o Companheiro, o Amigo

No dia da sua partida, ia apanhar o comboio, de regresso, mas, quando chegou à estação, tinha uma quantidade de gente – população e alunos – a querer despedir-se do professor e do homem. Por Francisco Naia.

Com o Zeca Afonso aprendi a estar no palco e na música de modo diferente

O palco como espaço de partilha, não só entre músicos mas com o público; máximo rigor na prestação musical, inovação constante rejeitando «importações» alienantes preservando a nossa identidade, sempre valorizando a palavra. Por Janita Salomé.

Zeca Afonso em vídeo

Neste artigo, poderá aceder, entre outros, ao vídeo do concerto do Zeca Afonso no coliseu, em Lisboa, em 1983, a entrevistas concedidas pelo próprio à RTP e a uma televisão espanhola, assim como a um testemunho de Mário Viegas sobre o Zeca e a alguns tributos que lhe foram prestados após a sua morte.

Zeca Afonso, a força das palavras

O Esquerda.net relembra o grande artista e ativista e reproduz uma entrevista na qual Zeca fala sobre a necessidade de os jovens se oporem a um modelo de sociedade que é “teleguiado de longe por qualquer FMI, por qualquer deus banqueiro”.

“Quando eu cantava o fado na rua não nos livrávamos da polícia”

O esquerda.net republica a entrevista de Maria Eduarda a Zeca Afonso publicada na edição nº145 de 9 de dezembro de 1981 do jornal “em marcha”.

Zeca Afonso era de uma grande coragem física e intelectual

Questionado pelo Esquerda.net sobre qual é a grande herança do Zeca Afonso, Carlos Guerreiro responde: “Era um gajo muito bom. Era farol mas também era regaço, era riso mas também era profundidade intelectual. Era o Zeca, pá! Era um homem bom e humilde”.

O que aprendi de mais importante com o Zeca tem a ver com uma postura em relação ao mundo

No testemunho recolhido pelo Esquerda.net, o cantor Manuel Freire recorda a primeira vez que cantou com o Zeca e lembra o amigo como “um fulano normal que era um grande intérprete e um grande criador”.

Zeca Afonso foi estruturalmente um homem de cultura

Em conversa com o Esquerda.net, o arquiteto José Veloso fala sobre o seu convívio com Zeca Afonso aquando da participação de ambos no documentário do realizador de cinema Cunha Telles “Os Índios da Meia Praia”.

Zeca Afonso: Grande admiração pela juventude

Júlio Pereira recorda o seu melhor amigo, e como era fundamental para a sua criatividade estar rodeado de jovens e de coisas novas. O músico assinala ainda a forma como Zeca Afonso sente de uma maneira catastrófica a falência do 25 de Abril.

O Zeca era um inovador nato

Em conversa com o Esquerda.net, Sérgio Godinho afirma que a importância de Zeca Afonso "passa também por ele ser tão inovador, tão inventivo na maneira como compunha e tão surpreendente”. O músico deixa um conselho: “Ouçam o Zeca, vale a pena!”

Que viva o Zeca

De tanto se falar em José Afonso, o artista, por vezes corremos o risco de esquecer o Zeca, o ser inteiro. Por Viriato Teles.

Zeca Afonso: Um homem comprometido que fez da sua arte uma luta

Em entrevista ao Esquerda.net, Rui Pato fala sobre o seu companheiro de música e de estrada: “é um símbolo da liberdade e da luta pela liberdade. Sobre o ponto de vista musical, ele é que atirou a pedrada ao charco. Há música portuguesa antes do Zeca Afonso e depois do Zeca Afonso”.

Zeca Afonso: Instantes de vida

Com o Zeca, companheiro-intérprete de uma geração, aprendíamos as canções pilares de resistência, de esperança. Nas palavras certas para dizer revoltas e sonhos cabiam revolucionários, pacifistas… e todos os homens de boa vontade. Por Maria Antonieta Garcia.

Zeca Afonso: Um grande amigo e um homem extraordinário

Luís Cília refere a grande amizade que o une a Zeca Afonso. A enorme qualidade do seu trabalho “deixa grandes marcas na cultura portuguesa”, assinala o compositor e intérprete no testemunho que deu ao Esquerda.net.

Ação ou Acção ou há são

Sempre gostei de agir atuar e falar tal cumo Zeca escrevia cantava tocava atuava agia na clandestinidade depois no sucesso daí nossa amizade simples”. Por José Duarte.

Encontrei no Zeca Afonso um dos melhores seres humanos que alguma vez conheci

Num testemunho enviado ao Esquerda.net, Jorge Palma afirma que “quanto ao seu trabalho enquanto criador, a sua voz clara e sincera, o seu constante combate pela Liberdade, só temos de lhe ficar eternamente gratos e seguir o seu exemplo”.

Vejo sobretudo o Zeca como um músico e um poeta extraordinário

Em declarações ao Esquerda.net, Joaquim Vieira sinalizou que, enquanto músico, Zeca Afonso “reunia três qualidades: a poesia, a música e a voz”. “Nessa medida foi insuperável, ninguém chegou ao nível dele”, destaca o jornalista.

Zeca Afonso: As suas aulas eram absolutamente revolucionárias

Hélida Carvalho foi aluna de Zeca Afonso no Liceu Nacional de Setúbal durante cerca de dois meses, até o seu professor de Organização Política ser preso pela PIDE. Ao Esquerda.net descreve o primeiro contacto com a “ave rara”.

O Zeca passou a vida a dar-me conselhos

O encenador e diretor artístico Hélder Costa conheceu Zeca Afonso em Coimbra, na República do Prá-Kis-Tão. Já o último encontro teve lugar em Azeitão: foi “num dia absolutamente tétrico”, aquando da eleição de Cavaco Silva com maioria absoluta.

José Afonso, um cantor de valores

A maior herança que nos deixa é a sua obra, em musicalidade e conteúdo, que se revaloriza e se renova dia a dia pelos diferentes grupos e cantoras/es que continuam a beber da sua fonte, que parece inesgotável. Tem grande impacto e influência na Galiza. Por Francisco Peña (Xico de Carinho).

Fazemos da saudade e da memória do Zeca Afonso uma arma

Francisco Fanhais fala-nos da sua cumplicidade com o Zeca Afonso, dos vários momentos em que partilharam o palco, da gravação do álbum “Cantigas do Maio”, dos tempos do PREC, da participação nas campanhas de dinamização cultural do MFA.

Zeca Afonso: Ode à alegria

No caso do Zeca Afonso nunca resultaram os guetos de silêncio a que tentaram condená-lo, desde antes de Abril, quando a censura cortava o seu nome, impondo-lhe a morte do silêncio, tão pouco com os silêncios de matriz "democrático" por via da incomodidade do seu canto insurrecto. Por Fernando Paulouro Neves.

Para o Zeca

Digo-to, também por ti, para que saibas que a tua força não se acabou quando te foste, e enquanto houver memória, haverá força para ir longe, bem longe, mesmo além de Taprobana. Por Camilo Mortágua.

Sobre o Zeca Afonso

O que nos unia? Sei que nunca por nunca tentámos “converter-nos” um ao outro a opções religiosas ou ideológicas; tínhamos em comum o ideal que Mário Sacramento sintetizou naquela recomendação lapidar: “Por favor, façam que o mundo seja bom”. Por António Correia.

AJA celebra 30 anos a evocar a Obra e o exemplo de cidadão de José Afonso

Em declarações ao Esquerda.net, o presidente da direção da Associação José Afonso (AJA), Francisco Fanhais, afirma que a AJA tem como objetivo “dar continuidade ao legado do Zeca, preservar a sua memória e pôr a sua arte ao serviço da cidadania”.