Está aqui

Sobre o alcance histórico da eleição de Amlo

Com a eleição de López Obrador, culmina um longo e tortuoso processo de transição formal para a democracia. O resultado nas urnas deste domingo significa a plena alternância no poder. Artigo de Massimo Modonesi.
Foto da página de candidatura de Amlo no Facebook.

É preciso festejar um acontecimento histórico: a primeira derrota eleitoral das direitas mexicanas reconhecida como tal. À história ficou também remetido o discurso e as promessas de campanha de Andrés Manuel López Obrador (Amlo) e seus aliados, e ficou inscrita no próprio nome da coligação: “Juntos faremos história”. O alcance real do governo nascido do voto de 1 de julho será apurado com o tempo e só se poderá avaliar retroativamente. Mesmo assim, algumas questões afloram imediatamente como parte do debate que se abre com este acontecimento.

Com a eleição de López Obrador, culmina um longo e tortuoso processo de transição formal para a democracia. O resultado nas urnas deste domingo significa a plena alternância no poder, ao ficar consagrada a derrota eleitoral das direitas e a vitória da oposição de centro-esquerda, aquela que apareceu em 1988 para disputar com o Partido Ação Nacional (PAN) o lugar de oposição consequente ao Partido Revolucionário Institucional (PRI). A trinta anos de distância, há que lembrar que desde aquela altura se assumia que o PAN era uma posição “leal”, que comungava com o neoliberalismo emergente e com o autoritarismo vigente. A alternativa proposta pelo neocardenismo e o Partido da Revolução Democrática (PRD) defendia simplesmente o regresso ao desenvolvimentismo, mas com uma tónica mais pronunciada na justiça social. Mas ao contrário dessa esquerda, Amlo e o seu partido, o Movimento Regeneração Nacional (Morena), coloca a corrupção com o fator sistémico, como causa e não como consequência das relações e os (des)equilíbrios de poder e das desigualdades sociais. O horizonte da revolução democrática implicava um projeto de transição não apenas formal, mas substancial: o nivelamento das disparidades sócio-económicas como condição para o exercício da democracia tanto representativa como direta.

O círculo da alternância — e também do benefício da dúvida — que se fecha com esta eleição, marca uma passagem histórica significativa mas que não garante o alcance histórico do processo que terá início no próximo dia 1 de dezembro. Ainda por cima com umas expetativas tão elevadas como as que suscita Amlo quando defende que encabeçará a “quarta transformação” da história nacional, autoproclamando-se o herdeiro de Morelos, Juárez, Madero e Cárdenas. Longe de qualquer esquerdismo, o presidente recém-eleito privilegia o aspeto moralizador e o perfil de estadistas e democratas destas figuras. Não há truque nem engano. Segundo o seu programa e o seu discurso de campanha, Amlo aposta por uma transformação que fundamentalmente diga respeito à refundação do Estado em termos éticos, por isso propôs uma nova “Constituição moral”. Apenas em segundo plano a sua proposta terá as repercussões económicas e sociais necessárias para a estabilização de uma sociedade em crise. Do êxito da cruzada anticorrupção resulta não só a realização da façanha histórica de moralizar a vida pública, como a possibilidade de alcançar três objetivos fundamentais: pacificar o país, relançar o crescimento através do mercado interno e redistribuir o excedente para assegurar condições mínimas de vida a todos os cidadãos. Trata-se de uma equação que, para convencer os de dentro e os de fora, foi repetida até à exaustão ao longo da campanha.

Quanto aos governos progressistas latino-americanos das últimas décadas, o horizonte programático de Amlo está dois passos atrás no que toca às ambições antineoliberais, mas destaca-se precisamente pela insistência na “questão moral”, justamente aquela em que esses governos se afundaram. Por outro lado, Amlo tem à sua frente o desafio da pacificação (com todas as dificuldades do caso) mas também a oportunidade de produzir um impacto profundo e marcar uma mudança substancial em relação ao rumo atual. Pela urgência e sensibilidade que o rodeia, será neste terreno — mais do que em qualquer outro — que se medirá o alcance do novo governo, a sua popularidade e estabilidade nos próximos meses.

Por outro lado, a promessa de “fazer história” convoca em princípio todos os cidadãos. Daí o slogan de ir “juntos”. Entretanto, para além da transversalidade e da ambiguidade voluntária deste lema de campanha, qualquer processo político obriga a ter em conta a espinhosa definição do sujeito que impulsiona e que beneficia da mudança. A fórmula obradorista tem, desde 2006, um tom plebeu e anti-oligárquico: constrói-se sobre a relação líder-povo e a fórmula “só o povo pode salvar o povo”. Ao mesmo tempo, tanto a coligação Morena como a campanha foram construídos à volta  da centralidade e da direção inquestionável de Amlo, uma personalização que chegou ao extremo de chamar ao comício de encerramento de campanha Amlofest e de usar o acrónimo Amlo como uma marca ou um hashtag (#Amlomania). Mas, junto com o povo obradorista e a sua orientação, estão outros grupos com crenças e práticas muito diferentes entre si: os dirigentes de Morena e dos partidos aliados (o Partido do Trabalho e o maioritariamente evangélico Partido Encontro Social) e toda a plêiade de grupos de priistas, perredistas e panistas que de forma oportunista mudaram de lado no último momento. Também há vastas franjas de classes médias conservadoras, bem como setores empresariais aos quais Amlo dedicou especial atenção na campanha, no afã de desativar a sua animosidade e para poder contar com a sua colaboração na hora de tomar posse no cargo. Cada um de eles exigirá a conta, mas sobretudo serão valorizados de acordo com o seu peso social específico, com vista a manter o equilíbrio interclassista e a governabilidade.

Seguindo o esquema populista, o “juntos” e misturados é uma articulação de um vazio que só serviu para dar corpo à ambiguidade discursiva e, agora, à capacidade de arbitragem e margem de manobra do líder que a elaborou e difundiu. Entre equilíbrios precários e alianças variáveis, torna-se imprescindível o recurso à tradição e à cultura do estatismo e do presidencialismo mexicano — com as suas arestas carismáticas e autoritárias — que, não por acaso, não foi questionado ao longo da campanha obradorista.

À margem dos conteúdos que, como anuncia o programa, oscilarão entre uma substancial continuidade do modelo neoliberal temperada com pequenas doses de regulação estatal e de redistribuição para os setores mais vulneráveis, a questão democrática é a que poderia paradoxalmente frustrar as expetativas de mudança histórica para se reduzir a um esquema plebiscitário bonapartista ligado à figura do líder máximo que convoca a opinar sobre a continuidade do seu mandato ou outros temas emergentes. O culto das sondagens dentro do Morena, tanto as que serviram para escolher os candidatos como as que sustentaram o triunfalismo da campanha, poderiam ser o prelúdio de um novo estilo de governo, no qual o povo seja assimilado à “opinião pública”.

Esperemos que a transição formal para a democracia a que assistimos no dia 1 de julho e a experiência de um governo progressista tardio no México não fechem as portas à participação desde a base e, pelo contrário, propiciem o florescimento de instâncias de autodeterminação. É isto que poderia abrir a porta a uma transformação histórica.


Massimo Modonesi é historiador e sociólogo. Professor titular na Faculdade de Ciências Polí­ticas e Sociais da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM). Diretor da revista Memória do Centro de Estudios del Movimiento Obrero y Socialista.

Artigo publicado no portal Nueva Sociedad. Traduzido por Luís Branco para o esquerda.net.

(...)

Neste dossier:

A vitória de Amlo e os desafios do México

As eleições presidenciais mexicanas deram a vitória ao candidato da esquerda. À terceira eleição, o carismático López Obrador conseguiu chegar à presidência com um discurso de oposição ao neoliberalismo. Dossier organizado por Luís Branco.

Marichuy, a candidata dos povos indígenas que não chegou ao boletim de voto

A porta-voz do Conselho Nacional Indígena, com apoio dos zapatistas, não conseguiu alcançar a fasquia das mais de 860 mil assinaturas necessárias para a candidatura presidencial.

Um triunfo eleitoral mudou o governo, mas não o poder

Qualquer concessão importante que AMLO faça à sua base — e deverá fazê-las — provocará a saída do círculo governamental de uma parte dos direitistas refugiados no Morena e aumentará o temor de Washington. Artigo de Guillermo Almeyra.

Quem é Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a governar a Cidade do México

Fundadora do PRD e do Morena, Claudia Sheinbaum foi a porta-voz do recém-eleito presidente mexicano na campanha presidencial de 2006, após integrar o seu governo da Cidade do México, entre 2000 e 2005, formado pelo partido que agora derrotou.

Sobre o alcance histórico da eleição de Amlo

Com a eleição de López Obrador, culmina um longo e tortuoso processo de transição formal para a democracia. O resultado nas urnas deste domingo significa a plena alternância no poder. Artigo de Massimo Modonesi.

 

No México, a tentação de ter esperança

O México de 2018 não se parece com a Venezuela em meados dos anos 2000. No poder, Amlo deverá pilotar um Estado enfraquecido. Por Renaud Lambert, do Le Monde Diplomatique.

Jornalismo em Sinaloa: autocensura ou morte

O dia a dia dos repórteres num estado onde o narcotráfico está em todo o lado. Reportagem de Jéssica Hernández e Antonio Olalla.

Quem é López Obrador, o candidato progressista que lidera as sondagens no México?

Quem é López Obrador, o candidato progressista que lidera as sondagens no México?

Com propostas nacionalistas e de distribuição de renda, o candidato pode representar uma mudança na vida política mexicana. Artigo de Fania Rodrigues.