Está aqui

Lincoln e a escravidão: Nem tanto ao céu, nem tanto à terra

Os documentos históricos permitem-nos pensar que ainda que a emancipação geral tenha sido um ganho político do seu governo, Lincoln e muitos dos seus aliados não acreditavam na convivência pacífica entre brancos e negros em liberdade. Não se reconhecia nos afro-americanos os mesmos direitos sobre a formação nacional que tinham os homens brancos. Por Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, investigadora da Universidade de São Paulo
O poder representativo da figura de Lincoln e das suas conquistas políticas é interpretado frequentemente sem se levar em conta a complexidade histórica que envolveu o processo de abolição da escravidão

Com o recente lançamento do filme de Steven Spielberg, tem-se aberto mais espaços de discussão e crítica sobre o papel histórico de Abraham Lincoln no processo de abolição da escravidão por via da Guerra da Secessão (1861-1865). Por um lado, tem-se renovado o seu potencial simbólico positivo para a história afro-americana. Nesse sentido, podemos usar de exemplo as repetidas menções à memória de Lincoln em diversos momentos da eleição, do mandato e reeleição de Barack Obama, o primeiro presidente afrodescendente a governar os Estados Unidos. Anteriormente, a figura de Lincoln também havia sido apropriada por diversos setores dos movimentos dos direitos civis (entre as décadas de 1950-60) que encerraram as políticas que segregavam homens e mulheres afro-americanos, principalmente nos estados do Sul.

É indiscutível que Lincoln está entre as maiores figuras políticas do século XIX e que o seu legado transbordou as fronteiras geográficas de seu país. Foi durante a sua administração que os Estados Unidos se reunificaram após uma guerra civil extremamente violenta. Em seu governo também se aprovou a 13ª emenda constitucional, que emancipava todos os escravos nos limites do território nacional. Entretanto, o poder representativo da sua figura e das suas conquistas políticas é interpretado frequentemente sem se levar em conta a complexidade histórica que envolveu o processo de abolição da escravidão e as políticas de integração social dos homens e mulheres afrodescendentes a partir daquele momento histórico.

Sem prejuízo à importância sem igual de Lincoln para o imaginário político dos Estados Unidos, durante seu governo tentou-se negociar projetos de colonização que pretendiam transferir grandes números de trabalhadores e trabalhadoras afro-americanos para diversos lugares da América Central, Caraíbas e para o Brasil, entre outros. Esse “projetos de colonização”, como foram chamados na época, tinham intenções comerciais de caráter abertamente imperialistas. Pretendia-se que companhias norte-americanas adquirissem terras em localidades geoestratégicas para receber afro-americanos que serviriam como mão-de-obra no cultivo de produtos para exportação.

No Brasil, por exemplo, pretendia-se adquirir terras no Vale do Rio Amazonas, a despeito de o país contar com inúmeras outras áreas pouco habitadas e exploradas. Essas iniciativas, embora nunca se tenham realizado, alimentaram incómodas negociações diplomáticas que eram recebidas pelas recém independentes repúblicas centro-americanas, por exemplo, com grande temor. Receava-se que a intervenção de companhias norte-americanas em vastas extensões de terra exploradas por mão de obra estrangeira poderia acarretar na perda de controlo sobre parte dos territórios nacionais. O outro “lado” dessas negociações, contudo, guarda ainda mais aspetos interessantes que podem contribuir para a discussão sobre o simbologia histórica de Lincoln para homens e mulheres negros não só nos Estados Unidos, mas também em outras sociedades nas Américas.

A intenção desses projetos de colonização não era apenas estabelecer áreas de influência política e económica na América Latina, mas principalmente conseguir uma “solução” para o “problema do negro”, ou seja, a convivência inter-racial nos Estados Unidos. Os documentos históricos provenientes dessas negociações permitem-nos pensar que ainda que, ao final, a emancipação geral tenha sido um ganho político do seu governo, Lincoln e muitos dos seus aliados não acreditavam na convivência pacífica entre brancos e negros em liberdade. Não se reconhecia nos afro-americanos os mesmos direitos sobre a formação nacional que tinham os homens brancos, em especial os de origem inglesa. Os projetos de colonização pretendiam de certa forma livrar o país de um mal que, em algum momento, tinha sido considerado necessário para o desenvolvimento de diversos setores da economia. Ainda que africanos e afrodescendentes tenham estado presentes na grande maioria das regiões de ocupação mais antiga dos Estados Unidos, eles nunca deixaram de ser considerados estrangeiros em alguma medida. Não se reconhecia nas contribuições sociais e culturais deles algo legitimamente nacional.

Lincoln, com a sua imensa importância e inteligência, era um homem branco do seu tempo, limitado por uma série de estruturas de pensamento que nem nos permitem endeusá-lo nem crucificá-lo sem preocupação crítica. Os projetos de colonização, que eram tão caros a ele, não apagam as suas contribuições e sequer podem ser considerados como inovações da sua administração. A criação da Libéria dos anos 1820, por exemplo, que pretendia retornar ao continente africano ex-escravos provenientes dos Estados Unidos foi uma espécie de irmã mais velha dos projetos de colonização. A proposta feita para Amazónia, em 1862, também não foi a primeira que incomodou o governo brasileiro, nem a última. Com distanciamento histórico, os projetos de colonização do governo Lincoln expressam mais uma permanência no ideário norte-americano em querer retirar da sua sociedade os afrodescendentes, que um traço particular de sua figura política.

O filme “Lincoln” foi amplamente baseado num livro feito a partir de uma pesquisa documental séria (“Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin) e é focado na contribuição pessoal dele e de uns outros poucos para a aprovação da 13ª emenda constitucional. Mesmo assim, não se mostrou nada sobre a contribuição dos próprios negros para essa vitória política, que transcende Lincoln e o seu governo. Sequer se mencionou a importância que tiveram os debates entre ele e o intelectual afro-americano Frederick Douglas, pouco antes de ter sido eleito pelo recém-fundado Partido Republicano. A abolição da escravidão nos Estados Unidos foi um processo fragmentado e violento onde a quotidiana resistência pessoal dos escravos e escravas, as rebeliões organizadas e o ativismo pioneiro de intelectuais afro-americanos formaram as verdadeiras bases para que a emancipação geral se tornasse possível.

Maria Clara Sales Carneiro Sampaio faz doutorado em História Social na USP e pesquisa os projetos de expatriação de afro-americanos para a América Latina e as Caraíbas durante a Guerra da Secessão.

23/1/2013

Publicado na Carta Maior

Comentários (1)

Neste dossier:

Lincoln

O filme de Steven Spielberg despertou o interesse sobre um dos mais importantes personagens da história da América do Norte, no momento em que o jovem país vivia a sua segunda revolução, após a da independência. Motivo mais que suficiente para publicar este dossier, que apresenta diferentes e polémicos pontos de vista sobre o filme, o papel de Lincoln na abolição da escravatura, e as influências de Marx. Dossier organizado por Luis Leiria.  

O grande intransigente

Há quem veja “Lincoln” como uma fábula sobre Washington dos dias de hoje – com Lincoln a desempenhar o papel de Barack Obama – e as manobras para pôr um fim legal ao crime histórico que foi a escravatura como nada mais que o equivalente à cínica foto da campanha de Obama com o governador de New Jersey, Chris Christie, depois do furacão Sandy. Mas está total e redondamente enganado. Por Alan Maass, do Socialist Worker.

O mau serviço de “Lincoln”

A crítica de Alan Maass ao filme de Spielberg (“O grande intransigente”) acrescentou alguma complexidade à discussão deste filme excelente – mas com falhas profundas como relato histórico. Por Charlie Post

Qual foi o papel de Lincoln?

Na sua resposta ao meu artigo O grande intransigente, Charlie Post (O mau serviço de “Lincoln”) pergunta o seguinte: como teriam os socialistas reagido “a um filme sobre a organização dos sindicatos industriais da década de 1930 que apenas olhasse as deliberações do Supremo Tribunal dos Estados Unidos?” Mas eu respondi a esta questão. Por Alan Maass.

O problema de “Lincoln”, de Steven Spielberg

O fim da escravatura não se deu porque Lincoln e a Câmara dos Representantes votaram a favor da Décima Terceira Emenda, mas sim porque os escravos estavam a apossar-se da sua liberdade. A escravatura estava a extinguir-se no terreno, mas o filme não aborda essa perspetiva. Por Jon Wiener, The Nation.

A emenda que aboliu a escravatura

Conheça o texto da décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos.

O que o filme de Spielberg não diz sobre Lincoln

O filme narra como esse presidente lutou contra a escravidão e pela transformação dos escravos em trabalhadores. O que a obra cinematográfica não conta, porém, é que Lincoln também lutou por outra emancipação: que os escravos e os trabalhadores em geral fossem senhores não apenas da sua atividade em si, mas também do produto resultante de seu trabalho. Por Vicenç Navarro

Marx e Lincoln

Vicenç Navarro exagera ao afirmar que Lincoln foi altamente influenciado por Marx e outros pensadores socialistas, com os quais partilhou os seus desejos imediatos, simpatizando com eles e levando a sua postura a altos níveis de radicalismo. Por Álvaro Bianchi

A Abraham Lincoln, Presidente dos Estados Unidos da América

A Mensagem da Associação Internacional dos Trabalhadores ao presidente Abraham Lincoln dos Estados Unidos, por ocasião da sua reeleição, foi redigida por Karl Marx, por decisão do Conselho Geral.

Lincoln e a escravidão: Nem tanto ao céu, nem tanto à terra

Os documentos históricos permitem-nos pensar que ainda que a emancipação geral tenha sido um ganho político do seu governo, Lincoln e muitos dos seus aliados não acreditavam na convivência pacífica entre brancos e negros em liberdade. Não se reconhecia nos afro-americanos os mesmos direitos sobre a formação nacional que tinham os homens brancos. Por Maria Clara Sales Carneiro Sampaio, investigadora da Universidade de São Paulo

Lincoln de Spielberg, Karl Marx e a Segunda Revolução Americana

O “Lincoln” de Steven Spielberg transcorre num único mas crucial mês da Guerra Civil dos EUA, um conflito equivalente a uma segunda revolução americana. Em janeiro de 1865, quando faltavam poucos meses para a vitória da União sobre a Confederação, o presidente Abraham Lincoln decidiu fazer aprovar a Décima Terceira Emenda à Constituição dos EUA, para a abolição da escravatura sem condições e sem indemnização aos proprietários de escravos. Por Kevin Anderson