Trabalhadores da Faurecia tentam evitar lay-off criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
26-Jun-2009
Trabalhadores da Faurecia reúnem em plenário no dia 2. Foto pulpolux/FlickrO ajustamento à redução do volume de produção na Autoeuropa está a afectar as restantes empresas do parque industrial de Palmela. No dia 2, é a vez dos trabalhadores da Faurecia decidirem o seu futuro.

 

A Comissão de Trabalhadores esteve reunida com a direcção da empresa por várias vezes nas últimas semanas. O objectivo da CT foi evitar a todo o custo o despedimento de trabalhadores, como se tem verificado noutras empresas do sector. A Faurecia é a maior fornecedor da Autoeuropa, produzindo tabliers, painéis de portas, pára-choques e tapetes e emprega 370 trabalhadores, dos quais 85 são mão-de-obra indirecta.

A proposta que será apresentada no plenário de trabalhadores do dia 2 de Julho é que até ao fim do ano não haja nenhum trabalhador despedido. "Também não haverá qualquer aplicação de lay off e também não serão retirados 12 dias (2 dias por mês) a cada trabalhador de mão de obra indirecta (MOI) e em consequência menos dois dias de salário", diz o comunicado aos trabalhadores.

A proposta negociada com a empresa e sujeita a aprovação dos trabalhadores resume-se em dois pontos. No que respeito à redução no tempo de trabalho, "cada trabalhador MOI trabalhará em regime de tempo parcial menos 1 dia por mês no segundo semestre, logo serão seis dias e mais 1 dia do subsídio de férias e mais 1 dia do subsídio de Natal. No total os trabalhadores ficarão com menos 8 dias de salário em seis meses", diz a Comissão de Trabalhadores. Por outro lado, "o prémio semestral de toda a fábrica será congelado no próximo semestre".

» Sem Comentários
Não existem comentários disponíveis.
» Submeter Comentário
Email (o endereço de email não irá ser publicado)
Nome
Título
Comentários
 caracteres restantes
Captcha Image Regenerate code when it's unreadable
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas
Portal do Bloco de Esquerda
Portal do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda
Portal do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu
tit_tvbloco.png
Ana Drago intervém sobre violência escolar
A deputada Ana Drago intervém sobre violência escolar criticando as propostas do CDS-PP, classificando-as de facilitistas e repressivas.
João Semedo interpela o Governo sobre o SNS
O deputado bloquista afirma, citando a própria ministra, que a continuidade do SNS está em risco.
Pedro Filipe Soares faz Declaração Política sobre privatizações
O programa de privatizações, diz o deputado bloquista, é economicamente errado e socialmente injusto.
tit_cantosdacasa.png
Anaquim n'Os Cantos da Casa 79
AnaquimAnaquim: As vidas das pessoas (2010).
3 Pistas: Vol. 2 (2009).
Fausto Bordalo Dias: Fausto (1970).
Toque de Caixa: Cruzes canhoto (2010).
Clique para ouvir em mp3 ou em wma 

tit_dossier.png
PEC 2010
Dossier PEC
A actualização do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) revelou a estratégia para a economia e os resultados que o governo espera alcançar nos próximos anos. Este dossier debate as medidas do PEC 2010.

Ler Mais
dossier_mais.png
Web Social
 
hi5 Facebook Twitter MySpace Flickr
Separador
Opinião
A esquerda censura e ataca o governo no coração da sua política, o PEC e a estratégia social
Francisco LouçãA única estratégia que interessa à esquerda é a da resposta concreta, da mobilização social que acumule forças para um Abril e um Verão quente. A estratégia estúpida seria branquear a responsabilidade da direita, conspirando com ela para eleições antecipadas.
Artigo de Francisco Louçã

Ler Mais e Comentar...
Bora pagar a crise?
João Ricardo VasconcelosEm momentos como o presente, a esquerda não pode deixar de se reinventar permanentemente.
Artigo de João Ricardo Vasconcelos

Ler Mais e Comentar...
Destaque
Clique para ler o documento
tit_esquerda.png
Esquerda 38: A austeridade é a resposta errada à crise
Jornal Esquerda 38 - Março 2010
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 38 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Agenda
20 de Março
PAGAN: assembleia pública
Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato
Porto, Círculo Católico de Operários do Porto - Rua Duque de Loulé nº202, 15h às 19h
Mais informações aqui  

Mesa Redonda: Sete anos depois da ocupação do Iraque
Um Mundo em Estado de Guerra?
com Eduardo Maia Costa, Vasco Lourenço,Rui Paixão, Rui Namorado Rosa, António Louçã, Mário Tomé e Manuel Raposo
Lisboa, Associação 25 de Abril- Rua da Misericórdia 95, 15h30

Precários na Crise: para quê o Mayday?
Org. MaydayLisboa2010
Lisboa, na Padaria do Povo - Rua Luís Derouet nº20 - Campo de Ourique, 16h
Mais informações aqui

Discutir a Cidade: Debates para a alternativa
Racismo e Exclusão Social – com Carlos Carujo e José Falcão
Odivelas, Póvoa de Sto Adrião – Casa da Cultura, 16h


Ver Agenda
Vírus
Leia aqui a revista Vírus #8
tit_nesw.png






RSS Temáticos
RSS Global
RSS Opinião
RSS Vídeo
RSS Rádio
© 2010 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.