Lista negra da OCDE deixa de fora os maiores off-shores
03-Apr-2009
A "lista negra" de off-shores agora divulgada pela OCDE volta a deixar de fora os países mais poderosos. As promessas de sanções por parte da cimeira do G20 não terão nenhum efeito sobre os paraísos fiscais que concentram boa parte do dinheiro escondido.
Na lista de off-shores apontados como incumpridores das regras internacionais e merecedores de penalizações, que a OCDE revelou na sequência da cimeira do G20, estão a Costa Rica, a Malásia, as Filipinas e o Uruguai.
De fora desta lista negra ficaram os off-shores que de facto concentram a grande fatia do dinheiro escondido do fisco dos países de origem e que na maioria dos casos dependem de países com poder de negociação política internacional (ver imagem abaixo). É o caso do Reino Unido, da Suíça e dos Estados Unidos, que vêem as suas instituições quer na "lista cinzenta", para os que se comprometeram a mudar as suas práticas, quer na lista dos países cumpridores.
O off-shore da Madeira também faz parte desta última lista, para satisfação de Teixeira dos Santos. O ministro das Finanças sempre recusou o encerramento desta praça financeira que não obriga as empresas ali registadas a divulgar quem são os verdadeiros donos e que em pouco difere dos restantes off-shores no que respeita à transparência. Antes de acabar com o off-shore da Madeira, "temos de começar por aqueles que são menos cooperantes e transparentes", repetiu Teixeira dos Santos.
A divulgação da lista da OCDE causou surpresa nos meios financeiros por terem desaparecido à última hora os off-shores de Macau e Hong-Kong. A BBC revelou que Macau esteve na lista cinzenta até aos últimos cinco minutos da cimeira, por entre negociações entre a França e a China, com a intervenção final de Obama par desbloquear o impasse.
Obama terá proposto que o G20 tenha em conta o relatório, em vez de o subscrever explicitamente. A proposta de Obama foi bem acolhida pelos chineses, que não são membros da OCDE, e que assim aceitaram que Macau e Hong-Kong aparecessem apenas numa nota de rodapé, em vez de figurarem na lista cinzenta. E de caminho obrigaram Sarkozy a emitir uma nota moderando a sua posição sobre o Tibete, condição indispensável para a entrada dos governantes chineses no hotel Mandarin, onde a o presidente francês esteve alojado.
Onde está a maior parte do dinheiro escondido nos off-shores?
O deputado bloquista afirma, citando a própria ministra, que a continuidade do SNS está em risco.
Pedro Filipe Soares faz Declaração Política sobre privatizações
O programa de privatizações, diz o
deputado bloquista, é economicamente errado e socialmente injusto.
Sam the Kid e Snake: Negociantes
Negociantes,
tema cantado por "Sam the Kid" e "MC Snake", o rapper
morto a tiro por um agente da PSP, na madrugada de Segunda feira.
PEC 2010
A actualização do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) revelou a estratégia para a economia e os resultados que o governo espera alcançar nos próximos anos. Este dossier debate as medidas do PEC 2010.
Ler Mais
Samuel Úria n'Os Cantos da Casa 78 Samuel Úria: Nem lhe tocava (2009).
Ana Sofia Varela: Fados de amor e
pecado (2009).
Fausto Bordalo Dias: Fausto (1970).
Paulo Soares: A guitarra e a
Universidade de Coimbra (2009
Clique para ouvir em mp3
ou em wma
Uma caixinha sem surpresas Este PEC não surpreende
ninguém, agrada a uns poucos e castiga a grande maioria.
Artigo
de Mariana Mortágua Ler Mais e Comentar...
Desemprego: Proposta do Governo é imoral O Governo descobriu que os culpados da
galopante taxa de desemprego em Portugal são os desempregados e os
apoios sociais que alguns destes, cada vez menos, recebem.
Artigo
de José Soeiro Ler Mais e Comentar...
Esquerda 38: A austeridade é a resposta errada à crise
19 de Março Apresentação do Livro: "Economia(s)"
de Francisco Louçã e José Castro Caldas
com a presença de Francisco Louçã e Fernando Bessa Ribeiro
Braga, Livraria Centésima Página, 18h
Encontro sobre a Água com João Bau, Marcelino Abreu, Domingos Pereira Barcelos, Auditório da Biblioteca Municipal, 21h30
Veja o carta aqui