Na madrugada de 18 de Julho de 2009, o presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, vendeu o terreno das piscinas ao Beira-Mar por 1,28 milhões de euros e, na mesma madrugada, o presidente do clube aveirense vendeu-o por 2,5 milhões de euros a uma imobiliária. A Câmara ainda não recebeu o dinheiro, por irregularidades com o cheque, e a Polícia Judiciária estará a investigar o negócio.
Élio Maia encabeça a candidatura da coligação entre o PSD e o CDS-PP às próximas eleições autárquicas.
O jornal Correio da Manhã noticia, nesta Terça feira, que o negócio foi feito em tempo recorde no notário, na madrugada de 18 de Julho de 2009. A Polícia Judiciária (PJ) estará a investigar o negócio por suspeita de financiamento ilegal ao clube desportivo, por parte da maioria camarária, segundo o jornal.
O site do jornal "Notícias de Aveiro" noticia que o vice-presidente da Câmara explicou na reunião do executivo municipal, nesta Segunda Feira 24 de Agosto, que a venda do terreno das piscinas ao Beira-Mar resultou de um "acordo, aprovado pela Câmara e Assembleia Municipal, no âmbito do protocolo para regularizar a dívida ao Beira-Mar".
A Câmara aceitou para pagamento um cheque pré-datado do Beira-Mar, no valor de 1,280 milhões de euros, aceitando não o depositar de imediato. Quando o depositou, o prazo já tinha expirado e o cheque só tinha duas assinaturas, quando seriam necessárias três.
A comissão administrativa do Beira-Mar pretende agora adiar o pagamento, prometendo pagar 50% em Dezembro e o restante em 2010. O presidente da Câmara disse na reunião do executivo municipal que pretende que a banca explique porque não pagou o cheque e agirá de acordo com essa clarificação.
Segundo o Correio da Manhã, a comissão administrativa do Beira-Mar, presidida por Mano Nunes, vendeu os terrenos à Nível Dois, uma imobiliária pertencente à empresa Motofil, sediada na zona industrial da Ervosa, em Ílhavo. Ainda segundo o Correio da Manhã, o hospital privado da Trofa terá feito uma oferta de mais de cinco milhões de euros à autarquia, pelo terreno das piscinas que fica situado numa zona central da cidade, perto do hospital distrital e de uma escola.
O site "Online news" diz que a maioria camarária PSD/CDS-PP está tranquila e cita o presidente da Câmara, Élio Maia: "Todo o processo decorreu com a maior transparência, com rigor e na defesa do interesse público e com respeito pelo Beira-Mar".