Está aqui

Problemas na Soflusa resultam da política de privatização de PSD-CDS

No parlamento, o deputado do Bloco Heitor de Sousa defendeu que “a superação das dificuldades só se resolve com o reforço do investimento público nos transportes públicos” e que o Governo tem de assumir este “desafio estratégico” já no próximo orçamento.
Heitor de Sousa defendeu ainda que “a superação das dificuldades só se resolve com o reforço do investimento público nos transportes públicos, em especial na Área Metropolitana de Lisboa”. Foto de Paulete Matos.
Heitor de Sousa defendeu ainda que “a superação das dificuldades só se resolve com o reforço do investimento público nos transportes públicos, em especial na Área Metropolitana de Lisboa”. Foto de Paulete Matos.

Referindo-se aos acontecimentos que se estão a viver, desde o início desta semana, na travessia do Tejo, no serviço de transporte prestado pela Soflusa entre o Barreiro e Lisboa, o deputado do Bloco de Esquerda Heitor de Sousa considerou que a situação “é o caos total” e exigiu “respostas concretas por parte do Conselho de Administração da Soflusa e, sobretudo, por parte do Governo”.

Na declaração política desta quarta-feira, no parlamento, o deputado defendeu que a situação da Soflusa “é o reflexo da estratégia da anterior Administração, mandatada pelo Governo do PSD/CDS para privatizar a Transtejo e a Soflusa, o que levou à venda de um navio “Augusto Gil” – que agora faz falta – e à recusa em realizar investimentos de manutenção nos restantes, nomeadamente garantindo os indispensáveis Certificados de Navegabilidade”.

Além disto, notou ainda, “para além da natural e compreensível revolta dos passageiros que utilizam os barcos da Soflusa, que não entendem porque razão metade da frota ficou fora de serviço de uma semana para a outra, os Avisos do Conselho de Administração sobre o assunto foram gasolina para a fogueira que justifica a revolta”.

De facto, a Administração publicou uma recomendação “para que as pessoas evitassem deslocações do Barreiro para Lisboa entre as 8 e as 9 horas”. “Se isto fizesse parte de um filme diríamos que estaríamos em presença de uma cena surreal, digna do mais puro estilo “felliniano”, comentou o deputado.

Heitor de Sousa defendeu ainda que “a superação das dificuldades só se resolve com o reforço do investimento público nos transportes públicos, em especial na Área Metropolitana de Lisboa” e que o Governo tem de assumir este “desafio estratégico já e não apenas a partir de 2021”.

“Não pode haver mais desculpas para não desbloquear o investimento público a partir do próximo Orçamento de Estado”, reiterou o deputado do Bloco.

Ler aqui, na íntegra, a declaração política do Bloco de Esquerda.

Heitor de Sousa: "O desinvestimento promovido pelo anterior que se reflecte agora na Soflusa"

Termos relacionados Política
Comentários (1)