Está aqui

Schäuble: jovens desempregados do Sul deviam vir para a Alemanha

Em entrevista televisiva este domingo, o ministro das Finanças defende que os jovens desempregados do Sul da Europa deviam aceitar os contratos de formação em empresas alemãs, que oferecem os salários mais baixos.
Wolfgang Schäuble em entrevista à ARD

A sangria da austeridade fez disparar o desemprego e a emigração nos países do Sul da Europa. Mas para o ministro alemão, a solução para o desemprego jovem é a emigração dos jovens para o seu país, em troca de contratos de formação profissional.

“Eu já digo há muito tempo e não percebo. Por que é que os jovens que procuram formação no sul da Europa não veem para a Alemanha? Na Alemanha as empresas estão desesperadas à procura de formandos e inglês qualquer pessoa pode aprender. Isto era possível”, afirmou Schäuble ao canal ARD, quando questionado sobre o que pensa fazer para combater o elevado desemprego jovem na Europa, e em particular nos países do Sul.

“Podia fazer-se isto de forma muito mais flexível. Fazemos grandes anúncios europeus, mas não conseguimos [trazer] umas dezenas de milhares de jovens de países do sul da Europa, onde o desemprego jovem é elevado”, prosseguiu Schäuble, referindo-se aos contratos de formação – semelhante aos estágios com formação profissional – que estão generalizados na Alemanha.

“Eles [jovens] têm que ser mais móveis e flexíveis. Viajam pelo mundo inteiro, os estudantes estudam por toda a Europa. Por que é que não podemos fazer o mesmo com os formandos?”, questionou Schäuble, lembrando que as empresas alemãs têm falta de mão de obra para estes contratos de formação, que são remunerados com valores abaixo dos contratos de trabalho.

Finanzminister Wolfgang Schäuble im Interview mit Tina Hassel, ARD Bericht aus Berlin

Termos relacionados Internacional
Comentários (6)