Está aqui

João Mineiro

Sociólogo, investigador e ativista contra a precariedade na investigação

Artigos do Autor(a)

3 de Janeiro, 2017 - 00:00h

Importa que nos dez anos do RJIES se lance um amplo debate sobre que reforma democrática poderá voltar a envolver a comunidade educativa num modelo de gestão participado e representativo das instituições.

31 de Dezembro, 2016 - 09:53h

Cyril Dion e Mélanie Laurent decidiram correr o mundo à procura de experiências que nos mostrem que o futuro da humanidade não tem de estar condenado à destruição e ao caos. Por João Mineiro.

21 de Fevereiro, 2016 - 23:42h

Substituir os valores da praxe, isto é, da verticalidade, da hierarquia e da obediência ao superior, pelos valores da horizontalidade, do companheirismo e da igualdade, é uma tarefa urgente.

27 de Dezembro, 2015 - 23:36h

O que a Europa viveu neste ano foi um turbilhão que ninguém podia antecipar. E ainda bem. Os tempos mais interessantes da história são aqueles em que o futuro está em aberto.

4 de Outubro, 2015 - 00:02h

Não deixes que decidam por ti e pela tua gente. Não te abstenhas. Hoje vamos decidir e podemos levar a nossa gente até ao voto.

12 de Julho, 2015 - 17:35h

Ramos entrou na fase do delírio político para tentar salvar a direita do banho de água fria que foi terem perdido o referendo, depois de usarem todas as formas de pressão política e financeira e uma escandalosa manipulação mediática nos órgãos de comunicação social privados.

13 de Junho, 2015 - 23:00h

A descapitalização pública do apoio à cultura que se manifesta antes mesmo da crise financeira faz com que hoje o Orçamento do Estado não reserve mais do que 0,1% do PIB para investimento no setor cultural. Uma vergonha.

17 de Maio, 2015 - 15:38h

As desigualdades são hoje o centro da dinâmica económica e política europeia e elas têm sido agravadas por políticas que têm tido como consequência expansão do desemprego, redução dos salários, aumento da instabilidade laboral e da desproteção social, aumento das desigualdades na distribuição da riqueza e reforço das assimetrias regionais. Artigo de João Mineiro.

18 de Abril, 2015 - 20:09h

A historiadora Maria de Fátima Bonifácio decidiu dedicar uma prosa a Manuel Carvalho da Silva, que ilustra bem a forma como a irritação política facilmente se transforma em cegueira e irracionalidade.

23 de Março, 2015 - 15:30h

A AAUBI lançou um vídeo promocional da sua Semana Académica, onde usa 42 segundos para mostrar uma cabra junto ao pavilhão dos concertos, à qual se juntam 5 mulheres, de calções curtos e sem camisola, com garrafas de bebidas alcoólicas na mão e com o deprimente slogan: “Apanha a tua”. Acreditem que o vídeo consegue ser pior que a descrição.

Páginas